Páginas

domingo, 12 de maio de 2013

Turma 1 – Grupo2 – Primeiro Encontro Presencial.


Grupo 2 - Turma 1:
Professores: Milena, Sandra, Regina, Roseli, Márcia, Sílvia, Thiago.


--------------------------------------------------

Criação de uma situação de aprendizagem.

Texto: No Aeroporto (Carlos Drummond de Andrade)


--------------------------------------------------

I - Atividade Pré-Leitura:

· Levantar questões sobre o título do texto (No Aeroporto), quais situações ocorrem nesse determinado lugar, o que acontece, e para quê serve um aeroporto;
· O que eles esperam (hipóteses) sobre um texto com esse título (viagem, partidas, despedidas...);
· Breve explicação sobre o autor (Carlos Drummond de Andrade);
· Especificar características presentes no gênero textual “crônica”;
. Contextualizar o aluno;
· Objetivos da aula e leitura: Apresentação da estrutura da crônica;



II - Atividade durante a leitura:

· Leitura feita pelo professor;
· Confirmar ou corrigir as hipóteses feitas antes de ler;
· Construção da ideia central e tema (sentido global) do texto;
· Explicar palavras desconhecidas e importantes para o desenvolvimento da leitura;



III - Atividade Pós-Leitura:

· Reflexão existencial (interpretação) sobre assuntos cotidianos que às vezes passam despercebidos por nós;

--------------------------------------------------
Avaliação:

· Inversão do ponto de vista: Montar e construir um texto com a versão da criança sobre os acontecimentos.
· Dividir o texto em partes distribuídas em filipetas para que assim os alunos coloquem na sequência correta.
· Pedir para ilustrarem o texto em forma de quadrinhos.


--------------------------------------------------

Alunos do 8º Ano Laranja da E.E. José Conti - Igaraçu do Tietê

 --------------------------------------------------

Alunos do 9º Ano Vermelho da E.E. José Conti - Igaraçu do Tietê


Ilustração do personagem Pedro feita pelos alunos.

Ilustração do personagem Pedro feita pelos alunos.

--------------------------------------------------