Páginas

segunda-feira, 13 de maio de 2013



Grupo 5 - Turma 2:
Ana Paula Toratti
Dolores Darcy Tidei de Ungaro
Claudemir Zani
Flávia Aparecida Dias Negrelli
Isabela Manoel
Janete Santos



SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

1º Encontro presencial


Série: 7º ano

Gênero: Crônica Literária

Objetivo: Compreender o gênero crônica.


1- Preparar a sala para apresentação do texto: "No Aeroporto" Carlos Drummond de Andrade:

· Apresentar o texto no data show, suprimindo o final do texto para criar expectativas e questões (como: se já conhecem o texto ou viram em algum lugar, se já leram);
· Levantamento de hipóteses;
· Questionar sobre o título; perguntas do tipo: O título faz você reconhecer a história? Sobre qual assunto você acha que será abordado no texto? O título pressupõe o quê?
· Apresentar o texto no portador do texto (sala de aula ou sala de leitura);
· Tecer pequenos comentários sobre o autor, ou seja, se o aluno conhece se já leu algo sobre ele ou até mesmo se já ouviu alguém falar sobre ele;
· Fazer uma prévia mais acentuada sobre a vida e a obra do autor;
· Contextualizar a época, ou seja, a escola literária predominante;
· Levantar as características do gênero em estudo (crônica);
· Fixar na parede em papel cartolina as características da crônica;
· Proposta de leitura de outro texto para verificação por parte do aluno das características da crônica; justificando o porquê do gênero.


2- Produção de texto (crônica); logo após a produção os textos deverão ser recolhidos para correção.

3- Será apresentada uma devolutiva sobre a produção realizada.



Grupo 3, turma 1

Grupo 6 - Turma 2:
Professores:
Francieli
Ana Rosa
Adnaldo
José Luís 
Antenor André


Situação de aprendizagem com o conto “Meu primeiro beijo”, de Antônio Barreto

Antes da leitura
Antecipação do tema ou ideia principal do texto baseados na capa do livro Balada do primeiro amor local onde o conto Meu primeiro beijo se encontra explorando os elementos verbais e não verbais.




Levantamento prévio dos alunos sobre o assunto. Questões orientadoras: O que é uma balada? O que é um beijo? Qual a relação do beijo com a afetividade? O que vem a ser o toque?
Definição dos objetivos da leitura: provocar um debate sobre orientação afetiva dos alunos e família.



Durante a leitura
Leitura colaborativa, pois a mesma proporciona aos alunos as inferências necessárias para a melhor compreensão do texto.

Exploração: os tipos de beijo, o que é uma cultura inútil, as reações químicas provocadas pelo beijo.

Questões orientadoras para a exploração: O beijo dos pais é igual ao beijo que a menina deu no ônibus? Provoca as mesmas reações e emoções? Qual a importância do primeiro beijo? O que é considerado uma cultura inútil? Vocês sabiam que o beijo provoca todas essas transformações químicas no ser humano?

Contextualização através de discussão do beijo dentro de outras culturas.


Depois da leitura
Para ilustrar, trabalho com as músicas Beijo, beijinho, beijão (Carrossel) que traz o beijo como uma atitude singela e inocente. Letra abaixo:

Beijo, beijo, beijo, beijo
Beijnho, beijão
Todo dia tem um beijo na televisão.
O galã beija a mocinha
A netinha, o vovô
A mamãe beija o bebê bem lá no popô
Beijo, um beijo,
Também desejo beijar
Tem o beijo estalado
O Beijo tão bom
Tem o beijo bitoquinha
O beijo beijão
Tem o beijo de cinema
Beijo de amor
Tem o beijo do amigo
O beijo de dor.
Será que tem beijo ruim?
Não sei
Mas também tem beijo bem bom
Bem Bom
Beijo, beijo, beijoqueiro
Beijo,beijo,beijo,beijo
Beijo, Beijar é tão bom.
Beijo, beijo, beijo, beijo
Beijinho, beijão
Beijo,beijo,beijo,beijo
Beijinho, beijão
Quando o vento bate forte, vem beijo apertado
Quando a chuva tá caindo, vem beijo molhado
Quando a gente tá no mar, tem beijo salgado
O primeiro beijo é sempre o beijo lembrado
Beijo, um beijo,
Também desejo beijar
Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá
Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá
Será que tem beijo ruim?
Não sei
Mas também tem beijo bem bom
Bom bom
Beijo, beijo, beijoqueiro
Beijo, beijo, beijo, beijo
Beijo, beijar é tão bom



