GRUPO 4 – TURMA 5
Prof. Ademir de Godoy Bueno – Jaú
Prof. Jose Henrique Brás - Itaju
Prof. Jose Rubens Boso – Macatuba
Profa. Lazara Alberkon - Macatuba
Profa. Lourdes Bernadete Batistela – Jaú
Profa. Rosana Aparecida Piton Oliveira – Boraceia
SITUAÇAO DE APRENDIZAGEM – AVESTRUZ
OBJETIVOS
ü Estudar as características do gênero textual crônica;
ü Desenvolver estudo textual sobre diversas perspectivas e olhares;
ü Analisar vocábulos, situações e lugares sob a perspectiva do aluno;
ü Identificar figura de linguagem presentes na crônica – ironia;
ü Trabalhar o sentido de cada parágrafo na historia para apreender o sentido global do texto.
TEMPO PREVISTO
ü Entre 8 a 10 aulas.
PUBLICO ALVO
ü Ensino fundamental – 8º ano.
CONTEÚDOS
ü Características da crônica;
Definição da figura de linguagem – ironia;
ü Produção de crônica, analisando a importância dos parágrafos e da noção de tempo;
COMPETENCIAS E HABILIDADES
ü Levantamento de conhecimentos prévios sobre o cronista;
ü Apresentação de conceito e características da crônica associada a situações do cotidiano;
ü Identificação do tema e construção da ideia principal – tese;
ü Localização de pistas linguísticas responsáveis pela gradativa descoberta da personagem e suas características físicas e psicológicas;
ü Adequação do texto ao publico alvo.
ESTRATEGIAS
ü Elaborar leitura e análise do Cronica “Avestruz”, de Mario Prata;
ü Antecipar conhecimentos prévios dos alunos a partir do titulo da crônica;
ü Relacionar texto com vídeo e musica
RECURSO
ü Livro didático;
ü Vídeo
ü Música
ü Dicionários;
ü Textos de apoio.
AVALIAÇAO
ü Identificar características do gênero textual – crônica;
ü Diagnosticar conhecimento prévio e posterior do aluno sobre a crônica avestruz;
ü Produzir texto oral e escrito de crônica;
Criar quadro síntese com características do gênero crônica.