Páginas

quarta-feira, 15 de maio de 2013


Situação de aprendizagem – Gênero Narrativo - Características da tipologia textual “Crônica”
9º ano – 4 a 6 aulas
Grupo 2
Alda
Ana Claudia
Ana Lucia
Fernanda
Karina
Kelly
Janete
Material
Texto principal – Conto “Pausa” ( Moacyr Scliar)
Textos de apoio:
 História em Quadrinhos: Hagar ( Dik Browne e Chris Browne)






 Crônica Lírica ( faz uso da nostalgia) : Apelo (Dalton Trevisan)
Amanhã faz um mês que a Senhora está longe de casa. Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina. Não foi ausência por uma semana: o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem de relance no espelho.
Com os dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos poucos: a pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada. Toda a casa era um corredor deserto, até o canário ficou mudo. Não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui beber com os amigos. Uma hora da noite eles se iam. Ficava só, sem o perdão de sua presença, última luz na varanda, a todas as aflições do dia.
            Sentia falta da pequena briga pelo sal no tomate  meu jeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? Às suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham. Não tenho botão na camisa. Calço a meia furada. Que fim levou o saca-rolha? Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando. Venha para casa, Senhora, por favor.

Etapa 1- Oralidade
v  Prévia da leitura do texto“Pausa” ( Moacyr Scliar );
v  Principais características sobre crônica e conto, diferenças e semelhanças;  Crônica é uma narrativa informal, breve, ligada à vida cotidiana, com linguagem coloquial. Pode ter um tom humorístico ou um toque de crítica indireta, especialmente, quando aparece em seção ou artigo de jornal, revistas e programas da TV.. 
Conto é um texto narrativo breve, e de ficção, geralmente em prosa, que conta situações rotineiras, anedotas e até folclores (conto popular). Caracteriza-se por personagens previamente retratados. Inicialmente, fazia parte da literatura oral.
v  Leitura dirigida com inferências do professor;
v  Utilização do suporte- apresentar o veículo de informação do texto- mostrar o livro (capa, dados sobre o autor, a importância do autor, etc.)
v  Utilização dos textos de apoio para localizar os implícitos do texto principal (o relacionamento do casal em questão, instigar os alunos com questões – Por que será que o marido foi dormir o domingo todo em um hotel? O casal tinha um bom relacionamento? Será que a mentira é a melhor maneira de se resolver os problemas? Em ambas as crônicas,será que existia realmente um sentimento verdadeiro entre as personagens?)


Etapa 2 – Produção escrita
v  Trabalho em Grupo (fazer os grupos aproximando as dificuldades de aprendizagem);
v  Uso do dicionário, se identificadas palavras desconhecidas;
v  Explorar os elementos da narrativa: foco narrativo, tempo, espaço e  personagens;
v  Produzir um texto aproximando-se das características da tipologia “crônica” utilizando o foco narrativo em 1ª pessoa, como se fosse a personagem feminina que passou o domingo todo sozinha.


Outra sugestão de Produção escrita
v  Utilizar o texto “Apelo” apenas no final da situação de aprendizagem, entregá-lo aos grupos com os parágrafos separados e fazer a organização da sequência textual.