Páginas

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Turma: 06 / Grupo 04




Adriana Chaves

Amanda Raquel de Menezes

Claudia R. G. Ferreira

Helena Aparecida de Jesus

Natália Sabione

Siomara Arriello Gossi



SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

Tema: Avestruz (Mário Prata)

 Público alvo: 5ª Série (6º Ano)

Tempo Previsto: 04 aulas

Antes da Leitura:

Conhecimentos prévios.
    
  •   Vocês conhecem um Avestruz?
  •    Qual a sua espécie?
  •    Sabem o tamanho dessa ave?
  •    Sabem como elas nascem?
  •    Do que elas se alimentam?
  •   Vocês sabem se podemos domesticar o avestruz? 
  •   Essa ave é brava ou mansa? 
  •    Vocês sabem quem é Mário Prata?
  •    Biografia do autor :



Leitura das imagens:

 

        








Autor do texto:




Leitura do texto: "Avestruz " Mário Prata



Dividir os alunos em duplas.

Obs: Os alunos deverão ser divididos em duplas, sendo que um deverá auxiliar o outro na leitura sublinhando as palavras desconhecidas.

Atividades

1.     Interpretação do texto.
a)    Uso do dicionário.
b)    Identifique as palavras chave do texto.
c)    Qual a ideia principal do texto?


Depois da Leitura

Identifique os elementos da narrativa:


  • Tempo;
  •  Espaço;
  •  Personagens;
  •  Narrador (1ª ou 3ª pessoa);
  •  Enredo.
    
    Produção de texto.

Confecção de um livro.

Sabe-se que, num texto, todas as partes são solidárias, isto é, o significado de uma interfere no das outras. Se isso é verdade, quando um texto é bem construído, não se podem trocar suas partes sem que se altere o texto todo.
Suponha então a hipótese de que o texto de Mário Prata, no primeiro parágrafo, começasse assim:


O filho de uma grande amiga pediu, de presente pelos seus dez anos, um/a _________. Cismou, fazer o quê? Moram em um/a _______, _________.               E ela me mandou um e-mail dizendo que a culpa era minha. Sim, porque foi aqui ao lado de casa, em ________, que o menino conheceu os/as ________.


Conforme você pôde notar, não é mais possível manter o texto como está.                É preciso haverá várias alterações para que o resto do texto acompanhe a modificação que se fez no primeiro parágrafo. Continue a história do modo como você quiser, respeitando uma única regra: que a sua história não entre em contradição com os dados colocados no novo parágrafo.

Situação de escrita


  • Cada aluno participará da confecção do livro de acordo com suas habilidades.
  • Alunos com dificuldade de escrita: ajudará o grupo a criar o enredo       (oralmente), fazer a ilustração e pintar.
  •  Alunos com facilidade: redigir o texto, fazer a releitura  e reescrita, capa com   nomes dos autores e ilustradores e sinopse.
    Obs.: é de suma importância o professor (a) fazer a devolutiva ao aluno.