Páginas

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Grupo 3, turma 1

Grupo 6 - Turma 2:
Professores:
Francieli
Ana Rosa
Adnaldo
José Luís 
Antenor André


Situação de aprendizagem com o conto “Meu primeiro beijo”, de Antônio Barreto

Antes da leitura
Antecipação do tema ou ideia principal do texto baseados na capa do livro Balada do primeiro amor local onde o conto Meu primeiro beijo se encontra explorando os elementos verbais e não verbais.




Levantamento prévio dos alunos sobre o assunto. Questões orientadoras: O que é uma balada? O que é um beijo? Qual a relação do beijo com a afetividade? O que vem a ser o toque?
Definição dos objetivos da leitura: provocar um debate sobre orientação afetiva dos alunos e família.



Durante a leitura
Leitura colaborativa, pois a mesma proporciona aos alunos as inferências necessárias para a melhor compreensão do texto.

Exploração: os tipos de beijo, o que é uma cultura inútil, as reações químicas provocadas pelo beijo.

Questões orientadoras para a exploração: O beijo dos pais é igual ao beijo que a menina deu no ônibus? Provoca as mesmas reações e emoções? Qual a importância do primeiro beijo? O que é considerado uma cultura inútil? Vocês sabiam que o beijo provoca todas essas transformações químicas no ser humano?

Contextualização através de discussão do beijo dentro de outras culturas.


Depois da leitura
Para ilustrar, trabalho com as músicas Beijo, beijinho, beijão (Carrossel) que traz o beijo como uma atitude singela e inocente. Letra abaixo:

Beijo, beijo, beijo, beijo
Beijnho, beijão
Todo dia tem um beijo na televisão.
O galã beija a mocinha
A netinha, o vovô
A mamãe beija o bebê bem lá no popô
Beijo, um beijo,
Também desejo beijar
Tem o beijo estalado
O Beijo tão bom
Tem o beijo bitoquinha
O beijo beijão
Tem o beijo de cinema
Beijo de amor
Tem o beijo do amigo
O beijo de dor.
Será que tem beijo ruim?
Não sei
Mas também tem beijo bem bom
Bem Bom
Beijo, beijo, beijoqueiro
Beijo,beijo,beijo,beijo
Beijo, Beijar é tão bom.
Beijo, beijo, beijo, beijo
Beijinho, beijão
Beijo,beijo,beijo,beijo
Beijinho, beijão
Quando o vento bate forte, vem beijo apertado
Quando a chuva tá caindo, vem beijo molhado
Quando a gente tá no mar, tem beijo salgado
O primeiro beijo é sempre o beijo lembrado
Beijo, um beijo,
Também desejo beijar
Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá
Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá
Será que tem beijo ruim?
Não sei
Mas também tem beijo bem bom
Bom bom
Beijo, beijo, beijoqueiro
Beijo, beijo, beijo, beijo
Beijo, beijar é tão bom



Em comparação com a música Beijei um, beijei dois, beijei três do grupo Forró do Miúdo, que vulgariza o beijo.
Já beijei um
ja beijei dois
já beijei três
ja beijei quatro
beijei cinco
beijei seis
e no sétimo eu me apaixonei
pra confirnar eu beijei todos de uma vez
já beijei um
ja beijei dois
já beijei três
ja beijei quatro
beijei cinco
beijei seis
e no sétimo eu me apaixonei
mais para o dez ainda ta faltando três
a gente quando acorda com vontade
de beijar é uma beleza, mais que beleza
hoje que não vai ser diferente
eu vou beijar a noite inteira (a noite inteira)
eu ja venho acordando cedo ir pra praia bronzear
pra namorar, ficar
hoje como tou com muita sorte
demorou vou abalar
já beijei um
ja beijei dois
já beijei três
ja beijei quatro
beijei cinco
beijei seis
e no sétimo eu me apaixonei
pra confirmar eu beijei todos de uma vez
já beijei um
ja beijei dois
já beijei três
ja beijei quatro
beijei cinco
beijei seis
e no sétimo eu me apaixonei
mais para o dez ainda ta faltando três
Apreciação das músicas.

Há a possibilidade de propor a interdisciplinaridade com a disciplina de Ciências que aborda em seu currículo os aspectos biológicos, físicos e químicos do corpo humano.

Avaliação da situação de aprendizagem

Por meio das discussões propostas, o professor é capaz de avaliar o desenvolvimento dos alunos dentro da situação.



Um comentário: