sexta-feira, 17 de maio de 2013
Grupo 3 – turma 6
Situação de aprendizagem
Texto: Meu primeiro beijo
Público alvo: 8º ano
Antes da leitura:
O professor instigará os alunos, com as seguintes questões:
- O que sugere o título do texto que vamos ler?
- Alguém aqui já deu seu primeiro beijo? Como foi?
- Qual seria a idade certa para se dar o primeiro beijo?
Buscando despertar o interesse da classe, o professor mostra algumas imagens relacionadas ao tema do texto.
O beijo (Gustav klimt)
Beijo – Romero Brito
O beijo - Rodin
Durante a exibição das imagens que poderão ser impressas ou mostradas através do datashow, o professor questiona:
- Vocês conhecem essas imagens? Já viram em algum lugar? O que sugerem? Qual delas vocês mais gostaram?
Após essa etapa, o professor distribui copias do texto e inicia a leitura de forma oral.
Durante a leitura
Realizar leitura compartilhada, fazendo intervenções e esclarecendo as dúvidas de vocabulário.
Algumas questões propostas durante a leitura:
- Quantos anos vocês acham que tem os personagens?
- Onde eles estão no início do texto?
- Como o personagem “Cultura Inútil” adquiriu os conhecimentos científicos sobre o beijo? (textos, internet, televisão...)
- Qual a reação da garota ao ver o “Cultura Inútil” sem óculos?
Depois da leitura:
O professor propõe algumas questões de interpretação do texto para que respondam no caderno:
1) Qual o foco narrativo do texto? Comprovar com um trecho.
2) Por que a garota se refere ao garoto com os codinomes “Cultura inútil” e Paracelso”?
3) Quanto tempo teria durado o percurso do ônibus?
4) O que acontece com os personagens depois que descem do ônibus?
5) Os personagens , após a situação ocorrida no ônibus, iniciaram um namoro? Quanto tempo teria durado o relacionamento entre eles?
6) O texto pode ser considerado uma crônica? Por quê?
Em seguida, o professor apresenta o poema retirado do conto “O primeiro beijo” , de Clarice Lispector, lendo-o de forma bem expressiva:
Os dois murmuravam, conversavam. Tontos!
Era o amor...
A brisa fresca entra pelos cabelos longos finos, bate no rosto;
Apenas sentir, quieto, sem pensar...
A sede começara, a garganta seca;
Na boca ardente, engulia-a lentamente...
Era morna, não tirava a sede
Que lhe tomava o corpo inteiro.
Sufocava, talvez minutos, apenas,
Sua sede era de anos...
O instinto animal, a curva...
Entre arbustos e de olhos fechados, entreabriu os olhos
E colocou a boca, colada, ferozmente no orifício:
Jorrava...
Desceu, escorrendo pelo peito até a barriga,
A vida havia jorrado.
Olhou-a nua.
Estava de pé, sozinho, coração batendo fundo...
A vida era outra, era nova,
O encheu de susto e também de orgulho;
Ele se tornara homem.
Apos a leitura do poema, faz-se uma breve interpretação oral e esclarecimentos do vocabulário.
Um outro poema também poderá ser apresentado, caso o professor ache necessário:
http://poesiaebomdemais.blogspot.com.br/2010/06/primeiro-beijo.html
Na sequência, o professor propõe que os alunos façam um poema com o tema dos textos lidos.
Os alunos farão também uma produção artística relacionada ao tema. Aqui pode-se fazer um trabalho em conjunto com o professor de Arte.
Os trabalhos serão expostos em um mural, onde os poemas e as imagens serão exibidos para toda a escola. O tema do painel será: “O primeiro beijo em versos e imagens.”
Aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem , o professor dará uma atenção especial, fazendo intervenções para que esse aluno se envolva e interaja junto com os outros. Os poemas serão produzidos em duplas, onde o professor terá uma especial atenção na composição das duplas.
Grupo 5 – Turma 6 Sexta-Feira.
Alessandra Zanolla Amaral
Ângela Colombani
Caio José Leite
Dirce Bottura
Fellipe Oliveira
Márcia Lucato Gifu
Atividade: Pausa - 9º ano
Antes da leitura:
-Perguntar aos alunos o que eles entendem por pausa;
-Perguntar o que eles fazem quando querem dar uma pausa;
-O que costumam fazer aos domingos;
Durante a leitura:
-Leitura compartilhada, com intervenções;
-Vocabulário, estudo das palavras desconhecidas pelos
alunos;
-Explicação com perguntas sobre cais;
-Dando pausas, retomar o texto através de comentários dos
alunos;
-inferências questionando os alunos sobre o texto:
·
O que ele vai fazer, num domingo?
