Páginas

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Turma 6 Grupo 1

Leitura e interpretação do texto: Avestruz, Mário Prata 


Passo 1: O avestruz...
Levar imagens de várias aves e dentre elas, estará o avestruz. 


Pesquisa  de antecipação de leitura:
Levar os alunos para a sala de informática, dividos em duplas/trios. O aluno que tem mais dificuldade em registrar ficará responsável pela pesquisa; e o que tem mais facilidade, faz as anotações.
Pesquisar sobre o animal na sala de informática, sala de leitura: habitat, características, curiosidades, reprodução, alimentação, produtos derivados do animal para consumo.

Oralidade:

Socialização de informações e produção de uma ficha técnica; e o professor levará uma enciclopédia antiga mostrando no livro, informações para os alunos. A enciclopédia circulará na sala de aula, sob visualização dos alunos; para conhecimento.

Perguntas do professor:

Tendo em vista da pesquisa realizada:
Levantamento de hipóteses: O que o título sugere? Será uma história de avestruz? A história vai contar o que sobre o anima? Qual a seu expectativa?

Passo 2: Lendo o texto...

Leitura compartilhada, tendo em vista aquele aluno que não lê; marcando as palavras que não conhece.
Discutir os sentido das palavras marcadas, e depois a leitura pelo professor.

Depois da leitura, dar uma devolutiva quanto às expectativas.

Coinscidiu com as expectativas alcançadas?
Unir as ideias dadas à leitura.
Questões de interpretação nas duplas e trios:

1)      Confecção de uma lista de palavras novas:

2)      Ilustrar a história:


3)      Porque o narrador trocou a palavra “plantação por “criação” em “Tem uma plantação, digo, criação deles”?

4)      Qual o verbete científico que aparece no texto? Qual a sua língua?

5)      Você gostou do texto? Qual parte?

6)      Você já teve vontade de ter um animal exótico?


Atividade de Alfabetização:

Retirar um parágrafo, e dele, retirar algumas palavras e fazer um banco de palavras. Pedir para o aluno completar com as palavras que faltam.

Cortar o texto em tiras e e pedir para o aluno colocar na sequência textual.


    Produção textual:

Reescrita individual do texto.