Páginas

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Avaliação sobre o texto Avestruz

                                              


Elaboração de Avaliação

Texto: Avestruz

TRABALHO EM GRUPO

_ Questão Problema: Vamos supor que você ganhe um avestruz de presente em seu aniversário. Sua mãe não ficou satisfeita com esse presente e pensa em livrar-se dele. Você adorou o presente. O que você faria, como você convenceria a aceitar a presença dele?

_Divisão de grupos heterogêneos;

_Professor mediando as discussões;

_Cada grupo, como produto final, deve elaborar estratégias de convencimento utilizando a linguagem verbal;

_Exposição oral dos grupos.



O QUE SERÁ AVALIADO:

1) Capacidade de resolução de situações problemas;

2) Capacidade para manter o foco da discussão;

3) Produção escrita sequencial(se atingiram o objetivo na resolução do problema, se chegaram à uma conclusão);

4) Capacidade de interação do grupo(saber ouvir/falar);

5) Oralidade(clareza e objetividade);

6) Argumentação e contra argumentação;



Turma 5- grupo 1

Ana Maria Cantu Vieira Chagas

Elisabete Luchezi

Graziela Carla Marineli Chenardi

Jussara Keller Cerochi Pereira

Avaliação da situação de aprendizagem do 2º encontro, conto Pausa, de Moacyr Scliar

Debate

1)   Antes e durante o debate

Exibição de vídeo com trecho de debate para que os alunos compreendam melhor o que é um debate.
Explicação de como os alunos deverão se comportar durante suas apresentações e ao ouvir as apresentações dos colegas. A linguagem que deverão utilizar. O professor deverá realizar anotações durante o debate  e intervir quando necessário.

2)   Questões propostas:

a)    Qual motivo cada um de vocês teria para fazer uma ‘pausa’ como personagem?
b)    Você acha que o personagem Samuel fazia essa pausa para se ausentar da família ou era apenas uma forma de relaxamento? Argumente.
c)     É correto Samuel  ‘mentir’ para a esposa? Justifique sua resposta.

3)  Relatório final

Escreva suas conclusões sobre as questões debatidas. A opinião de vocês se modificou após a socialização dessas questões? Por quê?

Grupo 2 - turma 5

Carla Tatiana Boaretto
Josiane de Fátima Mosca Manzini
Marcia Regina Tirollo
Natalia Mariana Frari Castro
Silvia Helena de Campos Melo Hernandes


Situação de Aprendizagem a partir do conto Pausa, de Moacyr Scliar

Fuga

1.    O que é uma “pausa”? Reflita sobre quais situações requerem “pausa”?

2.    Por que vocês acham que o título do texto é Pausa? Sobre o que ele vai tratar?

3.    Seu professor contará a biografia de Moacyr Scliar. Após as explicações, que tipo de texto vocês acham que irão ler?

4.    Acompanhe a leitura com seu professor e monte um vocabulário para o texto, pesquisando o significado no dicionário.











5.    Após a leitura do texto, responda:
a)O que Samuel costumava fazer nos domingos?
b)Como Samuel é descrito no texto?Quais características podemos inferir sobre ele?
c)Quais atitudes o personagem tem em relação à sua esposa?
d)Como podemos descrever o relacionamento do casal?
e)Quem é o personagem Isidoro no texto?
f)Por que vocês acham que ele fazia essa “pausa”?
g)Quando era feita essa pausa? Por que era sempre no mesmo dia?
h)Como era o hotel que Samuel ia aos domingos? E como era o aposento em que ele ficava?
i)O que ele fazia lá?

6. Passe o trecho, a seguir, em discurso direto para o discurso indireto.
-Já vai, Isidoro?
-Já – disse Samuel, entregando a chave. Pagou, conferiu o troco em silêncio.
-Até domingo que vem seu Isidoro – disse o gerente.
















7. Produção textual: Reconte o texto com suas palavras.
Em duplas, escrevam juntos o reconto, pois o professor recolherá a atividade e fará a devolutiva.

