Páginas

quarta-feira, 22 de maio de 2013


Grupo: Madalena, Cristina, Karen, Leonilda, Tatiana e Gilda        Grupo 2: Quarta-Feira

Situação de Aprendizagem- Pausa

Duração: 5 a 6 aulas

Observação: Entregar apenas a 1ª folha

1-     Levantamento de conhecimentos prévios ( Sondagem)

a)      Perguntar o que os alunos pensam que vai ser falado no texto com esse título.

2-     Pela leitura do primeiro parágrafo, perguntar sobre o narrador, se ele é personagem ou apenas observador;

a)      Pela leitura do diálogo entre marido e mulher, inferir sobre as características dos personagens e da relação: o que está acontecendo? Quem está falando com quem? Do que essas pessoas estão falando?

b)      A partir do momento em que o personagem entra no hotel, se identificando com outro nome, o que vocês pensam que aconteceu?

c)      A partir de então, pedir para eles continuarem a história, elaborando um possível desfecho;

d)      Pedir para que os alunos que apresentam mais dificuldades façam duplas com os alunos que apresentam menos dificuldades, para que haja a interação no processo de escrita;

e)      Levar o texto para os alunos para apontamentos que os ajudem a desenvolver as habilidades de leitura e escrita;

f)        Entregar e fazer as intervenções necessárias quanto a progressão temática;

g)      Ler uma das redações produzidas pela classe;

h)      Apresentar o desfecho original e levantar disparidades e semelhanças em relação aos textos deles;

i)        Após a leitura, organizar uma dramatização, convidando os alunos que se propuseram a participar, principalmente os que apresentam dificuldades na escrita, motivando e mobilizando as habilidades orais deles.

3-     Para trabalhar a intertextualidade temática o professor deve levar a música “ Cotidiano”, de Chico Buarque e mediar uma análise paralela à crônica.