Grupo __ - Turma 01:
Professores
Professores
Marilza ( EE Cônego F.Ferreira Delgado Jr.)
Surama (EE Cônego F.Ferreira Delgado Jr.)
Maria Aparecida (EE Laurindo Battaiola)
Vera ( EE Domingos Magalhães)
Situação de Aprendizagem: texto “No aeroporto”, de Carlos Drummond de Andrade
Atividades realizadas no 9º ano D da EE Cônego Francisco Ferreira Delgado Júnior e da EE Laurindo Battaiola
Objetivos: Desenvolver e ampliar a capacidade de leitura.
Estratégias:
Antes da leitura
- Falar sobre o título e questionar:
a) O que o título sugere?
b) Você sabe o que é um aeroporto? Já ouviu falar do Galeão?
Entregar o texto aos alunos. O mesmo não apresentará o
último parágrafo.
Durante a leitura
- Ler um trecho do texto (pode ser até o 3º parágrafo) e
perguntar se os alunos notaram algo incomum com o personagem Pedro.
- Continuar a leitura com paradas para instigar a
curiosidade dos alunos quanto ao personagem Pedro e sanar as possíveis dúvidas
quanto ao vocabulário.
- Antes de ler o último parágrafo, peça aos alunos que
desenhem ou recortem figuras para mostrar como imaginam Pedro e, em seguida,
justifiquem suas respostas.
- Após a confecção dos desenhos e colagem, ler o final (pode
ser passado na lousa) e questione a eles se o personagem era realmente o que
eles esperavam ou foi uma surpresa.
Após a leitura
- Questionar e ouvir as opiniões dos alunos:
a)
Vocês
gostaram do texto?
b)
Por que você acha que o autor revelou quem era
Pedro apenas no último parágrafo? Explique.
c)
O texto teria o mesmo efeito se o autor tivesse
apresentado Pedro já no início do texto? Explique.
MUITO LEGAL, CRIAR IMAGENS COM RECORTES
ResponderExcluirParabéns Professoras!
ResponderExcluirÉ muito bom ver que nossos professores já estão aplicando em sala de aula o que produziram nos encontros. Abçs a todos e meu muito obrigada....vcs são demais...
ResponderExcluirElana- PCNP de LEM