Páginas

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Atividade com o texto "Avestruz"


Grupo: Cidinha, Claudete, Marilza, Surama e Vera

ATIVIDADE COM O TEXTO “AVESTRUZ” ( 9º Ano )
Antes
- Fazer cópias do texto para os alunos;
- Levantamento dos conhecimentos prévios. Ex:
. Você sabe o que é um avestruz? Desenhe e descreva-o.
Durante
- Em duplas, fazer a leitura do texto;
- Fazer levantamento das palavras desconhecidas; uso do dicionário.
- Leitura compartilhada;
Depois
- Questões de entendimento do texto:
a) Quem narra a história?
b) Que tipo de texto é esse? Narração, descrição ou um texto de opinião?
c) A que gênero pertence o texto Avestruz?
d) Onde reside o menino?
e) Qual o motivo da indignação da mãe quanto ao presente ofertado?
f) Quais as características da crônica?
g) Qual era a verdadeira intenção do garoto ao fazer esses pedidos?
Produção escrita
. Pesquisar sobre o avestruz e reescrever o trecho,  mudando a descrição utilizada pelo autor Mário Prata pela descrição informativa. Observar qual das descrições deixou o texto mais interessante.
. Imagine que o animal de desejo do menino seja um leão. Seguindo o exemplo do autor, elabore um parágrafo argumentativo, convencendo o menino a mudar de opinião.

Situação de Aprendizagem - Turma 2 - Grupo 6


Situação de aprendizagem  "Meu primeiro beijo"  de Antônio Barreto
Antes da leitura

- O titulo do texto "Meu primeiro beijo" faz lembrar de que moimento em sua vida?
- Quem se lembra do seu primeiro beijo e como foi?
- Alguém já assistiu ao filme "Meu primeiro Amor"?

Durante a leitura
-  Realizar a leitura compartilhada com a formação de grupos de alunos que apresentam mais dificuldades com outros que apresentam menos dificuldades.
-  Procurar palavras desconhecidas no dicionário com a ajuda do colega e do professor.
-  Exibição do filme:  "Meu primeiro Amor".

 
 
 
 
 
 
 



Depois da leitura
- Após a leitura do texto: "Meu primeiro beijo"  e a exibição do filme, os alunos produzirão  um relato pessoal sobre o tema  abordado.

 Grupo 6 – Terça-feira
Angela Ferrari Gabbia
Carmen Silvia Zenatti
Daniela Ferrari Andreoli
Mariana Cruz Favaro
Terezinha Nigro Salles

Situação de aprendizagem – Gênero Narrativo - Características da tipologia textual “Crônica”
9º ano – 4 a 6 aulas
Grupo 2
Alda
Ana Claudia
Ana Lucia
Fernanda
Karina
Kelly
Janete
Material
Texto principal – Conto “Pausa” ( Moacyr Scliar)
Textos de apoio:
 História em Quadrinhos: Hagar ( Dik Browne e Chris Browne)






 Crônica Lírica ( faz uso da nostalgia) : Apelo (Dalton Trevisan)
Amanhã faz um mês que a Senhora está longe de casa. Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina. Não foi ausência por uma semana: o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem de relance no espelho.
Com os dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos poucos: a pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada. Toda a casa era um corredor deserto, até o canário ficou mudo. Não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui beber com os amigos. Uma hora da noite eles se iam. Ficava só, sem o perdão de sua presença, última luz na varanda, a todas as aflições do dia.
            Sentia falta da pequena briga pelo sal no tomate  meu jeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? Às suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham. Não tenho botão na camisa. Calço a meia furada. Que fim levou o saca-rolha? Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando. Venha para casa, Senhora, por favor.

Etapa 1- Oralidade
v  Prévia da leitura do texto“Pausa” ( Moacyr Scliar );
v  Principais características sobre crônica e conto, diferenças e semelhanças;  Crônica é uma narrativa informal, breve, ligada à vida cotidiana, com linguagem coloquial. Pode ter um tom humorístico ou um toque de crítica indireta, especialmente, quando aparece em seção ou artigo de jornal, revistas e programas da TV.. 
Conto é um texto narrativo breve, e de ficção, geralmente em prosa, que conta situações rotineiras, anedotas e até folclores (conto popular). Caracteriza-se por personagens previamente retratados. Inicialmente, fazia parte da literatura oral.
v  Leitura dirigida com inferências do professor;
v  Utilização do suporte- apresentar o veículo de informação do texto- mostrar o livro (capa, dados sobre o autor, a importância do autor, etc.)
v  Utilização dos textos de apoio para localizar os implícitos do texto principal (o relacionamento do casal em questão, instigar os alunos com questões – Por que será que o marido foi dormir o domingo todo em um hotel? O casal tinha um bom relacionamento? Será que a mentira é a melhor maneira de se resolver os problemas? Em ambas as crônicas,será que existia realmente um sentimento verdadeiro entre as personagens?)


Etapa 2 – Produção escrita
v  Trabalho em Grupo (fazer os grupos aproximando as dificuldades de aprendizagem);
v  Uso do dicionário, se identificadas palavras desconhecidas;
v  Explorar os elementos da narrativa: foco narrativo, tempo, espaço e  personagens;
v  Produzir um texto aproximando-se das características da tipologia “crônica” utilizando o foco narrativo em 1ª pessoa, como se fosse a personagem feminina que passou o domingo todo sozinha.


Outra sugestão de Produção escrita
v  Utilizar o texto “Apelo” apenas no final da situação de aprendizagem, entregá-lo aos grupos com os parágrafos separados e fazer a organização da sequência textual.





NO AEROPORTO



Turma: 06
Grupo: 04

Professoras:   Adriana Chaves,  Amanda Raquel de Menezes, Helena Aparecida de Jesus, Claudia R. G. Ferreira, Siomara, Natália.
                       

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - NO AEROPORTO
Série: 7º ano 
Tempo previsto: 4 aulas.
Gênero: Crônica Literária.
Objetivo: Compreender o Gênero “Crônica”.
Conteúdos e temas: "No Aeroporto" Carlos Drummond de Andrade.

Sugestões : som da turbina de avião ( para a leitura do texto “No Aeroporto”) para projetar as imagens do aeroporto, do quadrimotor e a biografia de Carlos Drummond de Andrade.  
O professor poderá relacionar o texto de Carlos Drummond com o Poema do Aeroporto (Samuel Quintans);
Música: “Cartão postal” (Rita Lee).

Imagens: 
   


           



                                          
   

Recursos:notebook, data show, caixa de som, cabo p2p10,

Avaliação:

  •         Registros sobre a participação nas discussões.
  •          Produção de texto (crônica).
  •          Leitura do texto produzido pelos alunos e a sua reescrita devem ser considerados.
  •          Correção dos textos elaborados pelos educandos;
  •         Devolutiva dos acertos e erros apresentados nos textos.

1º Passo:

Sondagem.

1.      Vocês já conhecem um aeroporto?
2.      Se não conhecem, como vocês imaginam que seja?
3.      O que as pessoas fazem neste lugar?
4.      Como vocês imaginam uma história cujo título se refere: “No aeroporto”?


Obs: Ouvir os alunos até que eles possam escrever e o acompanhamento questionador e investigativo é fundamental. O exercício constante de propor questões e ajudar os alunos a responder é uma das chaves da investigação.



2º Passo:




No Aeroporto
Carlos Drummond de Andrade
  
Viajou meu amigo Pedro. Fui levá-lo ao Galeão, onde esperamos três horas o seu quadrimotor. Durante esse tempo, não faltou assunto para nos entretermos, embora não falássemos da vã e numerosa matéria atual. Sempre tivemos muito assunto, e não deixamos de explorá-la a fundo. Embora Pedro seja extremamente parco de palavras e, a bem dizer, não se digne pronunciar nenhuma. Quando muito, emite sílabas; o mais é conversa de gestos e expressões, pelos quais se faz entender admiravelmente. É o seu sistema.
Passou dois meses e meio em nossa casa, e foi hóspede ameno. Sorria para os moradores, com ou sem motivo plausível. Era a sua arma, não direi secreta, porque ostensiva. A vista da pessoa humana lhe dá prazer. Seu sorriso foi logo considerado sorriso especial, revelador de suas intenções para com o mundo ocidental e o oriental e em particular o nosso trecho de rua. Fornecedores, vizinhos e desconhecidos, gratificados com esse sorriso (encantador, apesar da falta de dentes), abonam a classificação.
Devo admitir que Pedro, como visitante, nos deu trabalho: tinha horários especiais, comidas especiais, roupas especiais, sabonetes especiais, criados especiais. Mas sua simples presença e seu sorriso compensariam providências e privilégios maiores. Recebia tudo com naturalidade, sabendo-se merecedor das distinções, e ninguém se lembraria de achá-lo egoísta ou inoportuno. Suas horas de sono — e lhe apraz dormir não só à noite como principalmente de dia — eram respeitadas como ritos sacros a ponto de não ousarmos erguer a voz para não acordá-lo. Acordaria sorrindo, como de costume, e não se zangaria com a gente, porém é que não nos perdoaríamos o corte de seus sonhos. Assim, por conta de Pedro, deixamos de ouvir muito concerto para violino e orquestra, de Bach, mas também nossos olhos e ouvidos se forraram à tortura da TV. Andando na ponta dos pés, ou descalços, levamos tropeções no escuro, mas sendo por amor de Pedro não tinha importância.
Objeto que visse em nossa mão, requisitava-o. Gosta de óculos alheios (e não os usa), relógios de pulso, copos, xícaras e vidros em geral, artigos de escritório, botões simples ou de punho. Não é colecionador; gosta das coisas para pegá-las, mirá-las e (é seu costume ou sua mania, que se há de fazer) pô-las na boca. Quem não o conhecer dirá que é péssimo costume, porém duvido que mantenha este juízo diante de Pedro, de seu sorriso sem malícia e de suas pupilas azuis — porque me esquecia de dizer que tem olhos azuis, cor que afasta qualquer suspeita ou acusação apressada sobre a razão íntima de seus atos.
Poderia acusá-lo de incontinência, porque não sabia distinguir entre os cômodos, e o que lhe ocorria fazer, fazia em qualquer parte? Zangar-me com ele porque destruiu a lâmpada do escritório? Não. Jamais me voltei para Pedro que ele não me sorrisse; tivesse eu um impulso de irritação, e me sentiria desarmado com a sua azul maneira de olhar-me. Eu sabia que essas coisas eram indiferentes à nossa amizade — e, até, que a nossa amizade lhes conferia caráter necessário, de prova; ou gratuito, de poesia e jogo.
Viajou meu amigo Pedro. Fico refletindo na falta que faz um amigo de um ano de idade a seu companheiro já vivido e puído. De repente o aeroporto ficou vazio.
Extraído de: Cadeira de balanço. Rio de Janeiro, Livraria José Olympio Editora, 1976, p. 61, 62.

3º Passo:

Vocabulário



4º Passo

1.      Quem é o autor do texto e o que vocês sabem sobre ele?

2.      A que gênero pertenceria esse texto?
3.     Quem é Pedro?
4.     Qual o grau de parentesco do narrador com Pedro?
5.      Aponte algumas características de Pedro e indique quais chamam a atenção do narrador.
6.       Observe as diferentes formas que o autor usou para fazer referências à cor dos olhos do neto. Observe também que ele começa falando dos olhos e termina por referir-se ao olhar. Que efeito de sentido tem esse deslocamento na discriminação que o autor faz do neto?
7.      Também há nessa crônica, pontos em que o autor diz as coisas com certo humor. Identifique-os.
8.      A viagem do neto faz o cronista pensar na vida. Que sentimento ele
expressa no final do texto?
9.      Em que momento da leitura você teve a certeza de que Pedro é um bebê?
10. Quais as marcas linguísticas que permitiram perceber isso ao longo do
texto?


5º Passo: 
Avaliação ( Produção de texto).

6º Passo:
Correção e devolutiva.






GRUPO 3 – TURMA 4 - 2º ENCONTRO PRESENCIAL



Claudinéia

Evelin

Karin

Marielli

Regina

Vera Lúcia



SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM – MEU PRIMEIRO BEIJO



· Objetivo: trabalhar a diversidade em sala de aula.

· Material necessário: texto Meu Primeiro Beijo de Antônio Barreto e filme Meu primeiro amor.

· Organização da sala: alunos agrupados em duplas (seguindo seleção do professor – alunos com mais dificuldade sendo auxiliado por alunos com menos dificuldade).



Procedimentos de leitura



· Antes da leitura

  •  Apresentar o suporte que se encontra esse texto (Livro: A balada do primeiro amor). 

  •  Disponibilizar uma cópia do texto para cada dupla. 

  •  Explorar o título: o que se espera de um texto chamado Meu Primeiro Beijo? 

  •  Ouvir hipóteses apresentadas pelos alunos. 



