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sexta-feira, 10 de maio de 2013

Queridos professores,
Pedro é neto de C. Drummond de Andrade.
Abraços,
Elana (PCNP LEM)

Um Neto no meio do caminho

Caçula dos três netos de Carlos Drummond de Andrade, o cenógrafo deixou de criar abelhas quando recebeu a missão do avô, que teria completado 100 anos quinta-feira 31, de cuidar de sua obra.
                                                                                             (Luís Edmundo Araújo)
 
Na manhã da segunda-feira 4, um homem de 42 anos posava para fotos ao lado da recém-inaugurada estátua do poeta Carlos Drummond de Andrade, na praia de Copacabana, no Rio. O clima era de descontração e, entre as brincadeiras, ele fazia o tradicional chifre com os dedos indicador e médio por trás da cabeça do poeta. O fato chegou a causar protestos velados de quem viu a cena, mas ninguém que passava pelo calçadão da Avenida Atlântica sabia que o brincalhão em questão, o cenógrafo Pedro Drummond, tinha todo o direito de fazer aquilo, até para manter viva a irreverência de um Drummond que poucos conheciam. Caçula dos três netos do poeta – que, se fosse vivo, teria completado 100 anos em 31 de outubro – Pedro recebeu do avô, 12 dias antes de sua morte, a função de cuidar da sua obra.
A conversa entre avô e neto aconteceu após o enterro de Maria Julieta, única filha de Drummond, no dia 5 de agosto de 1987. “O Carlos me disse que teria de cuidar da sua obra e, caso tivesse dúvidas sobre o que fazer, me deixou os telefones de amigos dele, como Plínio Doyle, Fernando Sabino e Alfredo Machado (dono da editora Record, já falecido)”, lembra Pedro, que cultivava o hábito familiar de chamar o avô pelo nome. Largou então o sítio onde morava e criava abelhas, em Secretário, região serrana do Rio, para assumir a nova função.
Filho do poeta argentino Manuel Graña Etcheverry, Pedro nasceu em Buenos Aires e veio morar no Brasil em 1980.
Um ano antes, serviu o Exército argentino no quartel de La Tablada, junto com Diego Maradona, que já jogava pelo Argentinos Juniors. “O comandante era sócio do time e sempre liberava o Maradona. Ele foi ao quartel umas três vezes, mas juramos a bandeira argentina lado a lado”, conta o cenógrafo.
A relação com o avô se estreitou a partir de 1986, quando Drummond sofreu um infarto no dia das eleições e o neto passou a morar com a família, em Copacabana. A pedido da mãe, seguia o poeta escondido pelas ruas e ligava para a médica quando achava que o avô estivesse passando mal. Tudo porque Drummond fazia o possível para não incomodar ninguém. “Pedia para a médica ligar para ele, e só então o Carlos dizia o que estava sentindo”, diz.
Para o centenário do avô, Pedro não se limitou a cuidar de seu legado. Em parceria com o professor de teatro João Brandão, homônimo do personagem de Drummond, escreveu o roteiro, fez o cenário e até figurações na peça Caminhos de João Brandão, em cartaz no Rio. “Gosto de encontrar novas formas de difundir a obra do Carlos”, afirma o cenógrafo, que já alugou um balão onde foram escritos versos do poema “Amar” e pensa em mostrar o famoso “Havia Uma Pedra no Meio do Caminho” na pedra do Pão de Açúcar. Idéias aprovadas por Sérgio Machado, filho de Alfredo e herdeiro da Record, responsável pela obra de Drummond. “O Pedro tem sido feliz na luta para aumentar ainda mais a amplitude da obra do avô”, diz.
Outro que provavelmente aprovaria tudo isso seria o próprio poeta, que tinha humor até para brincar com a própria dentadura. “Quando uma criança andando com a mãe na rua olhava para o Carlos, ele botava a dentadura para fora. Então a criança chamava a mãe e, quando ela
se virava, a dentadura já estava no lugar, e a criança levava uma bronca, para ‘deixar o velhinho em paz’”, conta Pedro, que talvez por essas e outras histórias, não hesitou em brincar com sua estátua. Certamente, Drummond não se incomodaria.

Link da reportagem (ISTOÉ Gente - 11/11/2002)



Grupo 3 - Turma 4: 
Claudinéia
Evelin
Karin 
Marielli
Regina 
Vera Lúcia.

Data: 08/05/2013 - 1º encontro presencial



SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM – LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL

· Objetivo: produção textual (texto de autoria)

· Material necessário: texto NO AEROPORTO (Carlos Drummond de Andrade) e música: encontros e despedidas (Maria Rita) ou filme: O terminal

· Organização da sala: Alunos agrupados em trios (seguindo seleção do professor)



Procedimentos de leitura


· Antes da leitura:

Por enquanto, apenas o professor tem acesso ao texto.
Explorar o título: O que se espera de um texto chamado Aeroporto?
Ouvir hipóteses apresentadas pelos alunos.



· Durante a leitura:

 Sempre que necessário, fazer os esclarecimentos de palavras como: GALEÃO, QUADRIMOTOR, INCONTINÊNCIA, etc.
 Fazer a leitura desde o início até o final do 2º parágrafo e parar.
 Verificar se as hipóteses iniciais se confirmaram ou se haverá retificações.
 Continuar a leitura até o final do 4º parágrafo.
 Mais uma vez, rever as hipóteses.
 Fazer a leitura do último parágrafo.
 Abrir plenária para comentários e expor as surpresas sobre o final surpreendente.



· Após a leitura:

 Comunicar aos alunos que haverá uma 2ª leitura onde cada trio receberá uma cópia do texto.
 Durante a 2ª leitura, fazer pausas para perceber a estruturação e as pistas antecipatórias deixadas pelo autor.
 Ao final, questionar: Por que Pedro estava nessa casa? Por que ele foi embora? Para onde o menino viajou?
Ouvir as hipóteses apresentadas.
 Retornar ao título e questionar: Por que esse título, se o lugar é secundário ao conteúdo do texto? Qual seria o título que lhes perece mais pertinente?
 Apresentar a música ou o filme (depende do tempo disponível) para vislumbrar as questões que cercam um aeroporto.



Proposta de produção textual:

 Propor aos trios que produzam um texto em que o narrador do texto Aeroporto imagina em como estará a vida de Pedro agora.

 Apresentar um roteiro para nortear a produção:
· Para onde Pedro foi?
· Quanto tempo se passou desde que Pedro foi embora?
· Como Pedro estará agora? (Fazer descrição física e psicológica)
· Com quem e como Pedro vive?
· Pedro guarda lembranças de seu antigo amigo? Quais são elas?
· Apresente um novo título ao texto.
 Após a escritura dos textos, realizar a apresentação dos mesmos.
 Caso a escola tenha um blog, fazer a publicação dos textos.


Grupo 5 - Turma 3 (terça-feira):
Francine
Mônica
Maria Luiza
Talita
Thaisa


Situação de Aprendizagem “No Aeroporto" – Carlos Drummond de Andrade


Antes da leitura:

- Apresentar a letra da música “Encontros e despedidas" - Milton Nascimento, ouvir com os alunos, promover uma discussão sobre o tema.
- Entregar o texto “No Aeroporto" – Carlos Drummond de Andrade.
- Questionar se os alunos conhecem o autor e se já leram alguma obra dele. Em seguida, fazer comentários sobre a vida de Carlos Drummond de Andrade.
-Trabalhar o título da obra, fazendo questionamentos sobre aeroportos, e as expectativas sobre o texto.
- Mostrar imagens com sorrisos e olhos azuis de idosos e crianças, questionar os alunos sobre as fotos.




Durante a leitura:

- Fazer uma leitura compartilhada.
- Questionar sobre possíveis palavras que os alunos não conheçam.
- Procurar pistas linguísticas.
- Checar as hipóteses criadas antes da leitura.

Depois da leitura:

 - Comentários e discussões sobre o texto, impressões dos alunos.
- Produção de um relato pessoal sobre despedidas.




Turma 01

Grupo 03: Rosinez Miranda, Selma Basso, Silvia Salina,
Silvana Moretto, Silvana C, Tatiane Zago.

Situação 01- leitura do texto: No aeroporto, de Carlos D. de Andrade.

  • Antes da leitura:
- Você já foi em um aeroporto?
- Você sabe o que é um aeroporto?
- Já viu ou ouviu falar em historias sobre aeroportos?
- Quais suas expectativas referentes ao título?
 - Você sabe diferenciar a etapas da vida do ser humana e suas características ( bebê, criança, adolescente, jovem, adulto, idoso)?

 
  • Durante a leitura:
- Após a leitura do 1º, 2º e 3º parágrafo, para e pedir para eles pensarem sobre qual a idade de Pedro.
- Identificar pistas para a construção da personagem.
- Explicar o significado das palavras-chaves: Galeão, quadrimotor, puído, etc.
- “ Viajou meu amigo Pedro”. Com quem?
- “ Seu companheiro puído”. Qual a idade dele?

