Queridos professores, Pedro é neto de C. Drummond de Andrade. Abraços, Elana (PCNP LEM) Um Neto no meio do caminho
Caçula
dos três netos de Carlos Drummond
de Andrade, o cenógrafo deixou de criar
abelhas quando recebeu a missão do avô,
que teria completado 100 anos quinta-feira 31, de cuidar
de sua
obra.
(Luís
Edmundo Araújo)
|
Na
manhã da segunda-feira 4, um homem de 42 anos posava para
fotos ao lado da recém-inaugurada estátua do poeta
Carlos Drummond de Andrade, na praia de Copacabana, no
Rio. O clima
era de descontração e, entre as brincadeiras, ele
fazia o tradicional chifre com os dedos indicador e médio
por trás da cabeça do poeta. O fato chegou a causar
protestos velados de quem viu a cena, mas ninguém que
passava
pelo calçadão da Avenida Atlântica sabia que
o brincalhão em questão, o cenógrafo Pedro
Drummond, tinha todo o direito de fazer aquilo, até para
manter viva a irreverência de um Drummond que poucos
conheciam.
Caçula dos três netos do poeta – que, se fosse
vivo, teria completado 100 anos em 31 de outubro – Pedro
recebeu
do avô, 12 dias antes de sua morte, a função
de cuidar da sua obra.
A
conversa entre avô e neto aconteceu após o enterro
de Maria Julieta, única filha de Drummond, no dia 5 de
agosto
de 1987. “O Carlos me disse que teria de cuidar da sua
obra
e, caso tivesse dúvidas sobre o que fazer, me deixou os
telefones
de amigos dele, como Plínio Doyle, Fernando
Sabino e Alfredo Machado (dono da editora Record, já
falecido)”,
lembra Pedro, que cultivava o hábito familiar
de chamar o avô pelo nome. Largou então o sítio
onde morava e criava abelhas, em Secretário, região
serrana
do Rio, para assumir a nova função.
Filho
do poeta argentino Manuel Graña Etcheverry, Pedro nasceu
em Buenos Aires e veio morar no Brasil em 1980.
Um ano antes, serviu o Exército argentino no quartel de La Tablada, junto com Diego Maradona, que já jogava pelo Argentinos Juniors. “O comandante era sócio do time e sempre liberava o Maradona. Ele foi ao quartel umas três vezes, mas juramos a bandeira argentina lado a lado”, conta o cenógrafo.
A
relação com o avô se estreitou a partir de 1986,
quando Drummond sofreu um infarto no dia das eleições
e o neto passou a morar com a família, em Copacabana. A
pedido
da mãe, seguia o poeta escondido pelas ruas e ligava para
a médica quando achava que o avô estivesse passando
mal. Tudo porque Drummond fazia o possível para não
incomodar ninguém. “Pedia para a médica ligar
para ele, e só então o Carlos dizia o que estava
sentindo”,
diz.
Para
o centenário do avô, Pedro não se limitou a
cuidar de seu legado. Em parceria com o professor de
teatro João
Brandão, homônimo do personagem de Drummond, escreveu
o roteiro, fez o cenário e até figurações
na peça Caminhos de João Brandão, em
cartaz no Rio. “Gosto de encontrar novas formas de
difundir
a obra do Carlos”, afirma o cenógrafo,
que já alugou um balão onde foram escritos versos
do poema “Amar” e pensa em mostrar o famoso “Havia
Uma Pedra
no Meio do Caminho” na pedra do Pão de Açúcar.
Idéias aprovadas por Sérgio Machado, filho de Alfredo
e herdeiro
da Record, responsável pela obra de Drummond. “O Pedro
tem sido feliz na luta para aumentar ainda mais a
amplitude da obra
do avô”, diz.
Outro
que provavelmente aprovaria tudo isso seria o
próprio poeta, que tinha humor até para brincar com
a própria dentadura. “Quando uma criança andando
com a
mãe na rua olhava para o Carlos, ele botava a dentadura
para
fora. Então a criança chamava a mãe e, quando
ela
se virava, a dentadura já estava no lugar, e a criança levava uma bronca, para ‘deixar o velhinho em paz’”, conta Pedro, que talvez por essas e outras histórias, não hesitou em brincar com sua estátua. Certamente, Drummond não se incomodaria. Link da reportagem (ISTOÉ Gente - 11/11/2002) |
sexta-feira, 10 de maio de 2013
Grupo 3 - Turma 4:
Claudinéia
Evelin
Karin
Marielli
Regina
Vera Lúcia.
Data: 08/05/2013 - 1º encontro presencial
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM – LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
· Objetivo: produção textual (texto de autoria)
· Material necessário: texto NO AEROPORTO (Carlos Drummond de Andrade) e música: encontros e despedidas (Maria Rita) ou filme: O terminal
· Organização da sala: Alunos agrupados em trios (seguindo seleção do professor)
Procedimentos de leitura
· Antes da leitura:
Por enquanto, apenas o professor tem acesso ao texto.
Explorar o título: O que se espera de um texto chamado Aeroporto?
Ouvir hipóteses apresentadas pelos alunos.
· Durante a leitura:
Sempre que necessário, fazer os esclarecimentos de palavras como: GALEÃO, QUADRIMOTOR, INCONTINÊNCIA, etc.
Fazer a leitura desde o início até o final do 2º parágrafo e parar.
Verificar se as hipóteses iniciais se confirmaram ou se haverá retificações.
Continuar a leitura até o final do 4º parágrafo.
Mais uma vez, rever as hipóteses.
Fazer a leitura do último parágrafo.
Abrir plenária para comentários e expor as surpresas sobre o final surpreendente.
· Após a leitura:
Comunicar aos alunos que haverá uma 2ª leitura onde cada trio receberá uma cópia do texto.
Durante a 2ª leitura, fazer pausas para perceber a estruturação e as pistas antecipatórias deixadas pelo autor.
Ao final, questionar: Por que Pedro estava nessa casa? Por que ele foi embora? Para onde o menino viajou?
Ouvir as hipóteses apresentadas.
Retornar ao título e questionar: Por que esse título, se o lugar é secundário ao conteúdo do texto? Qual seria o título que lhes perece mais pertinente?
Apresentar a música ou o filme (depende do tempo disponível) para vislumbrar as questões que cercam um aeroporto.
Proposta de produção textual:
Propor aos trios que produzam um texto em que o narrador do texto Aeroporto imagina em como estará a vida de Pedro agora.
Apresentar um roteiro para nortear a produção:
· Para onde Pedro foi?
· Quanto tempo se passou desde que Pedro foi embora?
· Como Pedro estará agora? (Fazer descrição física e psicológica)
· Com quem e como Pedro vive?
· Pedro guarda lembranças de seu antigo amigo? Quais são elas?
· Apresente um novo título ao texto.
Após a escritura dos textos, realizar a apresentação dos mesmos.
Caso a escola tenha um blog, fazer a publicação dos textos.
Grupo 5 - Turma 3 (terça-feira):
Mônica
Maria Luiza
Talita
Thaisa
Situação de Aprendizagem “No Aeroporto" – Carlos Drummond de Andrade
Antes da leitura:
-
Apresentar a letra da música “Encontros e despedidas" - Milton Nascimento,
ouvir com os alunos, promover uma discussão sobre o tema.
- Entregar o texto “No Aeroporto" – Carlos Drummond de Andrade.
-
Questionar se os alunos conhecem o autor e se já leram alguma obra dele. Em
seguida, fazer comentários sobre a vida de Carlos Drummond de Andrade.
-Trabalhar
o título da obra, fazendo questionamentos sobre aeroportos, e as expectativas
sobre o texto.
-
Mostrar imagens com sorrisos e olhos azuis de idosos e crianças, questionar os
alunos sobre as fotos.
Durante a leitura:
-
Fazer uma leitura compartilhada.
-
Questionar sobre possíveis palavras que os alunos não conheçam.
-
Procurar pistas linguísticas.
-
Checar as hipóteses criadas antes da leitura.
Depois da leitura:
-
Comentários e discussões sobre o texto, impressões dos alunos.
-
Produção de um relato pessoal sobre despedidas.
Turma 01
Grupo 03: Rosinez Miranda,
Selma Basso, Silvia Salina,
Silvana Moretto, Silvana C, Tatiane Zago.
Situação 01- leitura do
texto: No aeroporto, de Carlos D. de Andrade.
- Antes da leitura:
- Você já foi em um
aeroporto?
- Você sabe o que é um
aeroporto?
- Já viu ou ouviu falar em
historias sobre aeroportos?
-
Quais suas expectativas referentes ao título?
- Você sabe diferenciar a etapas da vida do
ser humana e suas características ( bebê, criança, adolescente, jovem, adulto,
idoso)?
- Durante a leitura:
- Após a leitura do 1º, 2º
e 3º parágrafo, para e pedir para eles pensarem sobre qual a idade de Pedro.
- Identificar pistas para
a construção da personagem.
- Explicar o significado
das palavras-chaves: Galeão, quadrimotor, puído, etc.
- “ Viajou meu amigo
Pedro”. Com quem?
- “ Seu companheiro
puído”. Qual a idade dele?
- C) Depois da leitura:
- O que vocês acharam da
leitura?
- identificar os cinco
elementos da narrativa, dando ênfase ao tipo de narrador e como podemos
perceber com trechos do texto, se é feminino ou masculino, etc.
