Páginas

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Atividades texto "No aeroporto" - Carlos Drummond de Andrade



Grupo 1 – Turma 4 (quarta-feira):
Angélica Cassola
Luciana Urbano
Sônia Amorim D. Machi
Miriam Pereira Ramos
Denize Barban Salina Mario
Cristiane da Silva Alves

Antes da leitura
- Questionamento sobre se sabem o que é aeroporto? Quem utiliza? Você conhece? Já esteve em um? (utilizar conhecimento de mundo para compreensão do texto)
- O que o título lhe sugere? Que tipo de história você acha que vai ler?

Durante a leitura
Após ler os dois primeiros parágrafos:
- Você sabe onde fica o Galeão?
- Já pode identificar quem é Pedro?

Depois da leitura
- Gostou da história? Por quê?
- Você teve dificuldade de entender o significado de alguma palavra do texto? Quais? (identificar sinônimos de palavras)
- Por que Pedro se comunicava apenas através de gestos e expressões? (elaborar inferências) 
- Suas expectativas sobre quem é Pedro se confirmaram? Foi possível perceber rapidamente que Pedro era um bebê? Como? (caracterizar personagens do texto – integrar informações explícitas do texto;  pistas – marcadores linguísticos)
- O narrador participa da história? Como você sabe?
- Onde acontecem os fatos narrados?
-Quanto tempo Pedro passou na casa do amigo? Há marcadores temporais? Quais? (localizar informações – marcadores temporais)
- Você conseguiu identificar qual o gênero textual do texto? (reconhecer os diferentes gêneros e suas funções)
- O que o autor quis dizer com a frase “De repente o aeroporto ficou vazio?” (interpretar frases e expressões do texto)
- Que relação podemos estabelecer entre título e o texto? (apreender sentido geral do texto)
- Filmes: que podem ser utilizados para complementar o trabalho:
              Rio
              O terminal
              Olha quem está falando também.
- Música: Encontros e despedidas (Maria Rita)
- Reescreva a narrativa a partir do ponto de vista de Pedro.