Páginas

quinta-feira, 9 de maio de 2013




Grupo __ - Turma 01:
Professores
Marilza ( EE Cônego F.Ferreira Delgado Jr.)
Surama (EE Cônego F.Ferreira Delgado Jr.)
Maria Aparecida (EE Laurindo Battaiola)
Vera ( EE Domingos  Magalhães)




Situação de Aprendizagem: texto “No aeroporto”, de Carlos Drummond de Andrade


Atividades realizadas no 9º ano D da EE Cônego Francisco Ferreira Delgado Júnior e da EE Laurindo Battaiola

Objetivos: Desenvolver e ampliar a capacidade de leitura.

Estratégias:
Antes da leitura
- Falar sobre o título e questionar:
a) O que o título sugere?
b) Você sabe o que é um aeroporto? Já ouviu falar do Galeão?
Entregar o texto aos alunos. O mesmo não apresentará o último parágrafo.

Durante a leitura
- Ler um trecho do texto (pode ser até o 3º parágrafo) e perguntar se os alunos notaram algo incomum com o personagem Pedro.
- Continuar a leitura com paradas para instigar a curiosidade dos alunos quanto ao personagem Pedro e sanar as possíveis dúvidas quanto ao vocabulário.
- Antes de ler o último parágrafo, peça aos alunos que desenhem ou recortem figuras para mostrar como imaginam Pedro e, em seguida, justifiquem suas respostas.
- Após a confecção dos desenhos e colagem, ler o final (pode ser passado na lousa) e questione a eles se o personagem era realmente o que eles esperavam ou foi uma surpresa.

Após a leitura
- Questionar e ouvir as opiniões dos alunos:
a)      Vocês  gostaram do texto?
b)      Por que você acha que o autor revelou quem era Pedro apenas no último parágrafo? Explique.
c)       O texto teria o mesmo efeito se o autor tivesse apresentado Pedro já no início do texto? Explique.








Atividade- No Aeroporto

Situação de aprendizagem: Criação da personagem – 6º ano – 6 aulas

No Aeroporto - Carlos Drummond de Andrade





Etapa 1- Oralidade

  • Prévia da leitura do texto “ No Aeroporto” Carlos Drummond de Andrade;
  • Principais características sobre crônica e conto, diferenças e semelhanças;
  • Perguntas: O que é uma crônica? O que é um conto? Quais as diferenças entre conto e crônica;
  • Leitura dirigida com inferências do professor;
  • Utilização do suporte- apresentar o veículo de informação do texto- mostrar o livro (capa, dados sobre o autor, a importância do autor, etc.)
  • Quem já foi a um aeroporto? Quem já andou de avião? Quem já viu um avião de perto? 


Etapa 2 – Produção escrita
  • Uso do dicionário: palavras desconhecidas: galeão, quadrimotor, Bach, puído, etc
  • Explorar os elementos da narrativa: foco narrativo, tempo, espaço e dar enfoque para as personagens:
  • O que é personagem, quais são as características físicas e psicológicas, quais os hábitos da personagem, e da personagem elemento surpresa da crônica;
  • Criação de um texto onde você também recebe um amigo inusitado. Utilize o mesmo recurso de suspense que Drummond utilizou;
  • Criar um personagem através de um desenho em que as características físicas sejam evidenciadas e escrever as principais características psicológicas.

Outra sugestão de Produção escrita
  • Suprimir o final da crônica, o qual nos diz que a personagem é um bebê. Pedir aos alunos que façam um desenho de acordo com as descrições oferecidas no texto, pelo narrador. Como as descrições não definem quem é essa personagem, os alunos produzirão desenhos distintos uns dos outros.

Alda Spigolon Lobo
Ana Claudia
Ana Lúcia Baldi
Fernanda
Karina
Kelly
Janete dos Santos

Situação de aprendizagem com o texto "No aeroporto" Carlos Drumond de Andrade



Grupo 01 (turma 2):
Ana Claudia Rosin Mattielo
Antônia Lucia Costa de Oliveira
Ana Rita Soares da Cunha Píton
Ana Mirela Lista Francisco
Demercina Lago Colho de Medeiros



A PRÁTICA FUNDAMENTADA NA TEORIA

Texto:" No aeroporto" ( Carlos Drummond de Andrade)

1º Momento:
- Apresentar a crônica “No aeroporto” de Carlos Drummond de Andrade.;
- Observar de onde foi retirado o texto e a  estrutura do mesmo,classificando-o em prosa ou poesia;(observando os dados de onde foi retirado, abaixo do texto)
- Questionamentos prévios :-O que o título sugere?
                                          - Do que trata o texto?
                                          - Se o autor é conhecido?(etc...)

2º Momento:
- Realizar uma leitura colaborativa, fazendo inferências sobre o vocabulário desconhecido ao aluno,como o:
- Conhecimento "de mundo": Aeroporto, Galeão, quadrimotor, Bach.
- Vocabulário: entretermos, parcos, ostensiva;  (adjetivos) hóspede ameno, motivo plausível, , ritos sagrados;  a utilização da expressão     “azul maneira de olhar-me”,para caracterizar.
- A partir de uma síntese semântica, contextualizar a  época da produção, valores e costumes, comparando-os com os dias atuais;
- Apropriar-se de um  texto literário (funcionalidade do texto).


