Páginas

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Elaboração de avaliação

Grupo 1 – Turma 4 (quarta-feira):

Angélica Cassola
Cristiane da Silva Alves
Denize Barban Salina Mario
Luciana Urbano
Miriam Pereira Ramos
Sônia Amorim D. Machi

Texto: Avestruz 

Público-alvo: 6º ano

Elaboração de avaliação

Conforme a sequência didática trabalhada com o texto “Avestruz”, solicitamos aos alunos uma produção de crônica com o tema: “Um dia importante na sua vida”.  Após, o aluno fará:

Autoavaliação

Definição: Análise por escrito que o aluno faz do próprio processo de aprendizagem;
Função: Fazer o aluno adquirir capacidade de analisar o que aprendeu;
Vantagem: Instrumento será usado para ajudá-lo a aprender;
Planejamento: Roteiro
 1. Ela cumpre o objetivo a que se propõe: emocionar, divertir, provocar reflexão, enredar o leitor?
2. E o episódio escolhido, como é tratado pelo autor? Há um modo peculiar de dizer?
3. Organiza a narrativa em primeira ou terceira pessoa?
4. As marcas de tempo e lugar que revelam fatos cotidianos estão presentes?
5. Que tom o autor usa ao escrever: irônico, humorístico, lírico, crítico?
6. Utiliza uma linguagem simples, espontânea, quase uma conversa informal com o leitor?
7. O enredo da crônica está bem desenvolvido, coerente? Há uma unidade de ação?
8. No desenrolar do texto, as características da narrativa (personagem, cenário, tempo, elemento surpresa ou conflito e desfecho) estão presentes?
9. Faz uso de verbos de dizer?
10. Os diálogos das personagens são pontuados corretamente?
11. Há alguma palavra que não está escrita corretamente, frases incompletas, erros gramaticais, ortográficos? E a pontuação está correta?
12. O título mobiliza o leitor para a leitura? (Fonte: Sequência didática “A ocasião faz o escritor”, utilizada para o gênero Crônica na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro).

Análise: Usar o documento como uma das principais fontes para o planejamento dos próximos conteúdos;
Como utilizar as informações: Atividade individual para superar as dificuldades.

Relatório

Definição: Produzir características do gênero crônica;
Função:  averiguar se adquiriu os conhecimentos previstos;
Vantagem: avaliar o real nível de apreensão de conteúdos depois da atividade coletiva ou individual;  
Planejamento: Quadro
Análise: Estrutura do texto

Como utilizar as informações: indicação do ponto em que cada aluno se encontra.