GRUPO 4 – TURMA 5
Prof. Ademir de Godoy Bueno – Jaú
Prof. Jose Henrique Brás - Itaju
Prof. Jose Rubens Boso – Macatuba
Profa. Lazara Alberkon - Macatuba
Profa. Lourdes Bernadete Batistela – Jaú
Profa. Rosana Aparecida Piton Oliveira – Boraceia
SITUAÇAO DE APRENDIZAGEM – A CRONICA E O OLHAR COTIDIANO
OBJETIVOS
ü Elaborar leitura e análise da crônica “No Aeroporto”, de Carlos Drummond de Andrade;
ü Estudos das características do gênero textual crônica;
ü Analisar o vocabulário no contexto da crônica;
ü Trabalhar o sentido de cada parágrafo na crônica para apreender o sentido global do texto.
TEMPO PREVISTO
ü Entre 8 a 10 aulas.
CONTEÚDOS
ü Características da crônica;
ü Produção de crônica, analisando a importância dos parágrafos e da noção de tempo;
COMPETENCIAS E HABILIDADES
ü Levantamento de conhecimentos prévios sobre o cronista;
ü Apresentação de conceito e características da crônica associada a situações do cotidiano;
ü Identificação do tema e construção da ideia principal – tese;
ü Localização de pistas linguísticas responsáveis pela gradativa descoberta da personagem e suas características físicas e psicológicas;
ü Adequação do texto ao publico alvo.
ESTRATEGIAS
ü Leitura de crônicas de autores e temas distintos;
ü Sondagem inicial com base no repertorio narrativo do aluno;
ü Apresentação de outros gêneros narrativos para analise e comparação com a crônica;
RECURSO
ü Livro didático;
ü Jornais revistas;
ü Dicionários;
ü Textos de apoio.
AVALIAÇAO
ü Identificar características do gênero textual crônica no texto;
ü Verificar conhecimento prévio e posterior do aluno sobre a crônica, bem como o autor Carlos Drummond de Andrade;
ü Produzir texto oral e escrito de crônica;
ü Criar quadro síntese com características do gênero crônica.
Com certeza devemos realizar um diagnóstico inicial para avaliarmos as dificuldades dos educandos quanto aos gêneros estudados.
ResponderExcluir