Páginas

sexta-feira, 17 de maio de 2013



Grupo 3 – turma 6

Situação de aprendizagem

Texto: Meu primeiro beijo

Público alvo: 8º ano

Antes da leitura:

O professor instigará os alunos, com as seguintes questões:

  • O que sugere o título do texto que vamos ler? 
  •  Alguém aqui já deu seu primeiro beijo? Como foi? 
  •  Qual seria a idade certa para se dar o primeiro beijo? 

Buscando despertar o interesse da classe, o professor mostra algumas imagens relacionadas ao tema do texto.
                                                           O beijo (Gustav klimt)


                                                              Beijo – Romero Brito


O beijo - Rodin 




Durante a exibição das imagens que poderão ser impressas ou mostradas através do datashow, o professor questiona:

  • Vocês conhecem essas imagens? Já viram em algum lugar? O que sugerem? Qual delas vocês mais gostaram? 

Após essa etapa, o professor distribui copias do texto e inicia a leitura de forma oral.

Durante a leitura

Realizar leitura compartilhada, fazendo intervenções e esclarecendo as dúvidas de vocabulário.

              Algumas questões propostas durante a leitura:

  • Quantos anos vocês acham que tem os personagens? 
  • Onde eles estão no início do texto? 
  • Como o personagem “Cultura Inútil” adquiriu os conhecimentos científicos sobre o beijo? (textos, internet, televisão...) 
  • Qual a reação da garota ao ver o “Cultura Inútil” sem óculos? 

Depois da leitura:

O professor propõe algumas questões de interpretação do texto para que respondam no caderno:

1) Qual o foco narrativo do texto? Comprovar com um trecho.

2) Por que a garota se refere ao garoto com os codinomes “Cultura inútil” e Paracelso”?

3) Quanto tempo teria durado o percurso do ônibus?

4) O que acontece com os personagens depois que descem do ônibus?

5) Os personagens , após a situação ocorrida no ônibus, iniciaram um namoro? Quanto tempo teria durado o relacionamento entre eles?

6) O texto pode ser considerado uma crônica? Por quê?

Em seguida, o professor apresenta o poema retirado do conto “O primeiro beijo” , de Clarice Lispector, lendo-o de forma bem expressiva:



Os dois murmuravam, conversavam. Tontos!

Era o amor... 

A brisa fresca entra pelos cabelos longos finos, bate no rosto; 

Apenas sentir, quieto, sem pensar... 


A sede começara, a garganta seca; 

Na boca ardente, engulia-a lentamente... 

Era morna, não tirava a sede 

Que lhe tomava o corpo inteiro. 


Sufocava, talvez minutos, apenas, 

Sua sede era de anos... 


O instinto animal, a curva... 

Entre arbustos e de olhos fechados, entreabriu os olhos 

E colocou a boca, colada, ferozmente no orifício: 

Jorrava... 


Desceu, escorrendo pelo peito até a barriga, 

A vida havia jorrado. 

Olhou-a nua. 

Estava de pé, sozinho, coração batendo fundo... 


A vida era outra, era nova, 

O encheu de susto e também de orgulho; 

Ele se tornara homem. 





Apos a leitura do poema, faz-se uma breve interpretação oral e esclarecimentos do vocabulário.

Um outro poema também poderá ser apresentado, caso o professor ache necessário:

http://poesiaebomdemais.blogspot.com.br/2010/06/primeiro-beijo.html

Na sequência, o professor propõe que os alunos façam um poema com o tema dos textos lidos.

Os alunos farão também uma produção artística relacionada ao tema. Aqui pode-se fazer um trabalho em conjunto com o professor de Arte.

Os trabalhos serão expostos em um mural, onde os poemas e as imagens serão exibidos para toda a escola. O tema do painel será: “O primeiro beijo em versos e imagens.”

Aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem , o professor dará uma atenção especial, fazendo intervenções para que esse aluno se envolva e interaja junto com os outros. Os poemas serão produzidos em duplas, onde o professor terá uma especial atenção na composição das duplas.