Páginas

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Estratégias para compreensão do texto



Grupo 5 - Turma 1 (segunda-feira):
Silmara
Jucilene
Silvia
Maria Carolina
Helenice


Situação de Aprendizagem: No aeroporto, de Carlos Drummond de Andrade

Estratégias para compreensão do texto


·         Antes da leitura: Revisar o gênero crônica narrativa. Trabalhar biografia, interrogar se já leram sobre o autor, comentar sobre ele.
Conhecimento prévio: levantar o conhecimento e visão de mundo (hipóteses) dos alunos em relação a estrutura e o assunto que aparecerá no texto. Ex: O que sugere o titulo do texto?

Leitura compartilhada do texto.

·         Durante a leitura
Inferências: conferir ao longo da leitura se as hipóteses, a visão do mundo e os conhecimentos dos alunos se confirmaram. Dar opiniões sobre estrutura do texto e marcas do autor. Argumentar. Verificar se entenderam as ideias que o autor deixou implícitas. Comentar os fatos e situações. Explorar os elementos da narrativa. Enfatizar a personagem Pedro. Ex: Qual a sua opinião sobre o comportamento da personagem do texto?
Localização de informações:  sublinhar ou copiar trechos.
Comparação de informações: perceber a ideia principal do texto e relaciona-la ao tema (chegada e partida).

·         Depois da leitura: trocar as impressões, comentar e sintetizar o texto lido.
Generalização: partir de um desafio e propor soluções relacionadas ao tema. Ex: Usar o titulo para mostrar a importância de Pedro (encontros e despedidas).
Síntese: ao escrever um texto o aluno consegue expressar seus conhecimentos, ideias, e pensamentos. É importante que o aluno se envolva e se emocione.
Registrar uma produção coletiva reforçando aspectos gramaticais de pontuação, paragrafação, seguimentação, vocabulário, frase, oração, período.
Usar música e trechos de filme
Exemplo de atividade: recortar parágrafos de texto e reorganiza-los.