Em comparação com a música Beijei um, beijei dois, beijei três do grupo Forró do Miúdo, que vulgariza o beijo.
Já beijei um
ja beijei dois
já beijei três
ja beijei quatro
beijei cinco
beijei seis
e no sétimo eu me apaixonei
pra confirnar eu beijei todos de uma vez
já beijei um
ja beijei dois
já beijei três
ja beijei quatro
beijei cinco
beijei seis
e no sétimo eu me apaixonei
mais para o dez ainda ta faltando três
a gente quando acorda com vontade
de beijar é uma beleza, mais que beleza
hoje que não vai ser diferente
eu vou beijar a noite inteira (a noite inteira)
eu ja venho acordando cedo ir pra praia bronzear
pra namorar, ficar
hoje como tou com muita sorte
demorou vou abalar
já beijei um
ja beijei dois
já beijei três
ja beijei quatro
beijei cinco
beijei seis
e no sétimo eu me apaixonei
pra confirmar eu beijei todos de uma vez
já beijei um
ja beijei dois
já beijei três
ja beijei quatro
beijei cinco
beijei seis
e no sétimo eu me apaixonei
mais para o dez ainda ta faltando três
Apreciação das músicas.

Há a possibilidade de propor a interdisciplinaridade com a disciplina de Ciências que aborda em seu currículo os aspectos biológicos, físicos e químicos do corpo humano.

Avaliação da situação de aprendizagem

Por meio das discussões propostas, o professor é capaz de avaliar o desenvolvimento dos alunos dentro da situação.



Grupo __ - Turma __
Professores:


TURMA 1 – GRUPO 5
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
CRÔNICA “PAUSA” (MOACYR SCLIAR)

A)     Para você, o que é  “PAUSA”?
B)      O que sugere a você um texto cujo titulo é “PAUSA”

LEITURA COMPARTILHADA DOS DOIS PRIMEIROS PARÁGRAFOS PARA LEVANTAMENTO DE HIPÓTESES.
A)     Quem seria o Samuel?
B)      Para onde ele vai?
C)      Por que está saindo?

LEITURA COMPARTILHADA DO TEXTO ATÉ A PARTE EM QUE SAMUEL  VESTE-SE E SAI DO HOTEL.
A)     Você saberia identificar o gênero do texto?
B)      Quais as características desse gênero?
C)      Você conhece algum autor de crônicas?

SUGERIR QUE OS ALUNOS CRIEM EM DUPLA UM FINAL PARA A CRÔNICA.
APÓS A PRODUÇÃO ,SOCIALIZAÇÃO DOS DIFERENTES FINAIS. DEPOIS LEITURA DO FINAL ORIGINAL.
PRODUTO FINAL
Fotografar cenas do cotidiano, criando a partir delas, uma crônica.
Confecção de um mural com fotos e texto.
Fazer uma intertextualidade com o poema “STOP” de Carlos Drummond de Andrade.
Poema:  “cota zero”  (Carlos Drummond de Andrade)
Cota zero
Stop.
A vida parou.
Ou foi o automóvel?

Falar sobre: A importância da pausa na música, pausa para um cafezinho, pausa  nas atividades do dia-a-dia, nas atividades de esporte como natação e musculação.



Turma 1 – Grupo2 – Segundo Encontro Presencial.


Grupo 2 - Turma 1

Professores: Milena, Sandra, Regina, Roseli, Márcia, Sílvia, Thiago.

--------------------------------------------------


Criação de uma situação de aprendizagem. 


Texto: Pausa (Moacyr Scliar)

--------------------------------------------------

I - Atividade Pré-Leitura:

· Apresentar a seguinte imagem para a sala:




. A partir da visualização da imagem pelos alunos, questioná-los sobre qual a função dessa tecla no controle remoto/videogame. Em quais momentos utilizamos.
· Trabalhar com o significado que podemos inferir do título do conto “Pausa” a partir da ideia retirada da análise da imagem.
· Colocar a música “Paciência – Lenine” para tocar.







· Definir o significado da palavra “pausa”.
· Em quais momentos de nossa vida precisamos de uma “pausa”.


II - Atividade durante a leitura:

· Leitura do texto feita pelo professor.
· Ao deparar-se com palavras desconhecidas, pedir para que falem “pausa”, e então, marcar as palavras para uma posterior pesquisa no dicionário.
· Perceber as “pausas” do texto marcadas pelo uso da pontuação.


III - Atividade Pós-Leitura:

· Pesquisa de palavras desconhecidas no dicionário em duplas. (No caso de algum aluno tiver mais dificuldade, colocá-lo junto de algum que tenha mais facilidade para realizar a atividade).
· Levantar questionamentos acerca da rotina e correria diária que enfrentamos.
· Reflexão sobre a pausa que Samuel dava todo domingo e as possíveis causas desse ato.

--------------------------------------------------



Atividade com o dicionário no Oitavo ano Laranja - E.E. José Conti - Igaraçu do Tietê
--------------------------------------------------

TURMA 1 – GRUPO 5- SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM


TURMA 1 – GRUPO 5


SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

CRÔNICA “PAUSA” (MOACYR SCLIAR)

A) Para você, o que é “PAUSA”¿

B) O que sugere a você um texto cujo titulo é “PAUSA”

LEITURA COMPARTILHADA DOS DOIS PRIMEIROS PARÁGRAFOS PARA LEVANTAMENTO DE HIPÓTESES.

