Páginas

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Situação de aprendizagem - Semana 1



Grupo 6 - Turma 6

Alessandra E. G. B. Fodra
Amanda Scarozza
Analúcia Neves Santana Foganholi
Ana Caroline Buoso
Graziela T. Tuísselli S. Freitas.
Regina do Carmo Massoni Fraga



Antes:

  • Apresentar o nome da história;

  • Trabalhar o conhecimento prévio do aluno sobre o aeroporto: profissões, o que se encontra em um aeroporto;

  • A partir daí fazer uma listagem coletiva para trabalhar a ortografia dos alunos;

  • Fazer levantamento o sobre o que acreditam que irá acontecer na história e anotar na lousa.

Durante:

  • Iniciar a leitura do texto de formar dramatizada pelo professor e parar no ponto estratégico “[...] erguer a voz para não acordá-lo [...]”.

  • Nesse ponto fazer uma dinâmica com caixa de perguntas onde alguns alunos perguntam e outros respondem sobre a personagem Pedro.

Depois:

  • Pesquisa direcionada sobre o aeroporto Galeão e sobre o personagem Galeão-Cumbica da escolinha do professor Raimundo (Chico Anísio), para adquirir conhecimento maior.

  • Fazer a dinâmica “Adivinhe quem sou eu”. O aluno representa ser um personagem e os demais fazendo perguntas para descobrir quem é, as respostas devem ser apenas “sim ou não”.

  • Passar (trechos) passagens do filme O terminal para fazerem intertextualidade com o texto.

  • Atividade de leitura e interpretação; trabalhar identificação de adjetivos e verbos.

  • Produção descritiva dos colegas da classe com roda de leitura para descobrirem quem é o aluno descrito.