Páginas

terça-feira, 21 de maio de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM – AVESTRUZ

GRUPO 4 – TURMA 5

Prof. Ademir de Godoy Bueno – Jaú
Prof. Jose Henrique Brás - Itaju
Prof. Jose Rubens Boso – Macatuba
Profa. Lazara Alberkon - Macatuba
Profa. Lourdes Bernadete Batistela – Jaú
Profa. Rosana Aparecida Piton Oliveira – Boraceia

SITUAÇAO DE APRENDIZAGEM – AVESTRUZ

OBJETIVOS
ü  Estudar as características do gênero textual crônica;
ü  Desenvolver estudo textual sobre diversas perspectivas e olhares;
ü  Analisar vocábulos, situações e lugares sob a perspectiva do aluno;
ü  Identificar figura de linguagem presentes na crônica – ironia;
ü  Trabalhar o sentido de cada parágrafo na historia para apreender o sentido global do texto.

TEMPO PREVISTO
ü  Entre 8 a 10 aulas.

PUBLICO ALVO
ü  Ensino fundamental – 8º ano.

CONTEÚDOS
ü  Características da crônica;
Definição da figura de linguagem – ironia;
ü  Produção de crônica, analisando a importância dos parágrafos e da noção de tempo;

COMPETENCIAS E HABILIDADES
ü  Levantamento de conhecimentos prévios sobre o cronista;
ü  Apresentação de conceito e características da crônica associada a situações do cotidiano;
ü  Identificação do tema e construção da ideia principal – tese;
ü  Localização de pistas linguísticas responsáveis pela gradativa descoberta da personagem e suas características físicas e psicológicas;
ü  Adequação do texto ao publico alvo.

ESTRATEGIAS      
ü  Elaborar leitura e análise do Cronica “Avestruz”, de Mario Prata;
ü  Antecipar conhecimentos prévios dos alunos a partir do titulo da crônica;
ü  Relacionar texto com vídeo e musica

RECURSO
ü  Livro didático;
ü  Vídeo
ü  Música
ü  Dicionários;
ü  Textos de apoio.

AVALIAÇAO
ü  Identificar características do gênero textual – crônica;
ü  Diagnosticar conhecimento prévio e posterior do aluno sobre a crônica avestruz;
ü  Produzir texto oral e escrito de crônica;
Criar quadro síntese com características do gênero crônica.

Turma 02 – Grupo 01 Avaliação de Aprendizagem do Texto “Avestruz”



                              Avaliação de Aprendizagem do Texto “Avestruz”           

Público Alvo: 9º ano / 8ª série
Tempo previsto: 04 aulas
Turma 02 – Grupo 01

1º Momento

          Após trabalhar a Situação de Aprendizagem do texto “Avestruz”, a avaliação será feita da seguinte forma:                                                                                                                      
-Oferecer aos alunos três textos diferentes em gêneros: uma crônica: “Amigos”; uma fábula: “A raposa e as uvas”; uma notícia, onde ele possa distinguir: a tipologia narrar do gênero crônica.                                                                                                           -Reconhecer qual é a crônica e justificar com características do gênero.

2º Momento
         Atividade em dupla: Produção escrita.
         Imagine que o garoto teve seu pedido atendido pela mãe, que propôs, a título de experiência; deixar cinco gaivotas passarem um final de semana no apartamento com eles.
         ( O que comeriam? Como dormiriam? O que faria com as gaivotas?...)

         *Agora você assume o papel "do amigo" e dá continuidade à história. 
Lembre-se das características da crônica narrativa:
- texto curto;
- verossimilhança;
- linguagem apropriada (conotativa);
- descontraído (com humor).

        OBS: Após a revisão textual, a dupla  entrega a produção ao professor, que poderá pedir a apresentação do resultado para toda a classe. 


 Grupo 01
Ana Claudia Rosin Mattielo
Antônia Lucia Costa de Oliveira
Ana Rita Soares da Cunha Píton
Ana Mirela Lista Francisco
Demercina Lago Coelho de Medeiros
Ivete Vargas Cruz



Atividade Situação de Aprendizagem “Meu Primeiro Beijo” Antonio Barreto.

Turma 5

Grupo 6

Componentes do grupo: Andrea Cristina Mauad Carreira Dias, Francisco Bolla, Jozeani de Souza Pereira Brasil, Rosangela Volpe Landis, Ticiana Mendes de Souza


Aquecimento/Oralidade:

Antes da atividade: perguntar o que sugere o título . Ao que remete? Tipos de beijo.

Leitura individual ( alunos com dificuldade fazer a leitura em dupla).

