Páginas

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Situação de aprendizagem – Semana 2




Grupo 6 – Turma 6
Alessandra E. G. B. Fodra
Analúcia Neves Santana Foganholi
Ana Caroline Buoso
Graziela T. Tuísselli S. Freitas.
Patrícia Mangili
Regina do Carmo Massoni Fraga






1. Objetivo da aula (6º ano): estudar recursos linguísticos de uma crônica.

  • Professor coloca a música  Beijo,beijinho,beijão  (Larissa Manoela) para ouvirem enquanto isso o próprio professor mostra fotos de 1º’s beijos, tanto de pessoas reais como em obras de artes.

  • Ir perguntando sobre qual será o tema do próximo texto a ser estudado.

  • Abordar o tema do primeiro beijo: idade, quando e com quem.

  • Quais os tipos de beijos que existem (conversar com eles sobre o assunto).

  • Entregar o texto de Antônio Barreto - ”Meu primeiro beijo”, recortado em tiras, para que em duplas o organizem (trabalhando assim a estrutura do texto).

  • Abordar os possíveis erros na sequência (porque determinada parte deve vir 1º).

  • Análise e interpretação ativando a inferência no texto (oral). Fazer perguntas que estimulem a capacidade de compreensão e recursos linguísticos: letra maiúscula, aspas, pontuação.

  • Produção de bilhetes para o professor com “cantadinhas criativas” .

  • Organizar um pequeno concurso de cantadas.

  • Selecionar alguns bilhetes com dificuldades de escrita e organização e entregar em cópias para que em duplas os reescrevam.

 

2. Produto final: A “cantadinha” vencedora do concurso deverá ser publicada no jornal da escola.