Páginas

quinta-feira, 9 de maio de 2013



Sequência didática – No aeroporto- Carlos Drummond de Andrade

Elizabete Luchesi Mori

Graziela Carla Marineli Chernardi

Jussara Keller Ceroch Pereira

Ana Maria Cantú Vieira das Chagas

Patrícia Alessandra Mangili

Turma 5- Grupo 1


1) Ativação de conhecimento prévio sobre aeroporto. Perguntar sobre o que eles acham que um texto com esse título pode abordar.

Pedir que observem as informações paratextuais: O autor, a fonte. Levar uma imagem de aeroporto e discutir temas possíveis desse texto.


2) Iniciar a leitura. Durante a leitura, o professor para e começa a perguntar sobre quem é Pedro. Depois pede para que eles falem algumas características do Pedro e coloque num painel.


3) Além disso, durante a leitura, o professor pode perguntar sobre informações do texto e palavras desconhecidas. Pedir que entendam o significado da palavra pelo contexto. Questionar sobre o narrador. Quem é ele? Criação de hipóteses e perguntas para a criação de inferências.

4) Após a leitura. Checagem das hipóteses: Vocês imaginavam que era uma criança? Voltem ao texto, que dicas o autor nos forneceu para deduzirmos que era uma criança?

5) Em seguida, podemos trabalhar as relações afetivas – relações de amizades. Podemos ter amigos mais velhos? Qual o valor de uma amizade? Observem o cuidado que ele tem com Pedro. Você cuida assim dos seus amigos? Explicar a finalidade do texto. Atentar para o trabalho estilístico do autor, pensando na faixa etária dos alunos.

6) Levar músicas que abordem a relação de amizade. (Cantores: Luan Santana- Música: Amigos pela fé, e Claudinho e Bochecha- música: Fico assim sem você). Estabelecer intertextualidade. Qual a relação do texto de Drummond com a música.

7) Ver mensagens de internet que falam de amigos. Trabalhar a finalidade do gênero.

8) Por último, criar uma situação de escrita. Uma carta a um amigo ou narrativa que conte uma história de uma grande amizade. Pedir que deixem um suspense de quem seria esse amigo.