Após a devolutiva, troque seus textos com os dos colegas.

8. Filme “Click”, para refletir sobre a correria diária e sobre a “pausa”.

9. Música “Paciência”, de Lenine.

Grupo 2 – Turma 5

Carla Tatiana Boaretto
Josiane de Fátima Mosca Manzini
Marcia Regina Tirollo
Natalia Mariana Frari Castro
Silvia Helena de Campos Mello Hernandes



Despedida... Longa despedida...



Grupo 2 - Turma 5

TURMA 1 GRUPO 6 - PROJETO HUMANIZAÇÃO DO BEIJO

Grupo 2 - Turma 5

APRESENTAÇÃO
QUEM É ELE?
VOCÊ SABE QUAL É A PROFISSÃO DELE?
CONHECE ALGUMA OBRA ESCRITA POR ESTE HOMEM?


Nasceu em 31 de outubro de 1902 e faleceu em 17 de agosto de 1987. Sua cidade natal é Itabira (MG) e foi sepultado no Rio de Janeiro (RJ).

Inaugurada em 2002, foi uma homenagem da cidade do Rio de Janeiro ao Centenário do poeta Carlos Drummond de Andrade (Poeta brasileiro, nascido em Minas Gerais, que fez história com seus livros infantis, contos e crônicas). Instalada na orla de Copacabana, é o segundo monumento público mais visitado da cidade, perdendo apenas para o Cristo Redentor. Obra em bronze e a mais famosa do artista Léo Santana.

1)Observando o título do texto, sobre o que você acha que ele vai tratar?

2) Leia o texto e complete o vocabulário abaixo:
Hóspede
Ameno
Plausível
Ostensiva
Privilégio
Importuno
Ritos
Incontinência
Puído

3) Quantos parágrafos tem o texto?

4) O texto “No aeroporto” é uma crônica, pois:
a) tem palavras difíceis;
b) trata de um tema do cotidiano;
c) há um narrador;
d) é escrito em versos;

5) Qual a fonte do texto?

6) Leia o texto e responda:
a) Qual o tema do texto?
b) Onde os personagens estão?
c) Como Pedro é descrito no primeiro parágrafo?
d) Lendo o primeiro e o segundo parágrafos, qual você acha que é a idade de Pedro? Por quê?
e) Pela leitura do terceiro parágrafo, você acha que Pedro mudou a rotina da casa? Explique.
f) Qual a reação das pessoas com relação a Pedro?
g) O que ocorre com Pedro no final da história?
h) Qual trecho do texto despertou sua imaginação? Por quê?
I) Você se surpreendeu com o desfecho da história? Por quê?

Agora você ouvirá a música Canção da América, de Milton Nascimento.
Sugestão de filme: Esqueceram de mim 2: perdido em Nova Iorque, do diretor Chris Columbus, 1992.

Grupo 2:
Carla Tatiana Boaretto
Josiane de Fátima Mosca Manzini
Marcia Regina Tirollo
Natalia Mariana Frari Castro
Silvia Helena de Campos Melo Hernandes

PROJETO HUMANIZAÇÃO DO BEIJO - TURMA 1 GRUPO 6


Elaboração de avaliação

Grupo 1 – Turma 4 (quarta-feira):

Angélica Cassola
Cristiane da Silva Alves
Denize Barban Salina Mario
Luciana Urbano
Miriam Pereira Ramos
Sônia Amorim D. Machi

Texto: Avestruz 

Público-alvo: 6º ano

Elaboração de avaliação

Conforme a sequência didática trabalhada com o texto “Avestruz”, solicitamos aos alunos uma produção de crônica com o tema: “Um dia importante na sua vida”.  Após, o aluno fará:

Autoavaliação

Definição: Análise por escrito que o aluno faz do próprio processo de aprendizagem;
Função: Fazer o aluno adquirir capacidade de analisar o que aprendeu;
Vantagem: Instrumento será usado para ajudá-lo a aprender;
Planejamento: Roteiro
 1. Ela cumpre o objetivo a que se propõe: emocionar, divertir, provocar reflexão, enredar o leitor?
2. E o episódio escolhido, como é tratado pelo autor? Há um modo peculiar de dizer?
3. Organiza a narrativa em primeira ou terceira pessoa?
4. As marcas de tempo e lugar que revelam fatos cotidianos estão presentes?
5. Que tom o autor usa ao escrever: irônico, humorístico, lírico, crítico?
6. Utiliza uma linguagem simples, espontânea, quase uma conversa informal com o leitor?
7. O enredo da crônica está bem desenvolvido, coerente? Há uma unidade de ação?
8. No desenrolar do texto, as características da narrativa (personagem, cenário, tempo, elemento surpresa ou conflito e desfecho) estão presentes?
9. Faz uso de verbos de dizer?
10. Os diálogos das personagens são pontuados corretamente?
11. Há alguma palavra que não está escrita corretamente, frases incompletas, erros gramaticais, ortográficos? E a pontuação está correta?
12. O título mobiliza o leitor para a leitura? (Fonte: Sequência didática “A ocasião faz o escritor”, utilizada para o gênero Crônica na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro).

Análise: Usar o documento como uma das principais fontes para o planejamento dos próximos conteúdos;
Como utilizar as informações: Atividade individual para superar as dificuldades.

Relatório

Definição: Produzir características do gênero crônica;
Função:  averiguar se adquiriu os conhecimentos previstos;
Vantagem: avaliar o real nível de apreensão de conteúdos depois da atividade coletiva ou individual;  
Planejamento: Quadro
Análise: Estrutura do texto

Como utilizar as informações: indicação do ponto em que cada aluno se encontra.
6) Argumentação e contra argumentação;
TRABALHO EM GRUPO
_ Questão Problema: Vamos supor que você ganhe um avestruz de presente em seu aniversário. Sua mãe não ficou satisfeita com esse presente e pensa em livrar-se dele. Você adorou o presente. O que você faria, como você convenceria a aceitar a presença dele?
_Divisão de grupos heterogêneos;
_Professor mediando as discussões;
_Cada grupo, como produto final, deve elaborar estratégias de convencimento utilizando a linguagem verbal;
_Exposição oral dos grupos.

O QUE SERÁ AVALIADO:
1) Capacidade de resolução de situações problemas;
2) Capacidade para manter o foco da discussão;
3) Produção escrita sequencial(se atingiram o objetivo na resolução do problema, se chegaram à uma conclusão;
4) Capacidade de interação do grupo(saber ouvir/falar);
5) Oralidade(clareza e objetividade);
                                                  Elaboração de Avaliação

3º encontro - AVALIAÇÃO -"NO AEROPORTO"


3º ENCONTRO – DIA 20 DE MAIO – GRUPO 5

INTEGRANTES DO GRUPO:
THAÍS LUZ
MARGARIDA SPIRITO
RITA DE C. CAVALHEIRO PEGORARO
MAGALI SILVANA MAGRO
SARAH VERÇOZA ALVES ROMÃO

TEXTO: “NO AEROPORTO” – Público alvo: 6º ano
OBJETIVOS: (avaliação mista: objetiva,dissertativa e produção de texto)
  • Identificar os elementos da narrativa;
  • Reconhecer e classificar os substantivos do texto.

1)      Observe as palavras em destaque: “Galeão” e “violino”, que respectivamente são substantivos:
a)      Próprio – composto;
b)      Simples – coletivo;
c)       Próprio – simples;
d)      Composto – coletivo.
2)      Com base nos elementos da  narrativa, responda:
a)      A narrativa está em 1ª ou 3ª pessoa ¿ Comprove sua resposta com um trecho do texto.
b)      Onde se passa a narrativa ?
c)       Qual o tempo predominante, cronológico ou psicológico ?
d)      Quais os personagens presentes na narrativa?
e)      Na narrativa “No Aeroporto”, o autor conseguiu provocar sua imaginação ? Exemplifique.
3)      Descreva as suas impressões sobre o texto.