· Durante a leitura

  •  Fazer a leitura na íntegra. 

  •  Sempre que necessário, fazer os esclarecimentos de palavras como: INÚTIL, PARACELSO, PERDIGOTO, etc. 

  •  Abrir plenária para comentários e expor as impressões. 



· Após a leitura

  •  Questionar: vocês já vivenciaram essa experiência? Para vocês, qual a importância do beijo? Quais são os outros tipos de beijo e o que eles demonstram? 

  •  Ouvir as hipóteses apresentadas. 



Proposta de atividade

· Após a leitura do texto, responda:



01) O narrador do texto é feminino ou masculino? Justifique sua resposta com um trecho do texto.



02) Qual é o foco narrativo do texto?



03) Pelos nomes das disciplinas que aparecem no texto, qual é a idade aproximada do casal? Localizem, no texto, outras palavras que comprovam sua hipótese.



04) Por que o “Cultura Inútil” recebe esse apelido?



05) O que vocês acham que significa ser “virgem” em algum assunto?



06) Busque no dicionário o significado das palavras abaixo e registre-o na forma como você entendeu.

a) glicose

b) metabolismo

c) perdigoto

d) instinto



07) Agora, construa frases usando essas novas palavras.



08) Observe um trecho da letra da música Meu primeiro amor, regravado por Bruno e Marrone, e responda:





[...]

Você nem sequer se lembra
De ouvir a voz desse sofredor
Que implora por seus carinhos
Só um pouquinho do seu amor



Meu primeiro amor
Foi como uma flor
Que desabrochou e logo morreu
Nesta solidão, sem ter alegria

[...]






· Assinale a alternativa que retoma o mesmo tema apresentado no texto de Antônio Barreto.

a) “E também não sei por que: resolvi dar chance para ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar” e “Achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente”.

b) “Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração ofegante” e “Cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio e aí ficamos apaixonados por várias semanas”.

c) “ o Culta tinha me mandado um dos seus milhares de bilhetinhos” e “Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram... e foi ficando nisso”.

d) “Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas de mulher...” e “Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível!”.



09) Retorne ao texto e observe o modo de falar de cada personagem e responda: elas são iguais ou apresentam diferença. Justifique.



10) Reconte, em forma de ilustração, a história do texto.

11) Seu professor irá passar cenas do filme Meu primeiro amor. Logo após, discuta com seus pares e registre suas observações a cerca do que vocês entenderam sobre o texto e o filme.



12) Construa um texto coletivo baseando-se nas observações feitas em duplas.

Situação de Aprendizagem - Turma 2 - Grupo 6

Situação de aprendizagem "No aeroporto" de Carlos Drummond de Andrade

 Série: 8º ano
 Tempo previsto: 4 a 6 aulas
 Tema: Viagem
 Objetivo: Compreender as características do gênero “Anúncio Publicitário”
 Conteúdo: Texto de apoio “No Aeroporto” – Carlos Drummond de Andrade

 Estratégias:

 Antes da Leitura
 Ativação do conhecimento prévio a partir das seguintes questões
 - Você conhece um Aeroporto?
 -  Já viajou de avião?
 - Conhece alguém que já tenha viajado de avião?
 -  A partir do titulo “No Aeroporto”, qual será o assunto abordado no texto?

Durante a leitura
Através de inferências, pistas serão dadas aos alunos para a formulação de hipóteses para conferir ao longo da leitura se as hipóteses e os conhecimentos dos alunos se confirmaram.

 Depois da leitura
 Leitura e análise do texto compartilhada
 Analise de anúncios publicitários diversos para compreender e identificar características do gênero.

 Avaliação: Produção de um Anúncio Publicitário com o tema “Viagem”.

 Recursos: revistas, data show, folders, livro didático.