Atividades - Texto: "No Aeroporto"


Integrantes do Grupo 1 - Turma 3 (terça-feira):

Maria Fernanda Migliorini
Ana Angélica da Silva Cabral
Daniele Nassif Ortolani Pollini
Danielle Sega Carazzatto
Luciana Veneziani Morales Peboni

1) Antes da leitura:
  • Audição da música "Encontros e Despedidas" de Milton Nascimento e fazer a relação com o título do texto "No Aeroporto";
  • Levantamento de hipóteses sobre as sensações e situações que remetem ao título do texto (Perguntas norteadoras: quem já esteve no aeroporto? E em outros lugares parecidos? O que foram fazer lá?)
2) Durante a leitura:
  • Esclarecimento de palavras desconhecidas, a partir de inferências;
  • Construção do significado do texto, a partir de pausas na leitura, valorizando o suspense do texto.
3) Após a leitura:
  • Registrar, coletivamente, a intertextualidade citada pelos alunos;
  • Construção da síntese semântica do texto oralmente;
  • Produzir um relato de uma experiência vivenciada pelo aluno, a partir do tema do texto.



Atividade:  Situação de Aprendizagem “No aeroporto”, de Carlos Drummond de Andrade.

Grupo 6 - Turma 5
Componentes do grupo: Andrea Cristina Mauad Carreira Dias, Francisco Bolla, Jozeani de Souza Pereira Brasil, Rosangela Volpe Landis, Ticiana Mendes de Souza

Oralidade:

Antecipação ou prévia em relação ao texto :

  • O que sugere o título?


Características do texto narrativo:


  • Personagem
  • Narrador – foco narrativo
  • Espaço
  • Tempo
  • Clímax
  • Enredo
  • Desfecho


Leitura do texto compartilhada (Entregar uma cópia para cada aluno):


  • Do que fala o texto?
  • Quem é o personagem principal?
  • Vocês sabiam quem era uma criança de um ano?
  • Quais são as indicações do texto que indicam que é uma criança?


Praticando:

1ª atividade: Montar um tabela com:


  • Personagens
  • Foco narrativo
  • Espaço
  • Tempo
  • Clímax
  • Enredo
  • Desfecho


2ª atividade: Pesquisa na sala de informática sobre textos, gênero crônicas (Intertextualidade):

  • Escolher uma crônica
  • Fazer a leitura compartilhada
  • Levantamento de hipóteses
  • Comparação com a 1ª crônica
  • O tema é o mesmo?
  • O que tem de diferente?


Trabalhar no coletivo:

Montar uma segunda tabela com as características da narrativa e comparar com a primeira:


  • Personagem
  • Foco narrativo
  • Espaço
  • Tempo
  • Clímax
  • Desfecho


Trabalhar característica da crônica :


  • Poucas personagens
  • Texto curto
  • Tom de humor
  • Aborda tema do cotidiano 


3ª etapa

  • Trabalhar uma história em  H.Q que retome ao mesmo tema sobre aeroportos, mostrando assim a intertextualidade.
  • Finalizar com uma pesquisa sobre o autor Carlos Drummond de Andrade e com o filme "Um Tira no jardim da Infância".





Sequência didática – No aeroporto- Carlos Drummond de Andrade

Elizabete Luchesi Mori

Graziela Carla Marineli Chernardi

Jussara Keller Ceroch Pereira

Ana Maria Cantú Vieira das Chagas

Patrícia Alessandra Mangili

Turma 5- Grupo 1


1) Ativação de conhecimento prévio sobre aeroporto. Perguntar sobre o que eles acham que um texto com esse título pode abordar.

Pedir que observem as informações paratextuais: O autor, a fonte. Levar uma imagem de aeroporto e discutir temas possíveis desse texto.


2) Iniciar a leitura. Durante a leitura, o professor para e começa a perguntar sobre quem é Pedro. Depois pede para que eles falem algumas características do Pedro e coloque num painel.


3) Além disso, durante a leitura, o professor pode perguntar sobre informações do texto e palavras desconhecidas. Pedir que entendam o significado da palavra pelo contexto. Questionar sobre o narrador. Quem é ele? Criação de hipóteses e perguntas para a criação de inferências.

4) Após a leitura. Checagem das hipóteses: Vocês imaginavam que era uma criança? Voltem ao texto, que dicas o autor nos forneceu para deduzirmos que era uma criança?

5) Em seguida, podemos trabalhar as relações afetivas – relações de amizades. Podemos ter amigos mais velhos? Qual o valor de uma amizade? Observem o cuidado que ele tem com Pedro. Você cuida assim dos seus amigos? Explicar a finalidade do texto. Atentar para o trabalho estilístico do autor, pensando na faixa etária dos alunos.

6) Levar músicas que abordem a relação de amizade. (Cantores: Luan Santana- Música: Amigos pela fé, e Claudinho e Bochecha- música: Fico assim sem você). Estabelecer intertextualidade. Qual a relação do texto de Drummond com a música.

7) Ver mensagens de internet que falam de amigos. Trabalhar a finalidade do gênero.

8) Por último, criar uma situação de escrita. Uma carta a um amigo ou narrativa que conte uma história de uma grande amizade. Pedir que deixem um suspense de quem seria esse amigo.