Páginas

sábado, 18 de maio de 2013



Grupo 5 - Turma 2:
Ana Paula Toratti
Dolores Darcy Tidei de Ungaro
Claudemir Zani
Flávia Aparecida Dias Negrelli
Isabela Manoel
Janete Santo

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

Série: 7º ano
Gênero textual: Conto
Objetivo: Incentivar e promover a compreensão do gênero Conto e interpretá-lo de forma prazerosa.
Tempo estimado: 6 aulas
Desenvolvimento da Situação de Aprendizagem
v  Apresentação e leitura do texto “Pausa” (Moacyr Scliar) no Datashow;
v  Breve questionamento sobre os vocábulos desconhecidos pelos alunos (neste momento pode-se explorar o uso do dicionário);
v  Indagá-los sobre:
O que pressupõe o título?
O que você pode esperar de um texto com esse título?
v  Após o debate, explicação acentuada das características do gênero Conto:
Personagens;
Tempo;
Espaço;
Ponto de vista do narrador;
Clímax;
Desfecho.
v  Após a explicação sobre os elementos da narrativa, pedir para que  os alunos encontre-os no conto lido;
v  Apresentar o autor (breve comentário sobre vida e obra).
Depois do estudo acentuado do texto perguntar aos alunos se eles perceberam a titulação do texto, ou seja, a relação entre título X texto;  posteriormente  pedir aos alunos a  reescrita do texto ilustrando-o.



SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM – turma 7 -  Elaine Cristina Leda Lopes
                                                                              Silvana da Costa de Paiva


 Texto -              No  aeroporto
                           Carlos Drummond de Andrade

Antes da Leitura:
- Apresentar para os alunos o 1º parágrafo do texto, omitindo o título, mas não o autor e o livro do qual foi retirado;
- Instigar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o autor com perguntas norteadoras sobre o fato do mesmo  ser mais conhecido como poeta e não prosador e sobre algumas de suas obras;
- Perguntar sobre o lugar: Galeão e o termo quadrimotor, buscando estabelecer uma relação entre os dois termos;
- Explorar os conhecimentos prévios sobre o local aeroporto e pedir testemunhos de alunos que já conhecem um aeroporto;
- Apresentar cenas do filme: O terminal para compararem com as descrições feitas pelos colegas e também conhecerem o funcionamento de um aeroporto;



Imagem retirada de: http://www.google.com.br/search?q=filme%20O%20terminal&bav=on.2,or.&bvm=bv.46751780,d.dmg&biw=1360&bih=667&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-BR&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=Fp-XUZTCJMe44AOO_IGADg#imgrc=XQaXCHzhBaeySM%3A%3BATD1Y7g6Nd54tM%3Bhttp%253A%252F%252F4.bp.blogspot.com%252F_WoPlCCgQMHw%252FS7-SBwlP_OI%252FAAAAAAAAABA%252FUtaUm8PQfO4%252Fs1600%252Fo%252Bterminal.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fraac-fcaadmt2.blogspot.com%252F2010%252F04%252Fcritica-cinematografica-sobre-o-filme-o.html%3B400%3B456
_ Chamar a tenção sobre quem poderia ser  a personagem descrita nesse 1º parágrafo: Pedro, a partir da descrição de suas ações, para levantamento de hipóteses.

Durante a leitura:
-Apresentar três imagens: uma de uma criança, uma de um idoso e uma de um adulto desdentados e fazer uma votação, sistematizada em um gráfico sobre a opinião de cada aluno a respeito de quem seria a personagem: Pedro;

http://www.amigasinvisiveis.blogger.com.br/dente%203.jpghttp://www.pop.com.br/arquivos/ladraotrash/68843_ladraoINTjpg.jpg
                                   





















Imagens retiradas de: http://www.google.com.br/search?um=1&biw=1360&bih=624&hl=pt-BR&tbm=isch&sa=1&q=bebe+desdentado&oq=bebe+desdentado&gs_l=img.3...408966.413138.0.414837.15.15.
- Apresentar o restante do texto, omitindo o desfecho (último parágrafo);
- Pedir aos alunos que durante a leitura grifem as palavras que não fazem parte de seu repertório linguístico para serem usadas em um trabalho de pesquisa com o dicionário;
- Pedir que os alunos também elenquem as mudanças ocorridas na rotina da casa em virtude do recebimento dessa visita;
-Confirmar se a opinião sobre quem seria a personagem continua a mesma  depois da leitura dessa parte do texto ;
- Atentar para o aspecto poético na prosa lida, ressaltando o uso conotativo de palavras e expressões;
-Escrever na lousa um esquema básico da narrativa e perguntar como encaixaríamos os trechos lidos dentro desse esquema e salientar o que está faltando: o desfecho;
- Pedir que os alunos escrevam um parágrafo terminando a história, bem como um título paro o mesmo;
-Proporcionar uma troca entre pares para leitura  do que foi produzido;
- Leitura do desfecho original da história e apresentação do título do mesmo.

Depois da leitura
- Depois de socializar comentários, pedir que os alunos escrevam um parágrafo emitindo  opinião sobre o texto e a atividade desenvolvida.