Páginas

domingo, 26 de maio de 2013





Grupo 3 - Turma 6

Avaliação

Crônica: No aeroporto

6º ano - Ensino Fundamental

1) Observação:

O professor durante o desenvolvimento da situação de aprendizagem, fará anotações conforme observações relacionadas aos conhecimentos prévios, compreensão do texto, a percepção do aluno quanto à temática do texto, expressão oral etc.

Será elaborada uma ficha com as observações feitas pelo professor.



2) Prova discursiva:

Conteúdo: Gênero textual “crônica” e elementos da narrativa

Questões propostas: 

1) O texto lido é uma crônica. Conforme estudamos em nossas aulas, quais características do gênero crônica se aplicam ao texto lido? 

2) Que tipo de narrador temos nesta crônica? Justifique com um trecho.

3) Qual é o personagem principal? Cite algumas de suas características, conforme o texto.

4) Onde se passa a história?

5) Quanto tempo parece durar a história?

6) Retire do texto alguns marcadores temporais.

7) Podemos dizer que o texto apresenta tempo cronológico ou psicológico? Explique.


Integrantes do grupo:
Carolina Barasca (E.E.Cônego Francisco Ferreira Delgado Jr.)
Maria Elisa Cassamassimo (E.E.Cônego Francisco Ferreira Delgado Jr.)
Maria Sandra Fernandes Arroyos (E.E.José Conti)
Nair Ferreira de Almeida Tozatto (E.E. Camilo Sahade)
Renata de Souza Ubeda (E.E. Esmeralda Leonor Furlani Calaf)
Rosemeire Caramano Carignato (E.E. Dr. Tolentino Miraglia)
Sandra R. D. Domeneghetti Romão (E.E. Álvaro Fraga Moreira)

Avaliação do texto:" Avestruz" (publico alvo 6º anos)

Grupo 4: Vera, Valentina, Elaine, Helenice e Miriam.

Leitura e análise do texto:  Avestruz

Copie e responda as questões abaixo:

1) Por que o menino escolheu como animal de estimação um avestruz?


2) Como o narrador convenceu o garoto a desistir do avestruz como bicho de estimação?


3)"Struthio Camelus australis" é o nome oficial do:
a)  (   )   urubu
b)  (   )  camelo
c)  (   )   avestruz
d)  (   )   gaivota


4) Na frase: "e me explicava o criador que elas vivem até os setenta anos e se reproduzem até os quarenta"...
O termo destacado se refere :

a) (   )  ao narrador
b) (   )  ao menino
c) (   )  a gaivota
d) (   ) ás avestruzes     

5)  O foco narrativo está em primeira pessoa. Retire do texto um trecho que comprove essa afirmação.
Turma 5  Grupo3
Ana Cristina Capeli Mangerona
Solvia Regina Romão
 Maria de Lourdes S. de Sales
 Helena Maria Rechi
Lúcia de Fátima Correia Panunto
Maria Cleonice Clemente Novoletto

ATIVIDADE : AVALIAÇÃO  REFERENTE AO TEXTO: "Meu primeiro beijo"
Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa e Arte
Avaliação: Trabalho em grupo: Produção de um esquete
Público Alvo: 2º E.M
Atividade: Produção coletiva de texto narrativo
Gênero:Teatro
Temática: Comédia de costumes

I-Habilidades e competências desenvolvidas:
- Reconhecer os elementos da narrativa;
- Descrever objetivamente e subjetivamente os personagens do texto;
- Domínio do discurso indireto par o narrador e do direto par os personagens;
- Adequar os níveis de linguagens;
- Criar cenário;
- Pesquisar, relacionar sons para a sonoplastia e música temática adequada ás personagens.
II- A partir do texto"Meu primeiro beijo" de Antônio Barreto, cada grupo escreverá uma cena com uma nova versão para o texto.

III- Ficha técnica:
- Cenário: rural ( o campo)
- Personagens: Família de caipiras ( uma jovem sonhadora de 14 anos, a mãe, o pai, avó, uma criança.
- Um jovem de 14 anos vindo da cidade grande.

IV- Produto final:
Apresentação para os demais da sala e comunidade interessada.



Sugestão II -  Para o mesmo texto

Avaliação - Relatório individual
Público Alvo: 8º ano
Competências e habilidades desenvolvidas
- Reconhecer os elementos da narrativa;
- Inferir significados de palavras expressões inseridas no texto;
- Relacionar o texto verbal com o texto não- verbal;
-Identificar as características do texto prescritivo narrativo.

Comanda:
A partir dos registros realizados, durante o desenvolvimento da atividade de leitura do texto"Meu primeiro beijo" de Antonio Barreto, relate o que você aprendeu sobre os conteúdos estudados em cada etapa.






GRUPO 2   
 Arilson
 Cristiane,
Bernadete
Érica
Christiane
Josiane

                                                               AVALIAÇÃO

                O instrumento avaliativo escolhido pelo grupo será o Debate, com o propósito de desenvolver  a  habilidade de argumentar, quando o professor observará e analisará a interpretação e desenvolvimento da oralidade sobre a temática do texto No aeroporto, de Carlos Drummond de Andrade.

Situação de aprendizagem - Texto: No Aeroporto

Situação de Aprendizagem – Grupo 2 -   Data: 10/05/2013

Maria Bernadete Moretto
Erica Cristina Simões
Arilson J. Gallo
Christiane  Pacheco de   Conti
Josiane  Frozza Guilherme da Rocha
Cristiane Vilela Stancare

                                Texto:  No Aeroporto
                                                                              Carlos Drummond de Andrade
Antes da leitura
- O professor chega na sala com uma mala de viagem, dentro da mala um saco com personagem principal do texto (bebê Pedro), fotos do autor, caricatura e revistas com fotos de bebês e materiais didáticos necessários à aula.
Habilidades de leitura
- Contextualizar o aeroporto através do uso da mala.
-  Debate sobre o aeroporto
- Gravura  com foto de Drummond (banco no Rio de Janeiro) e caricatura
Durante a leitura
- O professor assume a figura do  narrador -  e começa a ler o texto.
- Leitura silenciosa pelos alunos e descrição da personagem.
- Uso do dicionário para banco de palavras.
Após a leitura
- O professor retira da mala revistas com fotos de bebês e o boneco.
- Cada aluno escolhe a foto do Pedro que descrevera.
- Produção de uma certidão de nascimento dos  “Pedros”.
- Solicitar pesquisa sobre viagens nacionais e internacionais.
Avaliação
A avaliação será processual e através de debate.