Páginas

quarta-feira, 22 de maio de 2013


Grupo: Madalena, Cristina, Karen, Leonilda, Tatiana e Zilda.   Grupo 2    Quarta-feira

Situação de aprendizagem - Aeroporto – 6º ano

Duração: 5 a 6 aulas

1.Ativação de conhecimento de mundo; antecipação ou predição; checagem de hipóteses:

a)Perguntar aos alunos se conhecem o autor da obra;

b)Levantamento de hipóteses a partir do autor e título do texto(o que a palavra aeroporto significa para vocês? Já foram a um? Conhecem algo sobre este espaço?)

c) Leitura do texto e checagem das hipóteses – esta leitura será feita de forma fragmentada(parágrafo)

2. Localização de informações; comparação de informações; generalizações:

a)Depois da leitura dos dois primeiro parágrafos, verificar com os alunos  se é uma narrativa (espera-se que eles percebam os elementos da narrativa);

b)O tempo verbal predominante na crônica;

c) Levantamento das palavras que não são usuais para eles;

d) Quais palavras são próprias do campo semântico aeroporto;

e) Por que há repetição do nome Pedro?

3. Produção de inferência local, produção de inferência global:

a) Quem é o protagonista?

b) É possível perceber uma contradição nas expressões “muito assunto” e “embora parco de palavras”? Por que há essa contradição?

c) Por que faltam dentes ao protagonista? Por que punha tudo na boca? E incontinência urinaria é própria de qual idade?

3. Elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas; elaboração de apreciações relativos aos valores éticos e/ou morais:

a) O que acharam da obra? Da linguagem utilizada?