Páginas

sexta-feira, 17 de maio de 2013



Grupo 3 – turma 6

Situação de aprendizagem

Texto: Meu primeiro beijo

Público alvo: 8º ano

Antes da leitura:

O professor instigará os alunos, com as seguintes questões:

  • O que sugere o título do texto que vamos ler? 
  •  Alguém aqui já deu seu primeiro beijo? Como foi? 
  •  Qual seria a idade certa para se dar o primeiro beijo? 

Buscando despertar o interesse da classe, o professor mostra algumas imagens relacionadas ao tema do texto.
                                                           O beijo (Gustav klimt)


                                                              Beijo – Romero Brito


O beijo - Rodin 




Durante a exibição das imagens que poderão ser impressas ou mostradas através do datashow, o professor questiona:

  • Vocês conhecem essas imagens? Já viram em algum lugar? O que sugerem? Qual delas vocês mais gostaram? 

Após essa etapa, o professor distribui copias do texto e inicia a leitura de forma oral.

Durante a leitura

Realizar leitura compartilhada, fazendo intervenções e esclarecendo as dúvidas de vocabulário.

              Algumas questões propostas durante a leitura:

  • Quantos anos vocês acham que tem os personagens? 
  • Onde eles estão no início do texto? 
  • Como o personagem “Cultura Inútil” adquiriu os conhecimentos científicos sobre o beijo? (textos, internet, televisão...) 
  • Qual a reação da garota ao ver o “Cultura Inútil” sem óculos? 

Depois da leitura:

O professor propõe algumas questões de interpretação do texto para que respondam no caderno:

1) Qual o foco narrativo do texto? Comprovar com um trecho.

2) Por que a garota se refere ao garoto com os codinomes “Cultura inútil” e Paracelso”?

3) Quanto tempo teria durado o percurso do ônibus?

4) O que acontece com os personagens depois que descem do ônibus?

5) Os personagens , após a situação ocorrida no ônibus, iniciaram um namoro? Quanto tempo teria durado o relacionamento entre eles?

6) O texto pode ser considerado uma crônica? Por quê?

Em seguida, o professor apresenta o poema retirado do conto “O primeiro beijo” , de Clarice Lispector, lendo-o de forma bem expressiva:



Os dois murmuravam, conversavam. Tontos!

Era o amor... 

A brisa fresca entra pelos cabelos longos finos, bate no rosto; 

Apenas sentir, quieto, sem pensar... 


A sede começara, a garganta seca; 

Na boca ardente, engulia-a lentamente... 

Era morna, não tirava a sede 

Que lhe tomava o corpo inteiro. 


Sufocava, talvez minutos, apenas, 

Sua sede era de anos... 


O instinto animal, a curva... 

Entre arbustos e de olhos fechados, entreabriu os olhos 

E colocou a boca, colada, ferozmente no orifício: 

Jorrava... 


Desceu, escorrendo pelo peito até a barriga, 

A vida havia jorrado. 

Olhou-a nua. 

Estava de pé, sozinho, coração batendo fundo... 


A vida era outra, era nova, 

O encheu de susto e também de orgulho; 

Ele se tornara homem. 





Apos a leitura do poema, faz-se uma breve interpretação oral e esclarecimentos do vocabulário.

Um outro poema também poderá ser apresentado, caso o professor ache necessário:

http://poesiaebomdemais.blogspot.com.br/2010/06/primeiro-beijo.html

Na sequência, o professor propõe que os alunos façam um poema com o tema dos textos lidos.

Os alunos farão também uma produção artística relacionada ao tema. Aqui pode-se fazer um trabalho em conjunto com o professor de Arte.

Os trabalhos serão expostos em um mural, onde os poemas e as imagens serão exibidos para toda a escola. O tema do painel será: “O primeiro beijo em versos e imagens.”

Aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem , o professor dará uma atenção especial, fazendo intervenções para que esse aluno se envolva e interaja junto com os outros. Os poemas serão produzidos em duplas, onde o professor terá uma especial atenção na composição das duplas.








Grupo 5 – Turma 6 Sexta-Feira. 
Alessandra Zanolla Amaral
Ângela Colombani
Caio José Leite
Dirce Bottura
Fellipe Oliveira
Márcia Lucato Gifu

Atividade: Pausa - 9º ano
Antes da leitura:
-Perguntar aos alunos o que eles entendem por pausa;
-Perguntar o que eles fazem quando querem dar uma pausa;
-O que costumam fazer aos domingos;

Durante a leitura:
-Leitura compartilhada, com intervenções;
-Vocabulário, estudo das palavras desconhecidas pelos alunos;
-Explicação com perguntas sobre cais;













-Dando pausas, retomar o texto através de comentários dos alunos;
-inferências questionando os alunos sobre o texto:
·         O que ele vai fazer, num domingo?
·         Por que levou um lanche?
·         Você acha que ele vai encontrar com alguém? Etc...

Após a leitura:
-Após o texto colocar a música “Meu Reino – Biquíni Cavadão”, junto com a letra para os alunos, encontrarem semelhanças e diferenças na temática do texto;
-Escrever um texto sobre o que eles fazem num momento de fuga, pausa deles;
-Levantamento de hipóteses, sobre o tema do texto, a mentira, a fuga, etc...
-Escrita de um artigo de opinião em cima das hipóteses;
-Trabalho sempre em duplas ou pequenos grupos, comtemplando os alunos com maior dificuldade.

-Pode-se também fazer relações com o poema “Casamento – Adélia Prado”, sobre o relacionamento e o texto “Pausa – Mário Quintana”, sobre a pausa.

Bullying: "Conscientizar para não praticar"

http://naopraticar.blogspot.com.br/

Turma 6 Grupo 1

Leitura e interpretação do texto: Avestruz, Mário Prata 


Passo 1: O avestruz...
Levar imagens de várias aves e dentre elas, estará o avestruz. 


Pesquisa  de antecipação de leitura:
Levar os alunos para a sala de informática, dividos em duplas/trios. O aluno que tem mais dificuldade em registrar ficará responsável pela pesquisa; e o que tem mais facilidade, faz as anotações.
Pesquisar sobre o animal na sala de informática, sala de leitura: habitat, características, curiosidades, reprodução, alimentação, produtos derivados do animal para consumo.

Oralidade:

Socialização de informações e produção de uma ficha técnica; e o professor levará uma enciclopédia antiga mostrando no livro, informações para os alunos. A enciclopédia circulará na sala de aula, sob visualização dos alunos; para conhecimento.

Perguntas do professor:

Tendo em vista da pesquisa realizada:
Levantamento de hipóteses: O que o título sugere? Será uma história de avestruz? A história vai contar o que sobre o anima? Qual a seu expectativa?

Passo 2: Lendo o texto...

Leitura compartilhada, tendo em vista aquele aluno que não lê; marcando as palavras que não conhece.
Discutir os sentido das palavras marcadas, e depois a leitura pelo professor.

Depois da leitura, dar uma devolutiva quanto às expectativas.

Coinscidiu com as expectativas alcançadas?
Unir as ideias dadas à leitura.
Questões de interpretação nas duplas e trios:

1)      Confecção de uma lista de palavras novas:

2)      Ilustrar a história:


3)      Porque o narrador trocou a palavra “plantação por “criação” em “Tem uma plantação, digo, criação deles”?

4)      Qual o verbete científico que aparece no texto? Qual a sua língua?

5)      Você gostou do texto? Qual parte?

6)      Você já teve vontade de ter um animal exótico?


Atividade de Alfabetização:

Retirar um parágrafo, e dele, retirar algumas palavras e fazer um banco de palavras. Pedir para o aluno completar com as palavras que faltam.

Cortar o texto em tiras e e pedir para o aluno colocar na sequência textual.


    Produção textual:

Reescrita individual do texto.

Situação de aprendizagem – Semana 2




Grupo 6 – Turma 6
Alessandra E. G. B. Fodra
Analúcia Neves Santana Foganholi
Ana Caroline Buoso
Graziela T. Tuísselli S. Freitas.
Patrícia Mangili
Regina do Carmo Massoni Fraga






1. Objetivo da aula (6º ano): estudar recursos linguísticos de uma crônica.

  • Professor coloca a música  Beijo,beijinho,beijão  (Larissa Manoela) para ouvirem enquanto isso o próprio professor mostra fotos de 1º’s beijos, tanto de pessoas reais como em obras de artes.

  • Ir perguntando sobre qual será o tema do próximo texto a ser estudado.

  • Abordar o tema do primeiro beijo: idade, quando e com quem.

  • Quais os tipos de beijos que existem (conversar com eles sobre o assunto).

  • Entregar o texto de Antônio Barreto - ”Meu primeiro beijo”, recortado em tiras, para que em duplas o organizem (trabalhando assim a estrutura do texto).

