Páginas

domingo, 12 de maio de 2013


Grupo 3 - Turma 6:
Carolina Barasca (E.E.Cônego Francisco Ferreira Delgado Jr.)
Maria Elisa Cassamassimo (E.E.Cônego Francisco Ferreira Delgado Jr.)
Maria Sandra Fernandes Arroyos (E.E.José Conti)
Nair Ferreira de Almeida Tozatto (E.E. Camilo Sahade)
Renata de Souza Ubeda (E.E. Esmeralda Leonor Furlani Calaf)
Rosemeire Caramano Carignato (E.E. Dr. Tolentino Miraglia)
Sandra R. D. Domeneghetti Romão (E.E. Álvaro Fraga Moreira)



Situação de aprendizagem com o texto “No aeroporto”, de Carlos Drummond de Andrade 

Público alvo: 6º ano

Antes da leitura: 

Colocar som de aeroporto para os alunos ouvirem. Questionar se reconhessem esse som, se sabem de que lugar esse som é característico. 

Apresentar imagens de aeroporto e de avião, a fim de confirmar as hipóteses. 



    




Oralmente, questionar:

  •  Vocês conhecem um aeroporto? 
  •  Vocês já estiveram em um aeroporto? 
  •  O que acontece nesse lugar? 
  •  Que sentimentos invadem as pessoas quando estão num aeroporto? 
  •  Alguém já viajou de avião? Como foi essa experiência? 

Após esse questionamento, o professor explica que o texto a ser lido se passa nesse lugar (aeroporto). E propõe que acompanhem atentamente a leitura a fim de descobrir quem são os personagens que farão parte do texto e por que estão no aeroporto. 


Durante a leitura: 

O professor fará uma leitura compartilhada, fazendo algumas intervenções: 
  •  Instigar a curiosidade do aluno em saber quem é o Pedro, quantos anos ele tem, o que está fazendo naquele lugar. 
  •  Orientar os alunos a entenderem o texto nas entrelinhas. 
  •  Perguntar a eles quem é o narrador, se é parente ou não do Pedro... 

Depois da leitura: 

Perguntar o que acharam do final, se eles se surpreenderam com a revelação de quem é o Pedro. 
Perguntar por que o autor optou em revelar quem é o personagem Pedro apenas no final do texto. 
Questionar se o texto lido pode ser considerado uma crônica e por quê.


Em seguida, trabalhar os elementos da narrativa (foco narrativo, personagens, tempo, espaço, enredo). Os alunos identificarão esses elementos em um quadro, no caderno.

Na sequência, o professor trabalhará a música “Encontros e despedidas” ( de Milton Nascimento), abordando a temática relacionada a viagens. Os alunos escreverão um relato de alguma experiência que tiveram sobre uma viagem (pode ser de ônibus, trem, avião, carro etc).

Para finalizar, farão um texto narrativo a partir da seguinte proposta de produção: 

“Imagine que se passaram dez anos após a viagem de Pedro. Ele e seu amigo ficaram todo esse tempo sem se ver e sem se falar. Finalmente se reencontraram. Pedro voltou. – Faça um texto narrando como foi o reencontro dos dois, o que conversaram, o que mudou entre eles... Seu texto deverá ser escrito em primeira pessoa (colocando-se no lugar do personagem adulto). O tempo, espaço e demais personagens ficam por sua conta. Capriche.”