CURSO: MELHOR GESTÃO - MELHOR ENSINO
PARTICIPANTES: Gélcina de Freitas Solana Regonato,  Valeria Ap. Gennari Ceschn,  Marcela Manfio Passini  Solange Ap. Machado e Ana Maria Cantizani e Amanda
Scavazza Silva
                                                               TEXTO: AVESTRUZ, MARIO PRATA
DIÁLOGO E REFLEXÕES 
A Intenção é proporcionar uma reflexão mediada sobre a
amizade. A seguir alguns pontos da discussão: 
·        
Você já viu uma imagem de avestruz?
·        
Que característica  tem esse animal? Como é esse animal
·        
Já conhece algum outro texto de Mario Prata?
Será feito um levantamento dos conhecimentos prévios dos
alunos  por meio do título da crônica “Avestruz”,
possibilitando ao aluno fazer antecipações a respeito da história que será
lida, estipulando objetivos da leitura com a turma, a partir das questões:
·        
Vocês acham Seria possível ter uma avestruz de
estimação?
·        
Seria possível ter um avestruz no apartamento?
·        
O que poderia acontecer nesta história com este
título?
( apresentar uma imagem de um avestruz com os
recursos disponíveis  ao lançar o desafio
de uma tarefa para que pesquisem  sobre a
vida desse animal
DURANTE A LEITURA
Fazer paradas estratégicas a fim de que eles façam
inferências, percebam características do gênero, conhecendo as palavras chaves
e ideias desconhecidas e realizando questionamentos acerca  da  das
personagens  a  partir das descrições do narrador.
DEPOIS DA LEITURA
·        
Verificar se as hipóteses formuladas a partir da
reflexão inicial se confirmaram.
·        
Promover uma análise geral do texto, apontando
as escolhas linguísticas  : nome
científicos  
·        
Ler trecho do Gênesis  para verificar a intertextualidade com esse
texto bíblico ( mas estabelecendo uma crítica em relação a afirmação de que
Deus teria errado na criação do avestruz por ele ser desajeitado e grande.
·        
Observando que esta característica é própria dos
textos de humor.
·        
Explorar características como as escolhas
linguístico-discursivas  (menopausa/ gigolô/nome científico da ave)
·        
da crônica, o suporte/ veículo de comunicação,
público leitor, escolhas linguísticas, dentre outras.
Atividades
diferenciadas
Orientação para dramatização:
 Imaginar todas as situações das mais
inusitadas possíveis  que possam acorrer
tendo um avestruz dentro do apartamento 
com grupos heterogêneos  no qual
aqueles com mais facilidade de escrita montem o texto e aqueles que necessitem
desenvolver a leitura e a oralidade encenem 
tais situação/ Atividades extras de produção de um gênero já conhecido
como a notícia em que haja a produção de uma notícia  e apresentação de um telejornal
APROFUNDAMENTO /
AVANÇO
 O texto de Mario
Prata trabalha com a importância da persuasão: a criança só desiste quando a
personagem a convence que que o avestruz poderia comer  times inteiros de futebol de botão e
principalmente chuteiras .
Outro aspecto importante que pode ser levantado é a
valorização da relação da criança com os animais, a importância da convivência
e  respeito a os bichos e a sua natureza do
animal.
SUGESTÃO DE OUTROS
GÊNEROS TEXTUAIS COM A TEMÁTICA DA AMIZADE
Estatutos e Direitos dos animais (pouco lembrado na
escola)
FILMES: Betoween, 
Marley e Eu e  Madagascar abordam
a convivência com animais
Nenhum comentário:
Postar um comentário