Passo 1: O avestruz...
Levar imagens de várias aves e dentre elas,
estará o avestruz.
Pesquisa de
antecipação de leitura:
Levar os alunos para a sala de informática, dividos em duplas/trios. O aluno que tem mais dificuldade em registrar ficará responsável pela pesquisa; e o que tem mais facilidade, faz as anotações.
Pesquisar sobre o animal na sala de informática, sala de leitura: habitat, características, curiosidades, reprodução, alimentação, produtos derivados do animal para consumo.
Oralidade:
Socialização de informações e produção de uma ficha técnica; e o professor levará uma enciclopédia antiga mostrando no livro, informações para os alunos. A enciclopédia circulará na sala de aula, sob visualização dos alunos; para conhecimento.
Perguntas do professor:
Tendo em vista da pesquisa realizada:
Levantamento de hipóteses: O que o título sugere? Será uma história de avestruz? A história vai contar o que sobre o anima? Qual a seu expectativa?
Levar os alunos para a sala de informática, dividos em duplas/trios. O aluno que tem mais dificuldade em registrar ficará responsável pela pesquisa; e o que tem mais facilidade, faz as anotações.
Pesquisar sobre o animal na sala de informática, sala de leitura: habitat, características, curiosidades, reprodução, alimentação, produtos derivados do animal para consumo.
Oralidade:
Socialização de informações e produção de uma ficha técnica; e o professor levará uma enciclopédia antiga mostrando no livro, informações para os alunos. A enciclopédia circulará na sala de aula, sob visualização dos alunos; para conhecimento.
Perguntas do professor:
Tendo em vista da pesquisa realizada:
Levantamento de hipóteses: O que o título sugere? Será uma história de avestruz? A história vai contar o que sobre o anima? Qual a seu expectativa?
Passo 2: Lendo o texto...
Leitura compartilhada, tendo em vista aquele aluno que não lê; marcando as palavras que não conhece.
Discutir os sentido das palavras marcadas, e depois a leitura pelo professor.
Depois da leitura, dar uma devolutiva quanto às
expectativas.
Coinscidiu com as expectativas alcançadas?
Unir as ideias dadas à leitura.
Unir as ideias dadas à leitura.
Questões de interpretação nas duplas e trios:
1)
Confecção de uma lista de palavras novas:
2)
Ilustrar a história:
3)
Porque o narrador trocou a palavra “plantação
por “criação” em “Tem uma plantação, digo, criação deles”?
4)
Qual o verbete científico que aparece no texto? Qual
a sua língua?
5)
Você gostou do texto? Qual parte?
6)
Você já teve vontade de ter um animal exótico?
Atividade de Alfabetização:
Retirar um parágrafo, e dele, retirar algumas palavras e fazer um banco de palavras. Pedir para o aluno completar com as palavras que faltam.
Retirar um parágrafo, e dele, retirar algumas palavras e fazer um banco de palavras. Pedir para o aluno completar com as palavras que faltam.
Cortar o texto em tiras e e pedir para o
aluno colocar na sequência textual.
Produção textual:
Reescrita individual do texto.
Reescrita individual do texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário