Grupo 5 - Turma 1 (segunda-feira):
Silmara
Jucilene
Silvia
Maria Carolina
Helenice
Situação de Aprendizagem: No aeroporto, de Carlos Drummond de Andrade
Estratégias para compreensão do texto
Estratégias para compreensão do texto
·
Antes da
leitura: Revisar o gênero crônica narrativa. Trabalhar biografia,
interrogar se já leram sobre o autor, comentar sobre ele.
Conhecimento
prévio: levantar o conhecimento e visão de mundo (hipóteses) dos alunos em
relação a estrutura e o assunto que aparecerá no texto. Ex: O que sugere o
titulo do texto?
Leitura
compartilhada do texto.
·
Durante a
leitura
Inferências:
conferir ao longo da leitura se as hipóteses, a visão do mundo e os
conhecimentos dos alunos se confirmaram. Dar opiniões sobre estrutura do texto
e marcas do autor. Argumentar. Verificar se entenderam as ideias que o autor
deixou implícitas. Comentar os fatos e situações. Explorar os elementos da narrativa.
Enfatizar a personagem Pedro. Ex: Qual a sua opinião sobre o comportamento da
personagem do texto?
Localização
de informações: sublinhar ou copiar
trechos.
Comparação
de informações: perceber a ideia principal do texto e relaciona-la ao tema
(chegada e partida).
·
Depois da
leitura: trocar as impressões, comentar e sintetizar o texto lido.
Generalização:
partir de um desafio e propor soluções relacionadas ao tema. Ex: Usar o
titulo para mostrar a importância de Pedro (encontros e despedidas).
Síntese:
ao escrever um texto o aluno consegue expressar seus conhecimentos, ideias, e
pensamentos. É importante que o aluno se envolva e se emocione.
Registrar
uma produção coletiva reforçando aspectos gramaticais de pontuação, paragrafação,
seguimentação, vocabulário, frase, oração, período.
Usar
música e trechos de filme
Exemplo
de atividade: recortar parágrafos de texto e reorganiza-los.
Perfeito. Gostei muito da atividade!
ResponderExcluir