·
Por que levou um lanche?
·
Você acha que ele vai encontrar com alguém? Etc...
Após a leitura:
-Após o texto colocar a música “Meu Reino – Biquíni Cavadão”,
junto com a letra para os alunos, encontrarem semelhanças e diferenças na
temática do texto;
-Escrever um texto sobre o que eles fazem num momento de
fuga, pausa deles;
-Levantamento de hipóteses, sobre o tema do texto, a
mentira, a fuga, etc...
-Escrita de um artigo de opinião em cima das hipóteses;
-Trabalho sempre em duplas ou pequenos grupos, comtemplando
os alunos com maior dificuldade.
-Pode-se também fazer relações com o poema “Casamento – Adélia
Prado”, sobre o relacionamento e o texto “Pausa – Mário Quintana”, sobre a
pausa.
Turma 6 Grupo 1
Leitura e interpretação do texto: Avestruz, Mário Prata
Leitura compartilhada, tendo em vista aquele aluno que não lê; marcando as palavras que não conhece.
Discutir os sentido das palavras marcadas, e depois a leitura pelo professor.
Passo 1: O avestruz...
Levar imagens de várias aves e dentre elas,
estará o avestruz.
Pesquisa de
antecipação de leitura:
Levar os alunos para a sala de informática, dividos em duplas/trios. O aluno que tem mais dificuldade em registrar ficará responsável pela pesquisa; e o que tem mais facilidade, faz as anotações.
Pesquisar sobre o animal na sala de informática, sala de leitura: habitat, características, curiosidades, reprodução, alimentação, produtos derivados do animal para consumo.
Oralidade:
Socialização de informações e produção de uma ficha técnica; e o professor levará uma enciclopédia antiga mostrando no livro, informações para os alunos. A enciclopédia circulará na sala de aula, sob visualização dos alunos; para conhecimento.
Perguntas do professor:
Tendo em vista da pesquisa realizada:
Levantamento de hipóteses: O que o título sugere? Será uma história de avestruz? A história vai contar o que sobre o anima? Qual a seu expectativa?
Levar os alunos para a sala de informática, dividos em duplas/trios. O aluno que tem mais dificuldade em registrar ficará responsável pela pesquisa; e o que tem mais facilidade, faz as anotações.
Pesquisar sobre o animal na sala de informática, sala de leitura: habitat, características, curiosidades, reprodução, alimentação, produtos derivados do animal para consumo.
Oralidade:
Socialização de informações e produção de uma ficha técnica; e o professor levará uma enciclopédia antiga mostrando no livro, informações para os alunos. A enciclopédia circulará na sala de aula, sob visualização dos alunos; para conhecimento.
Perguntas do professor:
Tendo em vista da pesquisa realizada:
Levantamento de hipóteses: O que o título sugere? Será uma história de avestruz? A história vai contar o que sobre o anima? Qual a seu expectativa?
Passo 2: Lendo o texto...
Leitura compartilhada, tendo em vista aquele aluno que não lê; marcando as palavras que não conhece.
Discutir os sentido das palavras marcadas, e depois a leitura pelo professor.
Depois da leitura, dar uma devolutiva quanto às
expectativas.
Coinscidiu com as expectativas alcançadas?
Unir as ideias dadas à leitura.
Unir as ideias dadas à leitura.
Questões de interpretação nas duplas e trios:
1)
Confecção de uma lista de palavras novas:
2)
Ilustrar a história:
3)
Porque o narrador trocou a palavra “plantação
por “criação” em “Tem uma plantação, digo, criação deles”?
4)
Qual o verbete científico que aparece no texto? Qual
a sua língua?
5)
Você gostou do texto? Qual parte?
6)
Você já teve vontade de ter um animal exótico?
Atividade de Alfabetização:
Retirar um parágrafo, e dele, retirar algumas palavras e fazer um banco de palavras. Pedir para o aluno completar com as palavras que faltam.
Retirar um parágrafo, e dele, retirar algumas palavras e fazer um banco de palavras. Pedir para o aluno completar com as palavras que faltam.
Cortar o texto em tiras e e pedir para o
aluno colocar na sequência textual.
Produção textual:
Reescrita individual do texto.
Reescrita individual do texto.
Situação de aprendizagem – Semana 2
Grupo
6 – Turma 6
Alessandra E. G. B. Fodra
Analúcia Neves Santana
Foganholi
Ana Caroline Buoso
Graziela T. Tuísselli S. Freitas.
Patrícia Mangili
Regina do Carmo Massoni
Fraga
Professor coloca a música Beijo,beijinho,beijão (Larissa Manoela) para ouvirem enquanto isso o próprio professor mostra fotos de 1º’s beijos, tanto de pessoas reais como em obras de artes.
Ir perguntando sobre qual será o tema do próximo texto a ser estudado.
Abordar o tema do primeiro beijo: idade, quando e com quem.
Quais os tipos de beijos que existem (conversar com eles sobre o assunto).
Entregar o texto de Antônio Barreto - ”Meu primeiro beijo”, recortado em tiras, para que em duplas o organizem (trabalhando assim a estrutura do texto).
Abordar os possíveis erros na sequência (porque determinada parte deve vir 1º).
Análise e interpretação ativando a inferência no texto (oral). Fazer perguntas que estimulem a capacidade de compreensão e recursos linguísticos: letra maiúscula, aspas, pontuação.
Produção de bilhetes para o professor com “cantadinhas criativas” .
Organizar um pequeno concurso de cantadas.
Selecionar alguns bilhetes com dificuldades de escrita e organização e entregar em cópias para que em duplas os reescrevam.
2. Produto final: A “cantadinha” vencedora do concurso deverá ser publicada no jornal da escola.
Turma: 06 / Grupo 04
Adriana Chaves
Amanda Raquel de Menezes
Claudia R. G. Ferreira
Helena Aparecida de Jesus
Natália Sabione
Siomara Arriello Gossi
SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM
Tema: Avestruz
(Mário Prata)
Público
alvo: 5ª Série (6º Ano)
Tempo
Previsto: 04 aulas
Antes
da Leitura:
Conhecimentos
prévios.
- Vocês conhecem um Avestruz?
- Qual a sua espécie?
- Sabem o tamanho dessa ave?
- Sabem como elas nascem?
- Do que elas se alimentam?
- Vocês sabem se podemos domesticar o avestruz?
- Essa ave é brava ou mansa?
- Vocês sabem quem é Mário Prata?
- Biografia do autor :
Leitura
das imagens:
Autor do texto:
Leitura do texto: "Avestruz " Mário Prata
Dividir
os alunos em duplas.
Obs:
Os
alunos deverão ser divididos em duplas, sendo que um deverá auxiliar o outro na
leitura sublinhando as palavras desconhecidas.
Atividades
1. Interpretação
do texto.
a) Uso
do dicionário.
b) Identifique
as palavras chave do texto.
c) Qual
a ideia principal do texto?
Depois
da Leitura
Identifique os elementos da narrativa:
- Tempo;
- Espaço;
- Personagens;
- Narrador (1ª ou 3ª pessoa);
- Enredo.
Produção de texto.
Confecção de um livro.
Sabe-se que, num texto, todas as partes são solidárias,
isto é, o significado de uma interfere no das outras. Se isso é verdade, quando
um texto é bem construído, não se podem trocar suas partes sem que se altere o
texto todo.
Suponha então a hipótese de que o texto de Mário Prata,
no primeiro parágrafo, começasse assim:
O filho de uma
grande amiga pediu, de presente pelos seus dez anos, um/a _________. Cismou,
fazer o quê? Moram em um/a _______, _________. E ela me mandou um e-mail
dizendo que a culpa era minha. Sim, porque foi aqui ao lado de casa, em
________, que o menino conheceu os/as ________.
Conforme você pôde
notar, não é mais possível manter o texto como está. É preciso haverá várias
alterações para que o resto do texto acompanhe a modificação que se fez no primeiro
parágrafo. Continue a história do modo como você quiser, respeitando uma única
regra: que a sua história não entre em contradição com os dados colocados no
novo parágrafo.
Situação de escrita
- Cada aluno participará da confecção do livro de acordo com suas habilidades.
- Alunos com dificuldade de escrita: ajudará o grupo a criar o enredo (oralmente), fazer a ilustração e pintar.
- Alunos com facilidade: redigir o texto, fazer a releitura e reescrita, capa com nomes dos autores e ilustradores e sinopse.
Obs.: é de suma importância o professor (a) fazer a devolutiva ao aluno.
SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM
Tema: Avestruz
(Mário Prata)
Publico
alvo: 5ª série (6º Ano)
Tempo
Previsto: 04 aulas
Antes
da Leitura:
Conhecimentos
prévios.
·
Vocês
conhecem um Avestruz?
·
Qual
a sua espécie?
·
Sabem
o tamanho dessa ave?
·
Sabem
como elas nascem?
·
Do
que elas se alimentam?
·
Você
sabe quem é Mário Prata?
·
Biografia
do autor.
Leitura
das imagens:
Tuma 01 - Grupo 03
Silvano Moretto, Selma Basso, Silvia
Salina,
Rosinez Miranda, Silvana Paiva, Tatiane Zago.
