Páginas

domingo, 12 de maio de 2013

Turma 5 - Grupo 3:
Ana Cristina Capeli Mangerona
Silvia Regina Romão
Maria de Lourdes S. de Sales
Helena Maria Rechi
Maria Cleonuce Clemente Novoletto


Situação de Aprendizagem com a crônica: No aeroporto, de Carlos Drummond de Andrade

Público Alvo: 6 ano

Antes da leitura:
1- Atividade oral: fazer um questionamento em relação a um aeroporto.
*Quem já foi a um aeroporto?
Em caso afirmativo relatar as situações que ocorreram nesse ambiente,
*Análise de imagem de um aeroporto (vídeo)
*Descrever o ambiente do vídeo
O título nos dá alguma pista sobre o tema do texto?
Comente suas expectativa.

Durante a leitura:
2.Atividade escrita
*Fazer a leitura silenciosa do texto grifando as palavras desconhecidas.
* Leitura compartilhada.
* Qual o foco narrativo utilizado pelo autor
* Ilustre uma passagem do texto
* Quias são os personagens citados no texto?
*Quais assuntos são abordados no texto?
*Destaque no quadro abaixo as informações solicitadas
-O título mostra o que acontecerá?
- O autor
- Veículo de publicação
- O tema
- O gênero
* Elabore um quadro organizativo recuperando do texto as marcas textuais da crônica.
-O fato
-O lugar
-O tempo
-O modo( enredo). Como aconteceu?
* Havendo palavras desconhecidas no texto, destacar seu significado.
*Em sua opinião qual a intenção do autor ao começar o texto com a ordem indireta da oração no primeiro parágrafo e sua repetição no último  parágrafo.
* Observando a linguagem .
Como você explica o uso do adjetivo na frase" e me sentiria desarmado com a sua azul maneira de olhar-me"
* A partir do desfecho do texto o que conclusão chega o narrador a respeito do amigo?

3 Depois da leitura:
*Atividade escrita
a)Suas expectativas foram confirmadas
b) Quais foram suas impressões sobre o texto lido?
 Comente
c) Contextualização;
- Apreciação do filme: Três solteirões e um bebê
Análise do tema: Mudança de postura do adulto diante da criança.

4 Produção escrita:
- Elaborar uma crônica onde o narrador é uma criança.
- Pense na adequação da linguagem