  • Abordar os possíveis erros na sequência (porque determinada parte deve vir 1º).

  • Análise e interpretação ativando a inferência no texto (oral). Fazer perguntas que estimulem a capacidade de compreensão e recursos linguísticos: letra maiúscula, aspas, pontuação.

  • Produção de bilhetes para o professor com “cantadinhas criativas” .

  • Organizar um pequeno concurso de cantadas.

  • Selecionar alguns bilhetes com dificuldades de escrita e organização e entregar em cópias para que em duplas os reescrevam.

 

2. Produto final: A “cantadinha” vencedora do concurso deverá ser publicada no jornal da escola.

Turma: 06 / Grupo 04




Adriana Chaves

Amanda Raquel de Menezes

Claudia R. G. Ferreira

Helena Aparecida de Jesus

Natália Sabione

Siomara Arriello Gossi



SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

Tema: Avestruz (Mário Prata)

 Público alvo: 5ª Série (6º Ano)

Tempo Previsto: 04 aulas

Antes da Leitura:

Conhecimentos prévios.
    
  •   Vocês conhecem um Avestruz?
  •    Qual a sua espécie?
  •    Sabem o tamanho dessa ave?
  •    Sabem como elas nascem?
  •    Do que elas se alimentam?
  •   Vocês sabem se podemos domesticar o avestruz? 
  •   Essa ave é brava ou mansa? 
  •    Vocês sabem quem é Mário Prata?
  •    Biografia do autor :



Leitura das imagens:

 

        








Autor do texto:




Leitura do texto: "Avestruz " Mário Prata



Dividir os alunos em duplas.

Obs: Os alunos deverão ser divididos em duplas, sendo que um deverá auxiliar o outro na leitura sublinhando as palavras desconhecidas.

Atividades

1.     Interpretação do texto.
a)    Uso do dicionário.
b)    Identifique as palavras chave do texto.
c)    Qual a ideia principal do texto?


Depois da Leitura

Identifique os elementos da narrativa:


  • Tempo;
  •  Espaço;
  •  Personagens;
  •  Narrador (1ª ou 3ª pessoa);
  •  Enredo.
    
    Produção de texto.

Confecção de um livro.

Sabe-se que, num texto, todas as partes são solidárias, isto é, o significado de uma interfere no das outras. Se isso é verdade, quando um texto é bem construído, não se podem trocar suas partes sem que se altere o texto todo.
Suponha então a hipótese de que o texto de Mário Prata, no primeiro parágrafo, começasse assim:


O filho de uma grande amiga pediu, de presente pelos seus dez anos, um/a _________. Cismou, fazer o quê? Moram em um/a _______, _________.               E ela me mandou um e-mail dizendo que a culpa era minha. Sim, porque foi aqui ao lado de casa, em ________, que o menino conheceu os/as ________.


Conforme você pôde notar, não é mais possível manter o texto como está.                É preciso haverá várias alterações para que o resto do texto acompanhe a modificação que se fez no primeiro parágrafo. Continue a história do modo como você quiser, respeitando uma única regra: que a sua história não entre em contradição com os dados colocados no novo parágrafo.

Situação de escrita


  • Cada aluno participará da confecção do livro de acordo com suas habilidades.
  • Alunos com dificuldade de escrita: ajudará o grupo a criar o enredo       (oralmente), fazer a ilustração e pintar.
  •  Alunos com facilidade: redigir o texto, fazer a releitura  e reescrita, capa com   nomes dos autores e ilustradores e sinopse.
    Obs.: é de suma importância o professor (a) fazer a devolutiva ao aluno.




Turma 6 Grupo 1


SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

Tema: Avestruz (Mário Prata)
Publico alvo: 5ª série (6º Ano)
Tempo Previsto: 04 aulas
Antes da Leitura:
Conhecimentos prévios.
·         Vocês conhecem um Avestruz?
·         Qual a sua espécie?
·         Sabem o tamanho dessa ave?
·         Sabem como elas nascem?
·         Do que elas se alimentam?
·         Você sabe quem é Mário Prata?
·         Biografia do autor.
Leitura das imagens:
Tuma 01 - Grupo 03
 
Silvano Moretto, Selma Basso, Silvia Salina,
Rosinez Miranda, Silvana Paiva, Tatiane Zago.

Texto: “Meu Primeiro Beijo”- Antonio Barreto

                Antes da leitura:
- Apresentar imagens de casais se beijando para observarem a relação. Levantar hipóteses sobre o tema “Amor” e “Beijo”  justificar. Explicar que a aula tratará de uma narrativa de tema de “Amor”.
-O  professor trará para sala e apresentará  aos alunos uma pesquisa sobre o significado do Beijo nas diversas culturas do mundo.
- Qual o significado do “Beijo”?
- A partir do título, qual será o assunto do texto?
- Você já foi beijado? Por quem? O que achou?
- Como foi seu primeiro beijo? O que você sentiu?
- Analise de musicas com tema beijo: “Já sei namorar” ( Tribalistas), “Na base do beijo” (Ivete Sangalo), “Beijo, beijinho,beijão” (Carrossel), “Ela só pensa em beijar”( MC Leozinho). O que cada música quer dizer? Qual o público-alvo que essas musicas querem atingir? Relacionar com o dia-dia dos alunos.

 
                Durante a leitura:
- Pesquisa de palavras desconhecidas pelos alunos, usando o dicionário.
- Leitura fragmentada para levantar hipóteses para as seguintes questões:
- O que faz o menino ser chamado de “Cultura inútil”?
- O que o garoto quis dizer com a expressão “ Você é a glicose do meu metabolismo”?
- Por que ele assina com uma letra minúscula?
- Você considera esse garoto um NERD?
- O que seria um “nerd”?

 
                Depois da leitura:
- Qual o público- alvo desse texto? Por quê?
- Qual o momento da vida dessa personagem?
- Em relação ao foco narrativo, podemos dizer que está em primeira ou terceira pessoa? Justifique com um trecho do texto.
- Quanto tempo se passou entre o recebimento do bilhete e o primeiro beijo?
- Qual o primeiro julgamento que a narradora faz do primeiro beijo? Ilustre com um trecho do texto.
- Quais as mudanças que ocorreram com a narradora-personagem em relação ao menino?
- Que estratégias o menino usou para que a menina mudasse seu comportamento em relação a ele?
- Explique a seguinte frase: ”As contas do telefone aumentaram, depois diminuíram”.
- Como podemos retratar o tratamento ao sentimento amor no texto?
- Como podemos caracterizar psicologicamente as personagens?
- O tempo dessa narrativa é psicológico ou cronológico? Justifique com um trecho do texto.
- Em relação aos cinco elementos da narrativa, encontre-os no texto.
 

                Produção:
- Qual seria o desfecho desta historia? Produza o final de sua historia de acordo com a sua imaginação.
- Produza um cartaz como se você tivesse uma barraca do beijo e vendesse beijos para as pessoas.
-Produção de uma enquete sobre primeiro beijo, primeiro namorado, primeiro amor, etc.

situação de aprendizagem: Avestruz

Situação de aprendizagem - Semana 1



Grupo 6 - Turma 6

Alessandra E. G. B. Fodra
Amanda Scarozza
Analúcia Neves Santana Foganholi
Ana Caroline Buoso
Graziela T. Tuísselli S. Freitas.
Regina do Carmo Massoni Fraga



Antes:

  • Apresentar o nome da história;

  • Trabalhar o conhecimento prévio do aluno sobre o aeroporto: profissões, o que se encontra em um aeroporto;

  • A partir daí fazer uma listagem coletiva para trabalhar a ortografia dos alunos;

  • Fazer levantamento o sobre o que acreditam que irá acontecer na história e anotar na lousa.

Durante:

  • Iniciar a leitura do texto de formar dramatizada pelo professor e parar no ponto estratégico “[...] erguer a voz para não acordá-lo [...]”.

  • Nesse ponto fazer uma dinâmica com caixa de perguntas onde alguns alunos perguntam e outros respondem sobre a personagem Pedro.

Depois:

  • Pesquisa direcionada sobre o aeroporto Galeão e sobre o personagem Galeão-Cumbica da escolinha do professor Raimundo (Chico Anísio), para adquirir conhecimento maior.

  • Fazer a dinâmica “Adivinhe quem sou eu”. O aluno representa ser um personagem e os demais fazendo perguntas para descobrir quem é, as respostas devem ser apenas “sim ou não”.

  • Passar (trechos) passagens do filme O terminal para fazerem intertextualidade com o texto.

  • Atividade de leitura e interpretação; trabalhar identificação de adjetivos e verbos.

  • Produção descritiva dos colegas da classe com roda de leitura para descobrirem quem é o aluno descrito.