Grupo 6 Turma 2 - Terça- feira

 Angela Ferrari Gabia
 Carmen Silvia Zenatti
 Daniela Ferrari Andreolli
 Mariana Favaro Cruz
 Therezinha Nigro Salles





Estratégias e recursos da aula Primeira etapa: Professor: apresente as imagens abaixo aos alunos e peça-lhes que observem com atenção a relação apresentada entre os personagens. Solicite que façam o levantamento de hipóteses sobre o tema da aula (Amor) e justifiquem essas hipóteses levantadas. http://universohq.com/quadrinhos/2008/imagens/LOVE_BAMBAM-e-PEDRITA.jpg http://universohq.com/quadrinhos/2008/imagens/LOVE_ZE-CARIOCA-e-ROSINHA.jpg http://universohq.com/quadrinhos/2008/imagens/LOVE_TINA.jpg Após os alunos levantarem as hipóteses, esclareça que a aula tratará de obras, textos, mídia… com o tema amor. - Providencie uma cópia do texto abaixo para os alunos Texto I Meu Primeiro Beijo Antonio Barreto É dificil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E sabem com quem? Com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eu nem ele sabíamos exatamente o que era "o beijo". Só de filme. Estávamos virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim... Não sei se numa aula de Biologia ou de Química, o Culta tinha me mandado um dos seus milhares de bilhetinhos: " Você é a glicose do meu metabolismo. Te amo muito! Paracelso" E assinou com uma letrinha miúda: Paracelso. Paracelso era outro apelido dele. Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas de mulher...E também não sei por que: resolvi dar uma chance pra ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar. No dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa. No ônibus, veio com o seguinte papo: - Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia? - Fiz cara de desentendida. Mas ele continuou: - Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12 calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. - Aí ele tomou coragem e pegou na minha mão. Mas continuou salivando seus perdigotos: - A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg de albumina; 0,18 g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo menos 250 bactérias... Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu e, tremendo, tirou seus óculos, tirou os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para que eu descobrisse que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes. E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente. Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração ofegante. Seus lábios tocaram os meus. Primeiro de leve, depois com mais força, e então nos abraçamos de bocas coladas, por alguns segundos. E de reperente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto , juntos, o abismo do primeiro beijo. Desci, cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio, e aí ficamos apaixonados por vária semanas. Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram...e foi ficando nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível! BARRETO, Antonio. Meu primeiro beijo. Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-6. - Peça aos alunos que façam uma leitura silenciosa do texto e depois leia-o você em voz alta para que eles ouçam. - Faça, oralmente, as seguintes perguntas aos alunos:  Vocês já conheciam esse texto?  O que acharam dele?  Qual o tema tratado no texto?  A seu ver, qual o público alvo desse texto? Explique. - Após esse pequeno debate, entregue aos alunos uma cópia das atividades propostas abaixo. Exercícios: 1.O texto que você leu faz parte da obra Balada do primeiro amor, de Antonio Barreto. Nele, a protagonista é uma adolescente, Larissa, que no trecho lido conta um momento importante de sua vida. a) Que momento é esse? b) Quando e onde aconteceu? c) Com quem ela viveu essa experiência? d) Qual o ponto de vista da narrativa: primeira ou terceira pessoa? Justifique com trechos do texto. e) Qual o efeito causado por essa escolha do ponto de vista? - Professor: na última pergunta, espera-se que o aluno perceba que, ao contar uma história em primeira pessoa, o autor consegue exprimir mais veracidade e mais emoção. 2. Releia o texto e procure pistas que o ajudem a responder as questões abaixo. a) O que faz o menino ser chamado de “Cultura Inútil” e “Culta”? Justifique sua resposta. b) Quanto tempo se passou entre o recebimento do bilhete e o primeiro beijo? Justifique. 