 
  • C) Depois da leitura:
- O que vocês acharam da leitura?
- identificar os cinco elementos da narrativa, dando ênfase ao tipo de narrador e como podemos perceber com trechos do texto, se é feminino ou masculino, etc.
- As principais impressões que temos no começo do texto se confirmam no final?
- Novamente a caracterização da personagem.
- Uma criança dessa idade pode viajar sozinha? O que podemos pensar? Qual o motivo? Quem seria esse amigo do Pedro?
- Por que ele valoriza tanto essa amizade?
- Por que apenas no final da historia nos é revelado a idade de Pedro?

Estratégias para compreensão do texto



Grupo 5 - Turma 1 (segunda-feira):
Silmara
Jucilene
Silvia
Maria Carolina
Helenice


Situação de Aprendizagem: No aeroporto, de Carlos Drummond de Andrade

Estratégias para compreensão do texto


·         Antes da leitura: Revisar o gênero crônica narrativa. Trabalhar biografia, interrogar se já leram sobre o autor, comentar sobre ele.
Conhecimento prévio: levantar o conhecimento e visão de mundo (hipóteses) dos alunos em relação a estrutura e o assunto que aparecerá no texto. Ex: O que sugere o titulo do texto?

Leitura compartilhada do texto.

·         Durante a leitura
Inferências: conferir ao longo da leitura se as hipóteses, a visão do mundo e os conhecimentos dos alunos se confirmaram. Dar opiniões sobre estrutura do texto e marcas do autor. Argumentar. Verificar se entenderam as ideias que o autor deixou implícitas. Comentar os fatos e situações. Explorar os elementos da narrativa. Enfatizar a personagem Pedro. Ex: Qual a sua opinião sobre o comportamento da personagem do texto?
Localização de informações:  sublinhar ou copiar trechos.
Comparação de informações: perceber a ideia principal do texto e relaciona-la ao tema (chegada e partida).

·         Depois da leitura: trocar as impressões, comentar e sintetizar o texto lido.
Generalização: partir de um desafio e propor soluções relacionadas ao tema. Ex: Usar o titulo para mostrar a importância de Pedro (encontros e despedidas).
Síntese: ao escrever um texto o aluno consegue expressar seus conhecimentos, ideias, e pensamentos. É importante que o aluno se envolva e se emocione.
Registrar uma produção coletiva reforçando aspectos gramaticais de pontuação, paragrafação, seguimentação, vocabulário, frase, oração, período.
Usar música e trechos de filme
Exemplo de atividade: recortar parágrafos de texto e reorganiza-los.



Atividades texto "No aeroporto" - Carlos Drummond de Andrade



Grupo 1 – Turma 4 (quarta-feira):
Angélica Cassola
Luciana Urbano
Sônia Amorim D. Machi
Miriam Pereira Ramos
Denize Barban Salina Mario
Cristiane da Silva Alves

Antes da leitura
- Questionamento sobre se sabem o que é aeroporto? Quem utiliza? Você conhece? Já esteve em um? (utilizar conhecimento de mundo para compreensão do texto)
- O que o título lhe sugere? Que tipo de história você acha que vai ler?

Durante a leitura
Após ler os dois primeiros parágrafos:
- Você sabe onde fica o Galeão?
- Já pode identificar quem é Pedro?

Depois da leitura
- Gostou da história? Por quê?
- Você teve dificuldade de entender o significado de alguma palavra do texto? Quais? (identificar sinônimos de palavras)
- Por que Pedro se comunicava apenas através de gestos e expressões? (elaborar inferências) 
- Suas expectativas sobre quem é Pedro se confirmaram? Foi possível perceber rapidamente que Pedro era um bebê? Como? (caracterizar personagens do texto – integrar informações explícitas do texto;  pistas – marcadores linguísticos)
- O narrador participa da história? Como você sabe?
- Onde acontecem os fatos narrados?
-Quanto tempo Pedro passou na casa do amigo? Há marcadores temporais? Quais? (localizar informações – marcadores temporais)
- Você conseguiu identificar qual o gênero textual do texto? (reconhecer os diferentes gêneros e suas funções)
- O que o autor quis dizer com a frase “De repente o aeroporto ficou vazio?” (interpretar frases e expressões do texto)
- Que relação podemos estabelecer entre título e o texto? (apreender sentido geral do texto)
- Filmes: que podem ser utilizados para complementar o trabalho:
              Rio
              O terminal
              Olha quem está falando também.
- Música: Encontros e despedidas (Maria Rita)
- Reescreva a narrativa a partir do ponto de vista de Pedro.