Páginas

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Atividade- No Aeroporto

Situação de aprendizagem: Criação da personagem – 6º ano – 6 aulas

No Aeroporto - Carlos Drummond de Andrade





Etapa 1- Oralidade

  • Prévia da leitura do texto “ No Aeroporto” Carlos Drummond de Andrade;
  • Principais características sobre crônica e conto, diferenças e semelhanças;
  • Perguntas: O que é uma crônica? O que é um conto? Quais as diferenças entre conto e crônica;
  • Leitura dirigida com inferências do professor;
  • Utilização do suporte- apresentar o veículo de informação do texto- mostrar o livro (capa, dados sobre o autor, a importância do autor, etc.)
  • Quem já foi a um aeroporto? Quem já andou de avião? Quem já viu um avião de perto? 


Etapa 2 – Produção escrita
  • Uso do dicionário: palavras desconhecidas: galeão, quadrimotor, Bach, puído, etc
  • Explorar os elementos da narrativa: foco narrativo, tempo, espaço e dar enfoque para as personagens:
  • O que é personagem, quais são as características físicas e psicológicas, quais os hábitos da personagem, e da personagem elemento surpresa da crônica;
  • Criação de um texto onde você também recebe um amigo inusitado. Utilize o mesmo recurso de suspense que Drummond utilizou;
  • Criar um personagem através de um desenho em que as características físicas sejam evidenciadas e escrever as principais características psicológicas.

Outra sugestão de Produção escrita
  • Suprimir o final da crônica, o qual nos diz que a personagem é um bebê. Pedir aos alunos que façam um desenho de acordo com as descrições oferecidas no texto, pelo narrador. Como as descrições não definem quem é essa personagem, os alunos produzirão desenhos distintos uns dos outros.

Alda Spigolon Lobo
Ana Claudia
Ana Lúcia Baldi
Fernanda
Karina
Kelly
Janete dos Santos