Páginas

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Situação de Aprendizagem a partir do conto Pausa, de Moacyr Scliar

Fuga

1.    O que é uma “pausa”? Reflita sobre quais situações requerem “pausa”?

2.    Por que vocês acham que o título do texto é Pausa? Sobre o que ele vai tratar?

3.    Seu professor contará a biografia de Moacyr Scliar. Após as explicações, que tipo de texto vocês acham que irão ler?

4.    Acompanhe a leitura com seu professor e monte um vocabulário para o texto, pesquisando o significado no dicionário.











5.    Após a leitura do texto, responda:
a)O que Samuel costumava fazer nos domingos?
b)Como Samuel é descrito no texto?Quais características podemos inferir sobre ele?
c)Quais atitudes o personagem tem em relação à sua esposa?
d)Como podemos descrever o relacionamento do casal?
e)Quem é o personagem Isidoro no texto?
f)Por que vocês acham que ele fazia essa “pausa”?
g)Quando era feita essa pausa? Por que era sempre no mesmo dia?
h)Como era o hotel que Samuel ia aos domingos? E como era o aposento em que ele ficava?
i)O que ele fazia lá?

6. Passe o trecho, a seguir, em discurso direto para o discurso indireto.
-Já vai, Isidoro?
-Já – disse Samuel, entregando a chave. Pagou, conferiu o troco em silêncio.
-Até domingo que vem seu Isidoro – disse o gerente.
















7. Produção textual: Reconte o texto com suas palavras.
Em duplas, escrevam juntos o reconto, pois o professor recolherá a atividade e fará a devolutiva.

Após a devolutiva, troque seus textos com os dos colegas.

8. Filme “Click”, para refletir sobre a correria diária e sobre a “pausa”.

9. Música “Paciência”, de Lenine.

Grupo 2 – Turma 5

Carla Tatiana Boaretto
Josiane de Fátima Mosca Manzini
Marcia Regina Tirollo
Natalia Mariana Frari Castro
Silvia Helena de Campos Mello Hernandes