Páginas

terça-feira, 21 de maio de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM – AVESTRUZ

GRUPO 4 – TURMA 5

Prof. Ademir de Godoy Bueno – Jaú
Prof. Jose Henrique Brás - Itaju
Prof. Jose Rubens Boso – Macatuba
Profa. Lazara Alberkon - Macatuba
Profa. Lourdes Bernadete Batistela – Jaú
Profa. Rosana Aparecida Piton Oliveira – Boraceia

SITUAÇAO DE APRENDIZAGEM – AVESTRUZ

OBJETIVOS
ü  Estudar as características do gênero textual crônica;
ü  Desenvolver estudo textual sobre diversas perspectivas e olhares;
ü  Analisar vocábulos, situações e lugares sob a perspectiva do aluno;
ü  Identificar figura de linguagem presentes na crônica – ironia;
ü  Trabalhar o sentido de cada parágrafo na historia para apreender o sentido global do texto.

TEMPO PREVISTO
ü  Entre 8 a 10 aulas.

PUBLICO ALVO
ü  Ensino fundamental – 8º ano.

CONTEÚDOS
ü  Características da crônica;
Definição da figura de linguagem – ironia;
ü  Produção de crônica, analisando a importância dos parágrafos e da noção de tempo;

COMPETENCIAS E HABILIDADES
ü  Levantamento de conhecimentos prévios sobre o cronista;
ü  Apresentação de conceito e características da crônica associada a situações do cotidiano;
ü  Identificação do tema e construção da ideia principal – tese;
ü  Localização de pistas linguísticas responsáveis pela gradativa descoberta da personagem e suas características físicas e psicológicas;
ü  Adequação do texto ao publico alvo.

ESTRATEGIAS      
ü  Elaborar leitura e análise do Cronica “Avestruz”, de Mario Prata;
ü  Antecipar conhecimentos prévios dos alunos a partir do titulo da crônica;
ü  Relacionar texto com vídeo e musica

RECURSO
ü  Livro didático;
ü  Vídeo
ü  Música
ü  Dicionários;
ü  Textos de apoio.

AVALIAÇAO
ü  Identificar características do gênero textual – crônica;
ü  Diagnosticar conhecimento prévio e posterior do aluno sobre a crônica avestruz;
ü  Produzir texto oral e escrito de crônica;
Criar quadro síntese com características do gênero crônica.