3.Como você pode constatar, no primeiro parágrafo, a narradora muda de opinião a respeito da experiência do primeiro beijo. a) Qual é o primeiro julgamento que ela faz? Retire do texto um trecho que ilustre sua resposta. b) E o segundo julgamento? Ilustre também com um trecho do texto. 4. Aponte mudanças que ocorreram com a narradora-personagem em relação ao menino. 5. Que estratégia o menino usou para que a menina mudasse seu comportamento em relação a ele? 6. Releia “(...) tínhamos transposto, juntos, o abismo do primeiro beijo.” A expressão em negrito contém uma figura de linguagem. a) Que figura é essa? b) A que se refere essa figura? 7. O que o trecho “(...) as contas do telefone aumentaram, depois diminuíram...” quer dizer? 8. Que opção melhor retrata o tratamento dado ao sentimento amor no texto? a) O amor infinito, disposto a enfrentar qualquer barreira. b) O amor como sentimento não correspondido, vivido e sofrido por apenas um ser. c) O amor como descoberta feita por dois seres, que vão tirando lições das histórias vividas. d) O amor idealizado, perfeito, fruto de uma paixão ardente que nunca se acaba. 9. No texto, não fica claro qual o desfecho da narrativa. A seu ver, como terminou essa história? - Dê tempo para que os alunos façam as atividades e depois corrija esses exercícios oralmente. Ouça as respostas dadas por eles e complete-as, caso necessário. Segunda etapa: - Professor: retomando o texto lido anteriormente, destaque com os alunos os elementos da narrativa. - Apresente para os alunos (em transparências, cópias de textos ou mesmo no quadro) as seguintes teorias. “A narração é um relato centrado num fato ou acontecimento; há personagens a atuar e um narrador que relata a ação. O tempo e o ambiente (ou cenário) são outros elementos importantes na estrutura da narração.O enredo, ou trama, ou intriga, é, podemos dizer, o esqueleto da narrativa, aquilo que dá sustentação à história, ou seja, é o desenrolar dos acontecimentos. Geralmente, o enredo está centrado num conflito, responsável pelo nível de tensão da narrativa; podemos ter um conflito entre o homem e o meio natural (como ocorre em alguns romances modernistas), entre o homem e o meio social, até chegarmos a narrativas que colocam o homem contra si próprio (como ocorre em romances introspectivos).” Fonte: http://lportuguesa.malha.net/content/view/42/1/ - Relembre o texto lido ( Meu Primeiro Beijo, de Antonio Barreto) e peça que os alunos, oralmente, indiquem o enredo do trecho, destacando o conflito apresentado. - Apresente então outra parte da teoria. “Os seres que atuam, isto é, que vivem o enredo, são as personagens. Em geral a personagem bem construída representa uma individualidade, apresentando, inclusive, traços psicológicos distintos. Há personagens que não representam individualidades, mas sim tipos humanos, identificados antes pela profissão, pelo comportamento, pela classe social, enfim, por algum traço distintivo comum a todos os indivíduos dessa categoria. E há também personagens cujos traços de personalidade ou padrões de comportamento são extremamente acentuados (às vezes tocando o ridículo); nesses casos, muito comuns em novelas de televisão, por exemplo, temos personagens caricaturais.” “O ambiente é o espaço por onde circulam personagens e se desenrola o enredo.” Fonte: http://lportuguesa.malha.net/content/view/42/1/ “Toda narrativa tem uma duração, ocorre num certo segmento de tempo. O tempo da narrativa envolve várias dimensões: os acontecimentos podem ser narrados de forma mais ou menos rápida, em diferentes ordens temporais (cronológicas ou não); cobrindo períodos longos ou curtos de tempo; localizados em diferentes épocas e assim por diante.” Fonte: Português: Língua e Cultura, Volume Único - Carlos Alberto Faraco – 1ª edição. Editora: Do Brasil - Ano: 2003 - Professor: peça que os alunos pontuem, oralmente, tais elementos apresentados no texto lido. Para isso faça perguntas como:  Quais os personagens envolvidos no texto lido Meu Primeiro Beijo ?  No texto, há personagens secundários?  Pontue alguns traços psicológicos notados nos personagens.  Em que espaço se dão os acontecimentos?  O tempo da narrativa é apresentado de forma cronológica ou não? A trama cobre um período longo ou curto de tempo? - Peça sempre que os alunos justifiquem suas respostas. Quando for pertinente, solicite-lhes que destaquem trechos do texto que ilustrem as respostas dadas. - Professor: acesse o link abaixo e passe o vídeo para os alunos assistirem em aula. Se preferir, leve-os até a sala de informática para que eles mesmos acessem o vídeo na internet. Link para baixar o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=3LUH8ovUAF0&feature=related Texto II Eduardo E Mônica Legião Urbana Composição: Renato Russo Quem um dia irá dizer/Que existe razão?