Páginas

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Modelo de avaliação - Texto "No aeroporto"

Prova objetiva/dissertativa

1. Qual das frases abaixo nos permitem dizer que o texto apresenta foco narrativo em 1ª pessoa:
a) "Viajou meu amigo"
b) "Fornecedores, vizinhos e desconhecidos, gratificados com esse sorriso"
c) "...tinha horários especiais, comidas especiais, roupas especiais..."
d) "Não é colecionador"

2. Quais passagens despertam sua imaginação? Por quê?

3. Este texto faz parte de qual gênero textual?
a) fábula
b) poesia
c) crônica narrativa
d) relato de experiência

4. Quem era Pedro? E por quê o auto faz tanto suspense sobre sua identidade?

5. Quais palavras permitem o autor criar um suspense sobre a identidade e a idade de Pedro?
a) impulso de irritação
b) sabonetes especiais
c) se zangaria com a gente
d) visitante


Autoavaliação

Diante de tudo o que foi trabalhado sobre o texto, o que você conseguiu apreender?


Integrantes do grupo: Madalena, Karen, Cristina, Leonilda, Tatiana e Zilda.


GRUPO 3 – TURMA 4 - 3º ENCONTRO PRESENCIAL
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Claudinéia
Evelin
Karin
Marielli
Regina
Vera Lúcia

v  Público alvo: 6 º ano.
v  Número de aulas: aproximadamente 4.
v  Realização: Individual.
v  Material necessário: texto Aeroporto, de Carlos Drummond de Andrade e letra da música Encontros e despedidas, de Maria Rita.
Procedimentos
v  Fazer a Leitura do texto e promover uma discussão oral a cerca do assunto do texto para garantir o entendimento do mesmo e promover a argumentação.
v  Apresentar a letra e a música para ampliar o tema em discussão e também discutir oralmente a temática.
v  Pedir para que os alunos escrevam sobre as semelhanças entre o texto e a música e realizem a leitura do que produziram, trabalhando, assim, o relatório.
v  Entregar as atividades abaixo para concluir a proposta de avaliação, fazendo uma atividade avaliativa pontual dissertativa.
01) Após a leitura atenta do texto Aeroporto, complete a tabela abaixo:
Personagens

Enredo

Marcas de passagem de tempo

Espaço

Foco Narrativo


02) Responda às questões, com base na leitura que você fez.
A) Que sentimento você acha que o autor quis provocar nos leitores? Explique.
B) Escreva as palavras que o autor usou para provocar esse sentimento.

03) Pensando em características, analise e escreva:
A) Como era Pedro?
B) Como você diria que é o amigo de Pedro?

04) Lembrando o conteúdo sobre tempo cronológico e psicológico, responda: qual deles predomina no texto Aeroporto? Explique, com suas palavras, a resposta.

GRUPO 3 – TURMA 4 - 3º ENCONTRO PRESENCIAL
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Claudinéia
Evelin
Karin
Marielli
Regina
Vera Lúcia

v  Público alvo: 6 º ano
v  Número de aulas: aproximadamente 4
v  Realização: Individual
v  Material necessário: texto Aeroporto, de Carlos Drummond de Andrade e letra da música Encontros e despedidas, de Maria Rita
Procedimentos
v  Fazer a Leitura do texto e promover uma discussão oral a cerca do assunto do texto para garantir o entendimento do mesmo e promover a argumentação.
v  Apresentar a letra e a música para ampliar o tema em discussão e também discutir oralmente a temática.
v  Pedir para que os alunos escrevam sobre as semelhanças entre o texto e a música e realizem a leitura do que produziram, trabalhando, assim, o relatório.
v  Entregar as atividades abaixo para concluir a proposta de avaliação, fazendo uma atividade avaliativa pontual dissertativa.
01) Após a leitura atenta do texto Aeroporto, complete a tabela abaixo:
Personagens

Enredo

Marcas de passagem de tempo

Espaço

Foco Narrativo


02) Responda às questões, com base na leitura que você fez.
A) Que sentimento você acha que o autor quis provocar nos leitores? Explique.
B) Escreva as palavras que o autor usou para provocar esse sentimento.

03) Pensando em características, analise e escreva:
A) Como era Pedro?
B) Como você diria que é o amigo de Pedro?

04) Lembrando o conteúdo sobre tempo cronológico e psicológico, responda: qual deles predomina no texto Aeroporto? Explique, com suas palavras, a resposta.


GRUPO 3 – TURMA 4 - 3º ENCONTRO PRESENCIAL

PROPOSTA DE AVALIAÇÃO

Claudinéia

Evelin

Karin

Marielli

Regina

Vera Lúcia



v Público alvo: 6 º ano

v Número de aulas: aproximadamente 4

v Realização: Individual

v Material necessário: texto Aeroporto, de Carlos Drummond de Andrade e letra da música Encontros e despedidas, de Maria Rita

Procedimentos

v Fazer a Leitura do texto e promover uma discussão oral a cerca do assunto do texto para garantir o entendimento do mesmo e promover a argumentação.

v Apresentar a letra e a música para ampliar o tema em discussão e também discutir oralmente a temática.

v Pedir para que os alunos escrevam sobre as semelhanças entre o texto e a música e realizem a leitura do que produziram, trabalhando, assim, o relatório.

v Entregar as atividades abaixo para concluir a proposta de avaliação, fazendo uma atividade avaliativa pontual dissertativa.

01) Após a leitura atenta do texto Aeroporto, complete a tabela abaixo:



Personagens




Enredo




Marcas de passagem de tempo




Espaço




Foco Narrativo






02) Responda às questões, com base na leitura que você fez.

A) Que sentimento você acha que o autor quis provocar nos leitores? Explique.

B) Escreva as palavras que o autor usou para provocar esse sentimento.



03) Pensando em características, analise e escreva:

A) Como era Pedro?

B) Como você diria que é o amigo de Pedro?



04) Lembrando o conteúdo sobre tempo cronológico e psicológico, responda: qual deles predomina no texto Aeroporto? Explique, com suas palavras, a resposta.

GRUPO 3 – TURMA 4 - 3º ENCONTRO PRESENCIAL
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Claudinéia
Evelin
Karin
Marielli
Regina
Vera Lúcia

v  Público alvo: 6 º ano
v  Número de aulas: aproximadamente 4
v  Realização: Individual
v  Material necessário: texto Aeroporto, de Carlos Drummond de Andrade e letra da música Encontros e despedidas, de Maria Rita
Procedimentos
v  Fazer a Leitura do texto e promover uma discussão oral a cerca do assunto do texto para garantir o entendimento do mesmo e promover a argumentação.
v  Apresentar a letra e a música para ampliar o tema em discussão e também discutir oralmente a temática.
v  Pedir para que os alunos escrevam sobre as semelhanças entre o texto e a música e realizem a leitura do que produziram, trabalhando, assim, o relatório.
v  Entregar as atividades abaixo para concluir a proposta de avaliação, fazendo uma atividade avaliativa pontual dissertativa.
01) Após a leitura atenta do texto Aeroporto, complete a tabela abaixo:
Personagens

Enredo

Marcas de passagem de tempo

Espaço

Foco Narrativo


02) Responda às questões, com base na leitura que você fez.
A) Que sentimento você acha que o autor quis provocar nos leitores? Explique.
B) Escreva as palavras que o autor usou para provocar esse sentimento.

03) Pensando em características, analise e escreva:
A) Como era Pedro?
B) Como você diria que é o amigo de Pedro?

04) Lembrando o conteúdo sobre tempo cronológico e psicológico, responda: qual deles predomina no texto Aeroporto? Explique, com suas palavras, a resposta.

Grupo: Madalena, Cristina, Karen, Leonilda, Tatiana e Gilda        Grupo 2: Quarta-Feira

Situação de Aprendizagem- Pausa

Duração: 5 a 6 aulas

Observação: Entregar apenas a 1ª folha

1-     Levantamento de conhecimentos prévios ( Sondagem)

a)      Perguntar o que os alunos pensam que vai ser falado no texto com esse título.

2-     Pela leitura do primeiro parágrafo, perguntar sobre o narrador, se ele é personagem ou apenas observador;

a)      Pela leitura do diálogo entre marido e mulher, inferir sobre as características dos personagens e da relação: o que está acontecendo? Quem está falando com quem? Do que essas pessoas estão falando?

b)      A partir do momento em que o personagem entra no hotel, se identificando com outro nome, o que vocês pensam que aconteceu?

c)      A partir de então, pedir para eles continuarem a história, elaborando um possível desfecho;

d)      Pedir para que os alunos que apresentam mais dificuldades façam duplas com os alunos que apresentam menos dificuldades, para que haja a interação no processo de escrita;

e)      Levar o texto para os alunos para apontamentos que os ajudem a desenvolver as habilidades de leitura e escrita;

f)        Entregar e fazer as intervenções necessárias quanto a progressão temática;

g)      Ler uma das redações produzidas pela classe;

h)      Apresentar o desfecho original e levantar disparidades e semelhanças em relação aos textos deles;

i)        Após a leitura, organizar uma dramatização, convidando os alunos que se propuseram a participar, principalmente os que apresentam dificuldades na escrita, motivando e mobilizando as habilidades orais deles.

3-     Para trabalhar a intertextualidade temática o professor deve levar a música “ Cotidiano”, de Chico Buarque e mediar uma análise paralela à crônica.

Grupo: Madalena, Cristina, Karen, Leonilda, Tatiana e Zilda.   Grupo 2    Quarta-feira

Situação de aprendizagem - Aeroporto – 6º ano

Duração: 5 a 6 aulas

1.Ativação de conhecimento de mundo; antecipação ou predição; checagem de hipóteses:

a)Perguntar aos alunos se conhecem o autor da obra;

b)Levantamento de hipóteses a partir do autor e título do texto(o que a palavra aeroporto significa para vocês? Já foram a um? Conhecem algo sobre este espaço?)

c) Leitura do texto e checagem das hipóteses – esta leitura será feita de forma fragmentada(parágrafo)

2. Localização de informações; comparação de informações; generalizações:

a)Depois da leitura dos dois primeiro parágrafos, verificar com os alunos  se é uma narrativa (espera-se que eles percebam os elementos da narrativa);

b)O tempo verbal predominante na crônica;

c) Levantamento das palavras que não são usuais para eles;

d) Quais palavras são próprias do campo semântico aeroporto;

e) Por que há repetição do nome Pedro?

3. Produção de inferência local, produção de inferência global:

a) Quem é o protagonista?

b) É possível perceber uma contradição nas expressões “muito assunto” e “embora parco de palavras”? Por que há essa contradição?

c) Por que faltam dentes ao protagonista? Por que punha tudo na boca? E incontinência urinaria é própria de qual idade?

3. Elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas; elaboração de apreciações relativos aos valores éticos e/ou morais:

a) O que acharam da obra? Da linguagem utilizada?