Páginas

domingo, 19 de maio de 2013



Grupo 3 – turma 6

Situação de aprendizagem

Texto: Meu primeiro beijo

Público alvo: 8º ano

Antes da leitura:

O professor instigará os alunos, com as seguintes questões:
  •  O que sugere o título do texto que vamos ler? 
  •  Alguém aqui já deu seu primeiro beijo? Como foi? 
  • Qual seria a idade certa para se dar o primeiro beijo? 

Buscando despertar o interesse da classe, o professor mostra algumas imagens relacionadas ao tema do texto.

O beijo - Gustav Klimt

 Beijo - Romero Britto

O beijo - Rodin


Durante a exibição das imagens que poderão ser impressas ou mostradas através do datashow, o professor questiona:

  • Vocês conhecem essas imagens? Já viram em algum lugar? O que sugerem? Qual delas vocês mais gostaram? 

Após essa etapa, o professor distribui cópias do texto e inicia a leitura de forma oral.

Durante a leitura

Realizar leitura compartilhada, fazendo intervenções e esclarecendo as dúvidas de vocabulário.

Algumas questões propostas durante a leitura:

  • Quantos anos vocês acham que tem os personagens? 
  • Onde eles estão no início do texto? 
  • Como o personagem “Cultura Inútil” adquiriu os conhecimentos científicos sobre o beijo? (textos, internet, televisão...) 
  • Qual a reação da garota ao ver o “Cultura Inútil” sem óculos? 

Depois da leitura:

O professor propõe algumas questões de interpretação do texto para que respondam no caderno:

1) Qual o foco narrativo do texto? Comprovar com um trecho.

2) Por que a garota se refere ao garoto com os codinomes “Cultura inútil” e Paracelso”?

3) Quanto tempo teria durado o percurso do ônibus?

4) O que acontece com os personagens depois que descem do ônibus?

5) Os personagens , após a situação ocorrida no ônibus, iniciaram um namoro? Quanto tempo teria durado o relacionamento entre eles?

6) O texto pode ser considerado uma crônica? Por quê?

Em seguida, o professor apresenta o poema retirado do conto “O primeiro beijo” , de Clarice Lispector, lendo-o de forma bem expressiva: 


Os dois murmuravam, conversavam. Tontos!




Era o amor... 

A brisa fresca entra pelos cabelos longos finos, bate no rosto; 

Apenas sentir, quieto, sem pensar... 



A sede começara, a garganta seca; 

Na boca ardente, engulia-a lentamente... 

Era morna, não tirava a sede 

Que lhe tomava o corpo inteiro. 



Sufocava, talvez minutos, apenas, 

Sua sede era de anos... 



O instinto animal, a curva... 

Entre arbustos e de olhos fechados, entreabriu os olhos 

E colocou a boca, colada, ferozmente no orifício: 

Jorrava... 



Desceu, escorrendo pelo peito até a barriga, 

A vida havia jorrado. 

Olhou-a nua. 

Estava de pé, sozinho, coração batendo fundo... 



A vida era outra, era nova, 

O encheu de susto e também de orgulho; 

Ele se tornara homem. 





Faz-se uma breve interpretação oral e esclarecimentos do vocabulário.

Na sequência, o professor propõe que os alunos façam um poema com o tema dos textos lidos.

Os alunos farão também uma produção artística relacionada ao tema. Aqui pode-se fazer um trabalho em conjunto com o professor de Arte.

Os trabalhos serão expostos em um mural, onde os poemas e as imagens serão exibidos para toda a escola. O tema do painel será: “O primeiro beijo em versos e imagens.”

Aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem , o professor dará uma atenção especial, fazendo intervenções para que esse aluno se envolva e interaja junto com os outros. Os poemas serão produzidos em duplas, onde o professor terá uma especial atenção na composição das duplas.



Integrantes do grupo:

Carolina Barasca (E.E.Cônego Francisco Ferreira Delgado Jr.)
Maria Elisa Cassamassimo (E.E.Cônego Francisco Ferreira Delgado Jr.)
Maria Sandra Fernandes Arroyos (E.E.José Conti)
Nair Ferreira de Almeida Tozatto (E.E. Camilo Sahade)
Renata de Souza Ubeda (E.E. Esmeralda Leonor Furlani Calaf)
Rosemeire Caramano Carignato (E.E. Dr. Tolentino Miraglia)
Sandra R. D. Domeneghetti Romão (E.E. Álvaro Fraga Moreira)







Turna 5 - Grupo 3
Ana Cristina Capelli Mangerona
Silvia Regina Romão
Maria de Lourdes S. de Sales
Helena Maria Rechi
Maria Cleonice C. Novoletto
Lúcia de Fátima Correia Panunto

Sequência Didática do texto :Meu primeiro beijo
De:Antonio Barreto
Público alvo 8º e 9º ano
Antes da leitura
Contextualização:
Leitura e análise dos quadro:O beijo de August Klimt e Romero Britto

I -Fazer um questionamento a partir das imagens como:
* O que a imagem representa?
*Há uma idade certa para beijar?

II- Audição e leitura de músicas de estilos diferentes:
- Beijinho doce - Irmãs Galvão 
- Já sei namorar - Tribalistas
* Qual estilo lhe agradou mais?

Durante a leitura
IV - Leitura em grupos com pesquisas de palavras desconhecidas
* Leitura compartilhada
 Atividades
a) Destaque as características físicas e psicológicas das personagens
b) Observe o foco narrativo. Como é chamado esse tipo de narrador?
c) Relacione o apelido da personagem masculino "Cultura Inútil" a linguagem desta personagem
d) Destaque as marcas do tempo com passagens do texto
e) Relacione o dito popular "A primeira impressão é a que fica". Isso se confirma no texto?
f) Comente o desfecho do texto"...e foi ficando nisso normal".

Depois da leitura

V- Produção escrita para 9º ano - texto narrativo
A partir do tema produzir contos em grupo com ilustração
*Produto final confecção de um livro que será doado à sala de leitura

Produção escrita para o 8º ano - texto prescritivo
Produção de um manual do beijo
Produto final montar um painel ilustrativo para o dia dos namorados






Situação de Aprendizagem –“Meu primeiro beijo” , Antonio Barreto
  Público alvo 9º anos
Objetivo: debater o tema do primeiro beijo, fazer inferências no texto lido, localizar informações, intertextualidade.
Recursos: data show, rádio, folhas sulfites, dicionários, internet, cartolina (mural)
Antes da leitura
- Analise as imagens e comente:











- Letra de música
Um primeiro beijo Paula Toller
Um primeiro beijo
Se acontecesse
Se a gente se encontrasse
Como ia ser?
Como saber?
Antes de nos conhecer
Quiçá beijar
Pensar em beijo
Pra confessar
Nem ao menos sei seu nome
Nem ao menos sei seu nome

Mas foi só um sonho
Sem o lado avesso
De outros primeiros beijos
Foi tão romântico
Nós nos beijando no espelho

Nós nos beijando
Foi tão romântico
De outros primeiros beijos
Sem o avesso
Mas foi só um sonho
Nem ao menos sei seu nome
Nem ao menos sei seu nome

Pra confessar
Pensar em beijo
Quiçá beijar
Antes de nos conhecer
Como saber?
Como ia ser?
Se a gente se encontrasse
Se acontecesse
Um primeiro beijo

- Divisão da sala em grupos heterogêneos oportunizando que o aluno com menos dificuldade leia para o outro que tem mais dificuldade (leitura compartilhada / grupos produtivos).
- A partir do título : “Meu primeiro beijo”, responda:
. Que tipo de beijo teria sido dado? Quem teria beijado pela primeira vez?
. Quais seriam as sensações de alguém que vai beijar pela primeira vez?

Durante a leitura
- Grife no texto as palavras que você não conhece o significado, para depois procurá-las no dicionário.
- O que seria um menino com “cultura inútil”?
-  Comente a frase “o tempo se esquece do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram... e foi ficando nisso”.


Meu Primeiro Beijo
Antonio Barreto
É difícil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E sabem com quem? Com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eu nem ele sabíamos exatamente o que era "o beijo". Só de filme. Estávamos virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim...
Não sei se numa aula de Biologia ou de Química, o Culta tinha me mandado um dos seus milhares de bilhetinhos:
"Você é a glicose do meu metabolismo.
Te amo muito!
Paracelso"
E assinou com uma letrinha miúda: Paracelso. Paracelso era outro apelido dele. Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas de mulher...E também não sei por que: resolvi dar uma chance pra ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar.
No dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa. No ônibus, veio com o seguinte papo:
- Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia? - Fiz cara de desentendida.
Mas ele continuou:
- Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12 calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. - Aí ele tomou coragem e pegou na minha mão. Mas continuou salivando seus perdigotos:
- A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg de albumina; 0,18 g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo menos 250 bactérias...
Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu e, tremendo, tirou seus óculos, tirou os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para que eu descobrisse que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes. E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente. Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração ofegante. Seus lábios tocaram os meus. Primeiro de leve, depois com mais força, e então nos abraçamos de bocas coladas, por alguns segundos.
E de repetente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto , juntos, o abismo do primeiro beijo.
Desci, cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio, e aí ficamos apaixonados por vária semanas. Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram...e foi ficando nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível!
BARRETO, Antonio. Meu primeiro beijo. Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD,
1977. p. 134-6.
 Depois da leitura
Reflita:
- Qual é a imagem que está mais de acordo com o que foi narrado no texto?
- O texto é narrado em primeira ou terceira pessoa? Justifique a resposta com trecho do texto.
- Quais são as sensações da narradora ao beijar pela primeira vez?
- A que gênero textual pertence esse texto? Justifique.
- Pesquise um poema, um conto, letra de música, e outras imagens em que tenham como tema o primeiro beijo. A partir do material selecionado será montado um mural na escola sobre o tema: “Meu primeiro beijo”.

Grupo 3
 - Andréia Cristina Nardello Ribeiro,
 -Andréia Cristina Garcia Calacina,
 -Ana Paula Casagrande Momesso,
 -Elaine Aparecida Mariano Simões,
 -Juliana Maria Gastaldi Redondo Mendes de Almeida,
 -Letícia Maria de Oliveira