/Nas coisas feitas pelo coração?/E quem irá dizer/Que não existe razão?/Eduardo abriu os olhos, mas não quis se levantar/Ficou deitado e viu que horas eram/Enquanto Mônica tomava um conhaque/No outro canto da cidade, como eles disseram.../Eduardo e Mônica um dia se encontraram sem querer/E conversaram muito mesmo pra tentar se conhecer.../Um carinha do cursinho do Eduardo que disse:/"Tem uma festa legal, e a gente quer se divertir/"Festa estranha, com gente esquisita/"Eu não 'to' legal, não aguento mais birita/"E a Mônica riu, e quis saber um pouco mais/Sobre o boyzinho que tentava impressionar/E o Eduardo, meio tonto, só pensava em ir pra casa/"É quase duas, eu vou me ferrar.../"Eduardo e Mônica trocaram telefone/Depois telefonaram e decidiram se encontrar/O Eduardo sugeriu uma lanchonete,/Mas a Mônica queria ver o filme do Godard/Se encontraram então no parque da cidade/A Mônica de moto e o Eduardo de camelo/O Eduardo achou estranho, e melhor não comentar/Mas a menina tinha tinta no cabelo/Eduardo e Mônica era nada parecidos/Ela era de Leão e ele tinha dezesseis/Ela fazia Medicina e falava alemão/E ele ainda nas aulinhas de inglês/Ela gostava do Bandeira e do Bauhaus De Van Gogh/ e dos Mutantes, de Caetano e de Rimbaud/E o Eduardo gostava de novela/E jogava futebol-de-botão com seu avô/Ela falava coisas sobre o Planalto Central/Também magia e meditação/E o Eduardo ainda tava no esquema "escola, cinema,clube, televisão"./E mesmo com tudo diferente, veio mesmo, de repente/Uma vontade de se ver/E os dois se encontravam todo dia/E a vontade crescia como tinha de ser.../Eduardo e Mônica fizeram natação, fotografia/Teatro, artesanato, e foram viajar/A Mônica explicava pro Eduardo/Coisas sobre o céu, a terra, a água e o ar.../Ele aprendeu a beber, deixou o cabelo crescer/E decidiu trabalhar/E ela se formou no mesmo mês/Que ele passou no vestibular/E os dois comemoraram juntos/E também brigaram juntos, muitas vezes depois/E todo mundo diz que ele completa ela/E vice-versa, que nem feijão com arroz/Construíram uma casa há uns dois anos atrás/Mais ou menos quando os gêmeos vieram/Batalharam grana, seguraram legal/A barra mais pesada que tiveram/Eduardo e Mônica voltaram pra Brasília/E a nossa amizade dá saudade no verão/Só que nessas férias, não vão viajar/Porque o filhinho do Eduardo tá de recuperação/Ah! Ahan!/E quem um dia irá dizer/Que existe razão/Nas coisas feitas pelo coração?/E quem irá dizer/Que não existe razão! Disponível em http://letras.terra.com.br/legiao-urbana/22497/ - Distribua a letra da música para os alunos e proponha as seguintes perguntas que poderão ser realizadas oralmente ou por escrito:  O que há em comum entre a música ouvida agora e o texto lido Meu Primeiro Beijo? (Espera-se que os alunos percebam a semelhança na temática dos dois textos – amor, relacionamentos)  Podemos dizer que a música ouvida é uma narrativa? Por quê?  Quais os personagens apresentados na música?  O narrador é personagem ou observador? Justifique sua resposta.  Os acontecimentos narrados acontecem de forma mais ou menos rápida? A ordem é cronológica ou não? Cobrem um período longo ou curto de tempo?  A história se passa em um espaço delimitado? Destaque do texto trechos que se referem ao espaço.  Que fato deu origem à narrativa?  Fica claro na música o desfecho da narrativa? Qual é o desfecho?  A seu ver, a visão do amor aqui apresentada é a mesma do texto anterior? Justifique. Assistir ao video clip da música acima com o propósito de comparar o video e a música Terceira etapa: -Distribua para os alunos o texto abaixo. Texto III TRAGÉDIA BRASILEIRA Manuel Bandeira Misael, funcionário da Fazenda, com 63 anos de idade, conheceu Maria Elvira na Lapa, - prostituída, com sífilis, dermite nos dedos, uma aliança empenhada e os dentes em petição de miséria.Misael tirou Maria Elvira da vida, instalou-a num sobrado no Estácio, pagou médico, dentista, manicura... Dava tudo quanto ela queria. Quando Maria Elvira se apanhou de boca bonita, arranjou logo um namorado.Misael não queria escândalo. Podia dar uma surra, um tiro, uma facada. Não