Texto: “Meu Primeiro Beijo”- Antonio Barreto
Antes da leitura:
- Apresentar imagens de casais se beijando para
observarem a relação. Levantar hipóteses sobre o tema “Amor” e “Beijo” justificar. Explicar que a aula tratará de uma
narrativa de tema de “Amor”.
-O professor trará
para sala e apresentará aos alunos uma
pesquisa sobre o significado do Beijo nas diversas culturas do mundo.
- Qual o significado do “Beijo”?
- A partir do título, qual será o assunto do texto?
- Você já foi beijado? Por quem? O que achou?
- Como foi seu primeiro beijo? O que você sentiu?
- Analise de musicas com tema beijo: “Já sei namorar” (
Tribalistas), “Na base do beijo” (Ivete Sangalo), “Beijo, beijinho,beijão”
(Carrossel), “Ela só pensa em beijar”( MC Leozinho). O que cada música quer
dizer? Qual o público-alvo que essas musicas querem atingir? Relacionar com o
dia-dia dos alunos.
Durante
a leitura:
- Pesquisa de palavras desconhecidas pelos alunos, usando
o dicionário.
- Leitura fragmentada para levantar hipóteses para as
seguintes questões:
- O que faz o menino ser chamado de “Cultura inútil”?
- O que o garoto quis dizer com a expressão “ Você é a
glicose do meu metabolismo”?
- Por que ele assina com uma letra minúscula?
- Você considera esse garoto um NERD?
- O que seria um “nerd”?
Depois
da leitura:
- Qual o público- alvo desse texto? Por quê?
- Qual o momento da vida dessa personagem?
- Em relação ao foco narrativo, podemos dizer que está em
primeira ou terceira pessoa? Justifique com um trecho do texto.
- Quanto tempo se passou entre o recebimento do bilhete e
o primeiro beijo?
- Qual o primeiro julgamento que a narradora faz do
primeiro beijo? Ilustre com um trecho do texto.
- Quais as mudanças que ocorreram com a
narradora-personagem em relação ao menino?
- Que estratégias o menino usou para que a menina mudasse
seu comportamento em relação a ele?
- Explique a seguinte frase: ”As contas do telefone
aumentaram, depois diminuíram”.
- Como podemos retratar o tratamento ao sentimento amor
no texto?
- Como podemos caracterizar psicologicamente as
personagens?
- O tempo dessa narrativa é psicológico ou cronológico?
Justifique com um trecho do texto.
- Em relação aos cinco elementos da narrativa,
encontre-os no texto.
Produção:
- Qual seria o desfecho desta historia? Produza o final
de sua historia de acordo com a sua imaginação.
- Produza um cartaz como se você tivesse uma barraca do
beijo e vendesse beijos para as pessoas.
-Produção de uma enquete sobre primeiro beijo, primeiro
namorado, primeiro amor, etc.
Situação de aprendizagem - Semana 1
Grupo 6 - Turma 6
Alessandra E. G. B. Fodra
Amanda Scarozza
Analúcia Neves Santana Foganholi
Ana Caroline Buoso
Graziela T. Tuísselli S. Freitas.
Regina do Carmo Massoni Fraga
Antes:
- Apresentar o nome da história;
- Trabalhar o conhecimento prévio do aluno sobre o aeroporto: profissões, o que se encontra em um aeroporto;
- A partir daí fazer uma listagem coletiva para trabalhar a ortografia dos alunos;
- Fazer levantamento o sobre o que acreditam que irá acontecer na história e anotar na lousa.
Durante:
- Iniciar a leitura do texto de formar dramatizada pelo professor e parar no ponto estratégico “[...] erguer a voz para não acordá-lo [...]”.
- Nesse ponto fazer uma dinâmica com caixa de perguntas onde alguns alunos perguntam e outros respondem sobre a personagem Pedro.
Depois:
- Pesquisa direcionada sobre o aeroporto Galeão e sobre o personagem Galeão-Cumbica da escolinha do professor Raimundo (Chico Anísio), para adquirir conhecimento maior.
- Fazer a dinâmica “Adivinhe quem sou eu”. O aluno representa ser um personagem e os demais fazendo perguntas para descobrir quem é, as respostas devem ser apenas “sim ou não”.
- Passar (trechos) passagens do filme O terminal para fazerem intertextualidade com o texto.
- Atividade de leitura e interpretação; trabalhar identificação de adjetivos e verbos.
- Produção descritiva dos colegas da classe com roda de leitura para descobrirem quem é o aluno descrito.
Assinar:
Postagens (Atom)