Páginas

terça-feira, 14 de maio de 2013

Sugestão de Situação de Aprendizagem

 

Situação de Aprendizagem

Texto: AVESTRUZ (Mário Prata)

1o Momento: ANTES DA LEITURA
  • Trazer o conceito de animal de estimação;
  • Fazer o levantamento dos tipos de animais de estimação que os alunos conhecem;
  • Desenhar o animal de estimação e, se for o caso, desenhar o animal de estimação que gostaria de ter;
  • Montagem de um painel com os desenhos dos animais de estimação dos alunos;
  • Fazer uma tabela, enumerando a quantidade dos animais de estimação ( quantos cachorros, gatos, etc);
  • Pesquisar na internet a respeito da avestruz (tamanho, peso, altura, habitat, hábitos, alimentação, etc);
  • Discussão oral: questionar os alunos se a avestruz poderia ser um animal de estimação.




 
2o Momento: DURANTE A LEITURA
  • Leitura em duplas, ou seja, o aluno com mais dificuldade e um aluno com menos dificuldade, lendo um para o outro;
  • Leitura compartilhada do texto, com interferência do professor, checando as hipóteses feitas pelos alunos.
  •  
 
3o Momento: APÓS A LEITURA
  • Desmontar o painel de desenhos, colocando numa caixa e realizar um sorteio entre os alunos dos desenhos;
  • Cada aluno faz a descrição escrita, a partir da ilustração sorteada. (OBS: Se a escrita de algum aluno não for clara, solicita-se ao aluno que leia o que escreveu e o professor o ajuda a transcrever para a escrita convencional);
  • Remontagem do painel apenas com as figuras;
  • Leitura oral da descrição. A classe tenta descobrir a qual animal se refere e, posteriormente, coloca-se a descrição ao lado da imagem.
 
Grupo 1 da turma de Terça-Feira:
 
Maria Fernanda Migliorini
Ana Angélica da Silva Cabral
Daniele Nassif Ortolani Pollini
Danielle Sega Carazzatto
Luciana Veneziani Morales Pebone