A) Quem seria o Samuel¿

B) Para onde ele vai¿

C) Por que está saindo¿

LEITURA COMPARTILHADA DO TEXTO ATÉ A PARTE EM QUE SAMUEL VESTE-SE E SAI DO HOTEL.

A) Você saberia identificar o gênero do texto¿

B) Quais as características desse gênero¿

C) Você conhece algum autor de crônicas¿

SUGERIR QUE OS ALUNOS CRIEM EM DUPLA UM FINAL PARA A CRÔNICA.

APÓS A PRODUÇÃO ,SOCIALIZAÇÃO DOS DIFERENTES FINAIS. DEPOIS LEITURA DO FINAL ORIGINAL.

PRODUTO FINAL

Fotografar cenas do cotidiano, criando a partir delas, uma crônica.

Confecção de um mural com fotos e texto.

Fazer uma intertextualidade com o poema “STOP” de Carlos Drummond de Andrade.

"No Aeroporto" Carlos Drummond de Andrade


Grupo 6 - Turma 4 (Quarta Feira}:
Maria Lizette
Mônica
Olga
Carmem Luciene
Vanessa
Heloisa



Situação de Aprendizagem

Texto: No Aeroporto ( Carlos Drummond de Andrade)


Público Alvo: 6º Ano (proposta 4 aulas)



ANTES DA LEITURA

1-Levantamento do conhecimento prévio do aluno

-O que o título sugere?

-Diferença entre “O Aeroporto e No Aeroporto”

- Quais sentimentos o tema desperta?


DURANTE A LEITURA

2-Localização de informações, comparações, generalizações.

-Levantamento das palavras dificultadoras da leitura, hipóteses de significados.

-Conflito interno.

3-Inferências.

- Leitura pausada para levantamento de hipóteses e construção do personagem.

 - Acréscimo de características criando e quebrando expectativas.

4-Recuperação do contexto de produção.

-Resgate do título ao final da leitura.


PRODUÇÃO TEXTUAL

A partir da construção indireta, construir a descrição de Pedro de forma direta.






Grupo 4 - Francieli, Ana Rosa, Adnaldo, José Luís, Antenor André

Grupo __ - Turma __
Professores:


 Situação de aprendizagem

No aeroporto, Carlos Drummond de Andrade

Parte 1. Proporcionar uma discussão com os alunos buscando levantar o conhecimento prévio a respeito do tema do texto através de sondagem em uma roda de conversa.

Questões orientadoras: O que é um aeroporto? Alguém já viajou de avião? O que será que esse texto vai nos falar? O que significa requerer cuidados especiais? O que é ter um hóspede? Vocês conhecem esse autor?

Parte 2. Leitura silenciosa e individual para o primeiro contato com o texto buscando grifar as palavras desconhecidas para atividades posteriores.

Parte 3. Leitura compartilhada ou colaborativa do texto, proporcionando ao aluno pausas para inferências e feedback de compreensão textual.
Nesse momento, os alunos podem localizar, comparar e generalizar as informações levantadas no momento de antecipação que foi feito na roda de conversa.

Questões orientadoras: A opinião de vocês mudou desde o momento antes de ler o texto? Alguém imaginou que o texto falava o tempo todo de uma criança de 1 ano? Alguma opinião era semelhante ao que aconteceu no texto?

Parte 4. Trabalho com os dicionários para buscar o aumento do vocabulário dos alunos, elaboração de uma ficha de leitura portando os dados da leitura e a sequência dos fatos ocorridos na narrativa.
Trabalho com a estrutura textual do gênero crônica e suas características. Instigar os alunos a buscarem outros gêneros textuais.

Parte 5. Uso de outros textos para aumentar o repertório e o conhecimento de nossos alunos.
Imagens sobre o tema do texto

 





Após a explanação acerca do assunto e das imagens, o uso de duas charges para aumentar o criticidade dos alunos, bem como o conhecimento de mundo.




Perguntas orientadoras: O que essas charges retratam? Qual é o problema enfrentado tanto por brasileiros quanto em outros aeroportos mundiais? Alguém já viu alguma reportagem a respeito disso? Quais são os possíveis motivos para o atraso dos aviões? De quem é a responsabilidade?

Parte 6. Levantar uma discussão acerca do “ser especial” que aparece no texto. O que pensamos quando lemos que o hóspede era especial? Somos preconceituosos ou fingimos não ser? Vocês gostaram das leituras feitas acerca da crônica?

Parte 7. Avaliação: Produção de um cartaz ilustrativo para chamar a atenção dos outros alunos a lerem essa crônica e outras  presentes na sala de leitura.