Páginas

quinta-feira, 9 de maio de 2013




Grupo __ - Turma 01:
Professores
Marilza ( EE Cônego F.Ferreira Delgado Jr.)
Surama (EE Cônego F.Ferreira Delgado Jr.)
Maria Aparecida (EE Laurindo Battaiola)
Vera ( EE Domingos  Magalhães)




Situação de Aprendizagem: texto “No aeroporto”, de Carlos Drummond de Andrade


Atividades realizadas no 9º ano D da EE Cônego Francisco Ferreira Delgado Júnior e da EE Laurindo Battaiola

Objetivos: Desenvolver e ampliar a capacidade de leitura.

Estratégias:
Antes da leitura
- Falar sobre o título e questionar:
a) O que o título sugere?
b) Você sabe o que é um aeroporto? Já ouviu falar do Galeão?
Entregar o texto aos alunos. O mesmo não apresentará o último parágrafo.

Durante a leitura
- Ler um trecho do texto (pode ser até o 3º parágrafo) e perguntar se os alunos notaram algo incomum com o personagem Pedro.
- Continuar a leitura com paradas para instigar a curiosidade dos alunos quanto ao personagem Pedro e sanar as possíveis dúvidas quanto ao vocabulário.
- Antes de ler o último parágrafo, peça aos alunos que desenhem ou recortem figuras para mostrar como imaginam Pedro e, em seguida, justifiquem suas respostas.
- Após a confecção dos desenhos e colagem, ler o final (pode ser passado na lousa) e questione a eles se o personagem era realmente o que eles esperavam ou foi uma surpresa.

Após a leitura
- Questionar e ouvir as opiniões dos alunos:
a)      Vocês  gostaram do texto?
b)      Por que você acha que o autor revelou quem era Pedro apenas no último parágrafo? Explique.
c)       O texto teria o mesmo efeito se o autor tivesse apresentado Pedro já no início do texto? Explique.