- As principais impressões
que temos no começo do texto se confirmam no final?
- Novamente a
caracterização da personagem.
- Uma criança dessa idade
pode viajar sozinha? O que podemos pensar? Qual o motivo? Quem seria esse amigo
do Pedro?
- Por que ele valoriza
tanto essa amizade?
- Por que apenas no final
da historia nos é revelado a idade de Pedro?
Estratégias para compreensão do texto
Grupo 5 - Turma 1 (segunda-feira):
Silmara
Jucilene
Silvia
Maria Carolina
Helenice
Situação de Aprendizagem: No aeroporto, de Carlos Drummond de Andrade
Estratégias para compreensão do texto
Estratégias para compreensão do texto
·
Antes da
leitura: Revisar o gênero crônica narrativa. Trabalhar biografia,
interrogar se já leram sobre o autor, comentar sobre ele.
Conhecimento
prévio: levantar o conhecimento e visão de mundo (hipóteses) dos alunos em
relação a estrutura e o assunto que aparecerá no texto. Ex: O que sugere o
titulo do texto?
Leitura
compartilhada do texto.
·
Durante a
leitura
Inferências:
conferir ao longo da leitura se as hipóteses, a visão do mundo e os
conhecimentos dos alunos se confirmaram. Dar opiniões sobre estrutura do texto
e marcas do autor. Argumentar. Verificar se entenderam as ideias que o autor
deixou implícitas. Comentar os fatos e situações. Explorar os elementos da narrativa.
Enfatizar a personagem Pedro. Ex: Qual a sua opinião sobre o comportamento da
personagem do texto?
Localização
de informações: sublinhar ou copiar
trechos.
Comparação
de informações: perceber a ideia principal do texto e relaciona-la ao tema
(chegada e partida).
·
Depois da
leitura: trocar as impressões, comentar e sintetizar o texto lido.
Generalização:
partir de um desafio e propor soluções relacionadas ao tema. Ex: Usar o
titulo para mostrar a importância de Pedro (encontros e despedidas).
Síntese:
ao escrever um texto o aluno consegue expressar seus conhecimentos, ideias, e
pensamentos. É importante que o aluno se envolva e se emocione.
Registrar
uma produção coletiva reforçando aspectos gramaticais de pontuação, paragrafação,
seguimentação, vocabulário, frase, oração, período.
Usar
música e trechos de filme
Exemplo
de atividade: recortar parágrafos de texto e reorganiza-los.
Atividades texto "No aeroporto" - Carlos Drummond de Andrade
Grupo 1 – Turma 4 (quarta-feira):
Angélica Cassola
Luciana Urbano
Sônia Amorim D. Machi
Miriam Pereira Ramos
Denize Barban Salina Mario
Cristiane da Silva Alves
Angélica Cassola
Luciana Urbano
Sônia Amorim D. Machi
Miriam Pereira Ramos
Denize Barban Salina Mario
Cristiane da Silva Alves
Antes da
leitura
-
Questionamento sobre se sabem o que é aeroporto? Quem utiliza? Você conhece? Já
esteve em um? (utilizar conhecimento de mundo para compreensão do texto)
- O que o
título lhe sugere? Que tipo de história você acha que vai ler?
Durante a
leitura
Após ler os
dois primeiros parágrafos:
- Você sabe
onde fica o Galeão?
- Já pode
identificar quem é Pedro?
Depois da leitura
- Gostou da
história? Por quê?
- Você teve
dificuldade de entender o significado de alguma palavra do texto? Quais?
(identificar sinônimos de palavras)
- Por que
Pedro se comunicava apenas através de gestos e expressões? (elaborar
inferências)
- Suas
expectativas sobre quem é Pedro se confirmaram? Foi possível perceber
rapidamente que Pedro era um bebê? Como? (caracterizar personagens do texto –
integrar informações explícitas do texto;
pistas – marcadores linguísticos)
- O narrador
participa da história? Como você sabe?
- Onde
acontecem os fatos narrados?
-Quanto
tempo Pedro passou na casa do amigo? Há marcadores temporais? Quais? (localizar
informações – marcadores temporais)
- Você
conseguiu identificar qual o gênero textual do texto? (reconhecer os diferentes
gêneros e suas funções)
- O que o
autor quis dizer com a frase “De repente o aeroporto ficou vazio?” (interpretar
frases e expressões do texto)
- Que relação
podemos estabelecer entre título e o texto? (apreender sentido geral do texto)
- Filmes: que podem ser utilizados para complementar o trabalho:
Rio
O terminal
Olha quem está falando também.
- Música: Encontros e despedidas (Maria Rita)
- Reescreva
a narrativa a partir do ponto de vista de Pedro.
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