Páginas

terça-feira, 14 de maio de 2013


Seqüência didática com o texto “O AVESTRUZ” 
(Mario Prata)
Público Alvo: 9º ano – 8ª série
Aulas previstas: 06
Conteúdos e temas: traços característicos da crônica narrativa.            
Competências e habilidades: reconhecer características do gênero “crônica”, comparar a narrativa em diferentes gêneros.

Passo 1 – Apresentar a quadrinha:
                               
“É um  animal que engole tudo,
 Moeda, tampa e botão.
 É uma ave que não voa,
 Mas corre feito rojão
 Você sabe o que é então?”

                                                                             Adaptação de um trecho do livro :
                                                                          ” 

Fazer o questionamento:
      - Quem já ouviu falar ou já viu um avestruz?
      - Quais as características deste animal?
      - O que ele come?
      - O que o título sugere?
      - Geralmente este título remete a textos científicos como o texto estudado no caderno 1 “beija-flor”, será que é igual, pertence ao mesmo gênero, fala de seus hábitos alimentares?

Passo 2 – Durante a leitura
  
       Inicia-se a leitura colaborativa ou compartilhada com inferências do professor  acerca do vocabulário e expressões: TPM, Floripa, Higianópolis, struthio etc.

      Quanto ao gênero, o texto corresponde ao que se esperava? É um artigo científico ou uma narração?
      A qual gênero pertence?

     Mostrar dentro da tipologia narrativa, que há vários gêneros os quais contam  histórias. Que esse especialmente é uma crônica narrativa, assim fornecendo as características do gênero, confrontando com conto, fabula e lenda.

Reflexão:

      Perguntar se os alunos entenderam o texto.
      O que fez o menino mudar de idéia em relação ao  presente?
      Os argumentos foram convincentes e resolveram o problema?

Passo 3 - Após leitura

      Propor uma reescrita do texto, priorizando a dupla produtiva. Em seguida troca-se os textos para uma revisão  que posteriormente volta à dupla autora, para reconhecer seus erros.
      Ilustração da crônica em forma de charge, ou caricatura.
     


                             


      Exibir o filme “Os pingüins do papai”, para as comparações finais, exaltando a diferença, de que o menino queria receber um presente inusitado, mas acabou desistindo e pensando em outro;.já no filme, o protagonista  recebeu um presente que não era esperado, acabando adaptando o próprio apartamento para os pingüins.


Grupo 01
Ana Claudia Rosin Mattielo
Antônia Lucia Costa de Oliveira
Ana Rita Soares da Cunha Píton
Ana Mirela Lista Francisco
Demercina Lago Colho de Medeiros
Ivete Vargas Cruz