Grupo 2 - Turma 1
Professores: Milena, Sandra, Regina, Roseli, Márcia, Sílvia, Thiago.
Criação de uma situação de aprendizagem.
Texto: Pausa (Moacyr Scliar)
--------------------------------------------------
I - Atividade Pré-Leitura:
· Apresentar a seguinte imagem para a sala:
. A partir da visualização da imagem pelos alunos, questioná-los sobre qual a função dessa tecla no controle remoto/videogame. Em quais momentos utilizamos.
· Trabalhar com o significado que podemos inferir do título do conto “Pausa” a partir da ideia retirada da análise da imagem.
· Colocar a música “Paciência – Lenine” para tocar.
· Definir o significado da palavra “pausa”.
· Em quais momentos de nossa vida precisamos de uma “pausa”.
II - Atividade durante a leitura:
· Leitura do texto feita pelo professor.
· Ao deparar-se com palavras desconhecidas, pedir para que falem “pausa”, e então, marcar as palavras para uma posterior pesquisa no dicionário.
· Perceber as “pausas” do texto marcadas pelo uso da pontuação.
III - Atividade Pós-Leitura:
· Pesquisa de palavras desconhecidas no dicionário em duplas. (No caso de algum aluno tiver mais dificuldade, colocá-lo junto de algum que tenha mais facilidade para realizar a atividade).
· Levantar questionamentos acerca da rotina e correria diária que enfrentamos.
· Reflexão sobre a pausa que Samuel dava todo domingo e as possíveis causas desse ato.
--------------------------------------------------
Atividade com o dicionário no Oitavo ano Laranja - E.E. José Conti - Igaraçu do Tietê
--------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário