CURSO: MELHOR GESTÃO - MELHOR ENSINO
PARTICIPANTES: Gélcina de Freitas Solana Regonato, Valeria Ap. Gennari Ceschn, Marcela Manfio Passini Solange Ap. Machado e Ana Maria Cantizani e Amanda
Scavazza Silva
TEXTO: AVESTRUZ, MARIO PRATA
DIÁLOGO E REFLEXÕES
A Intenção é proporcionar uma reflexão mediada sobre a
amizade. A seguir alguns pontos da discussão:
·
Você já viu uma imagem de avestruz?
·
Que característica tem esse animal? Como é esse animal
·
Já conhece algum outro texto de Mario Prata?
Será feito um levantamento dos conhecimentos prévios dos
alunos por meio do título da crônica “Avestruz”,
possibilitando ao aluno fazer antecipações a respeito da história que será
lida, estipulando objetivos da leitura com a turma, a partir das questões:
·
Vocês acham Seria possível ter uma avestruz de
estimação?
·
Seria possível ter um avestruz no apartamento?
·
O que poderia acontecer nesta história com este
título?
( apresentar uma imagem de um avestruz com os
recursos disponíveis ao lançar o desafio
de uma tarefa para que pesquisem sobre a
vida desse animal
DURANTE A LEITURA
Fazer paradas estratégicas a fim de que eles façam
inferências, percebam características do gênero, conhecendo as palavras chaves
e ideias desconhecidas e realizando questionamentos acerca da das
personagens a partir das descrições do narrador.
DEPOIS DA LEITURA
·
Verificar se as hipóteses formuladas a partir da
reflexão inicial se confirmaram.
·
Promover uma análise geral do texto, apontando
as escolhas linguísticas : nome
científicos
·
Ler trecho do Gênesis para verificar a intertextualidade com esse
texto bíblico ( mas estabelecendo uma crítica em relação a afirmação de que
Deus teria errado na criação do avestruz por ele ser desajeitado e grande.
·
Observando que esta característica é própria dos
textos de humor.
·
Explorar características como as escolhas
linguístico-discursivas (menopausa/ gigolô/nome científico da ave)
·
da crônica, o suporte/ veículo de comunicação,
público leitor, escolhas linguísticas, dentre outras.
Atividades
diferenciadas
Orientação para dramatização:
Imaginar todas as situações das mais
inusitadas possíveis que possam acorrer
tendo um avestruz dentro do apartamento
com grupos heterogêneos no qual
aqueles com mais facilidade de escrita montem o texto e aqueles que necessitem
desenvolver a leitura e a oralidade encenem
tais situação/ Atividades extras de produção de um gênero já conhecido
como a notícia em que haja a produção de uma notícia e apresentação de um telejornal
APROFUNDAMENTO /
AVANÇO
O texto de Mario
Prata trabalha com a importância da persuasão: a criança só desiste quando a
personagem a convence que que o avestruz poderia comer times inteiros de futebol de botão e
principalmente chuteiras .
Outro aspecto importante que pode ser levantado é a
valorização da relação da criança com os animais, a importância da convivência
e respeito a os bichos e a sua natureza do
animal.
SUGESTÃO DE OUTROS
GÊNEROS TEXTUAIS COM A TEMÁTICA DA AMIZADE
Estatutos e Direitos dos animais (pouco lembrado na
escola)
FILMES: Betoween,
Marley e Eu e Madagascar abordam
a convivência com animais