O aluno sem dificuldade lê para aquele que tem dificuldades, ou o próprio professor faz a leitura para estes alunos, trabalhando o ajuste de leitura.

Prática:

Interpretação do texto (elaborar questões) , referente ao texto.

Quem são os personagens da história?

Qual idade eles parecem ter?

Onde aconteceu primeiro beijo?

Quanto tempo parece durar a história?

Qual o tema abordado?

Pesquisar na internet em dupla ou trio, textos (diversos gêneros) que falem sobre o beijo.

Intertextualidade ente os textos : o que pesquisaram com o texto original, identificando semelhanças e diferenças entre os textos. 
Leitura e análise de músicas: “ Beijinho Doce”, “Beijo, Beijinho, beijão”, “ Eu já sei namorar”.

Uso da língua

Uso de dicionário:

Grafar palavras desconhecidas no texto e procurar seus significados.

Estudos de verbos no modo Imperativo.

Produção textual:

Em dupla produzir um texto lúdico em forma de receita culinária ,lembrando das características deste gênero (injuntivo/prescritivo).

Os alunos com melhor desempenho desenvolve a atividade com aluno com mais dificuldade.

Produto final:

Digitar os textos na Sala de Informática e montar um livro com esse tema, “Receitas do Meu Primeiro Beijo”, cada dupla ilustra o seu texto.

Exposição dos livros.

Elaboração de Avaliação

Grupo 1 - Turma de Terça-Feira:
 
Maria Fernanda Migliorini
Ana Angélica da Silva Cabral
Daniele Nassif Ortolani Pollini
Danielle Sega Carazzatto
Luciana Veneziane Morales Pebone
 
A partir da Situação de Aprendizagem com o texto "No Aeroporto" de Carlos Drummond de Andrade, propomos a seguinte avaliação:
 
Produção de um relato de experiência vivida (Atividade Individual)
 
Comanda:
Relate uma experiência de despedida semelhante ao que foi vivenciado no texto "No Aeroporto" de Carlos Drummond de Andrade.
 
Não esqueça de:
  1. Colocar um título adequado;
  2. Foco narrativo em 1a pessoa e verbos no pretérito (ação realizada);
  3. O texto deverá ter entre 15 e 30 linhas;
  4. Faça o rascunho e passe a limpo, com letra legível, na folha indicada.
Grupo 6 -  Turma 2 (Terça-feira)

Situação de Aprendizagem
Avaliação - Meu Primeiro Beijo - Antonio Barreto

- Debate
- Relatório Individual
- Prova Objetiva

Debate
Apos a leitura do texto "Meu Primeiro Beijo" de Antonio Barreto e da exibição do filme "Meu Primeiro Amor", será realizado um debate no qual os alunos desenvolverão a habilidade de oralidade e argumentação, aprendendo a defender uma opinião.

Relatório Individual
Será realizada a produção de um relato pessoal abordando o tema trabalhado, ou seja, cada aluno relatará sua experiencia vivenciada.

Prova Objetiva
Através de questões de múltipla escolha, o aluno mostrará seu aprendizado adquirido com a leitura do texto.



Grupo 6
Angela Ferrari Gabbia
Carmen Silvia Zenatti
Daniela Ferrari Andreoli
Mariana da Cruz Favaro Camargo
Terezinha Nigro Salles

Escola E.E. José Conti

Professora Responsável: Lúcia Aparecida de Souza

7 º Ano .Turma : Verde

 

  Segundo bimestre de 2013

 

   Leitura e análise dos textos  S. Ariosto e Um presente inesquecível

 

Objetivos principais:

  • praticar a leitura;
  • desenvolver a oralidade;
  • aprender vocabulários;
  • interpretar texto.

 

Recursos:

·         Sala de informática e DataShow

 

Metodologia

·         Pesquisa de internet

·         Após a leitura dos textos, os alunos fizeram uma pesquisa na internet sobre lugares citados nos textos, autores , vida e obras , nacionalidade e sobre o uso da internet.

·         Foi citada a Avenida Paulista , a cidade de Módena.Assim cada grupo ficou responsável por pesquisar como era a  Avenida Paulista  em 1900 e como ela é hoje .Eles  pesquisaram também o país  que se localiza Módena .

·         No segundo texto relata as experiência de uma professora com a internet, assim foi trabalhado oralmente verbos no passado e no presente .De acordo com o tema foi possível analisarmos a importância da internet em nosso cotidiano.Os alunos deram seus depoimentos sobre o uso das novas tecnologias.

 

Produto final

  • Cada grupo apresentou em DataShow as fotos e relatos .





Produto Final
Apresentação no Datashow
 
 



Cidade de Módena ( Itália)
 


Avenida Paulista
 
  
 A Autora