fez nada disso: mudou de casa. Viveram três anos assim. Toda vez que Maria Elvira arranjava namorado, Misael mudava de casa. Os amantes moraram no Estácio, Rocha, Catete, Rua General Pedra, Olaria, Ramos, Bonsucesso, Vila Isabel, Rua Marquês de Sapucaí, Niterói, Encantado, Rua Clapp, outra vez no Estácio, Todos os Santos, Catumbi, Lavradio, Boca do Mato, Inválidos... Por fim na Rua da Constituição, onde Misael, privado de sentidos e de inteligência, matou-a com seis tiros, e a polícia foi encontrá-la caída em decúbito dorsal, vestida de organdi azul. Disponível em: http://www.plataforma.paraapoesia.nom.br/2005mbsil.htm - Peça aos alunos que façam uma leitura silenciosa e depois sugira que cada um leia uma parte do texto. - Após a leitura, ressalte a semelhança na temática desse texto com a dos demais textos trabalhados até agora. Peça que produzam e entreguem a você um pequeno texto tratando das diferenças e semelhanças do tratamento dado aos relacionamentos nos textos trabalhados. Solicite que apontem o texto que retrata melhor o amor vivido nos tempos de hoje. - Após dar tempo para produzirem o texto solicitado, passe para eles as atividades propostas abaixo. Atividades Como você já sabe, um texto narrativo deve responder a algumas perguntas básicas: O QUÊ? – o(s) fato(s) que determina(m) a história; QUEM ? _ a personagem ou personagens; COMO? _ o enredo, o modo como se tecem os fatos; ONDE? _ o lugar ou lugares da ocorrência; QUANDO? _ o momento ou momentos em que se passam os fatos; POR QUÊ? _ a causa do acontecimento. 1.O texto que você acabou de ler é do tipo narrativo. Assim sendo, destaque os elementos pontuados acima: •O quê? •Quem? •Como? •Onde? •Quando? •Por quê? 2. "Convencionalmente, o enredo da narração pode ser assim estruturado: •exposição (apresentação das personagens e/ou do cenário e/ou da época), •desenvolvimento (desenrolar dos fatos apresentandos complicação e clímax) e •desfecho (arremate da trama). Entretanto, há diferentes possibilidades de se compor uma trama, seja iniciá-la pelo desfecho, construí-la apenas através de diálogos, ou mesmo fugir ao nexo lógico de episódios.Escritores (romancistas, contistas, novelistas) não compõem um texto estritamente narrativo. O que eles produzem é um tecido literário em que aparecem, além da narração, segmentos descritivos e dissertativos.As narrativas mais longas podem explorar mais detalhadamente as noções de tempo – cronológico (marcado pelas horas, por datas) ou psicológico (marcado pelo fluxo do inconsciente) – e de espaço (cenário, paisagem, ambiente).O envolvimento de várias personagens e os múltiplos núcleos de conflito em torno de uma situação também são comuns nas narrativas extensas.” Fonte: http://www.mundovestibular.com.br/articles/4202/1/NARRACAO---TEORIAS-E-TEXTOS/Paacutegina1.html. Quanto à estrutura da narrativa convencional, destaque do texto Tragédia Brasileira os seguintes trechos: •a exposição •o desenvolvimento •o desfecho - Professor: dê tempo para os alunos fazerem as atividades e depois as corrija oralmente. É importante que você leia com os alunos os trechos teóricos apresentados e vá explanando melhor, esclarecendo as dúvidas que forem surgindo. Análise e discussão oral com a obra “O Beijo” Pedir aos alunos pesquisa sobre outras obras de arte com o mesmo tema. Recursos Complementares Para mais informações, acesse:  http://educacao.uol.com.br/portugues/narrativa-literaria.jhtm  http://www.radames.manosso.nom.br/retorica/notlit.htm  http://blogs.abril.com.br/singrandohorizontes/2008/09/que-narracao.html Avaliação Professor: a avaliação deve ser feita ao longo das aulas, com a correção dos exercícios, observação da fixação dos conteúdos, desenvolvimento e envolvimento dos alunos durante o projeto. Outra atividade avaliativa é a produção de um texto narrativo, conforme proposta a seguir: •Após estudarmos três textos narrativos com a temática dos relacionamentos pessoais, chegou sua vez de produzir uma narrativa sobre o mesmo tema: relacionamento, amor, paixão. Para isso, pense em todos os elementos da narrativa estudados (enredo, personagens, tempo, espaço, exposição, desenvolvimento, desfecho) e mãos à obra. Não esqueça de revisar seu texto antes de entregá-lo ao professor. Professor: corrija os textos e proponha a reescrita de acordo com as orientações dadas. G3: Flávia, Débora, Andresa, Patrícia, Cristiane, Vânia.

Situação de Aprendizagem "O beijo"