Páginas

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Situação de aprendizagem contemplando a diversidadade - texto Avestruz




Grupo 1 – Turma 4 (quarta-feira):


Angélica Cassola



Cristiane da Silva Alves


Denize Barban Salina Mario

Luciana Urbano


Miriam Pereira Ramos


Sônia Amorim D. Machi





Texto: Avestruz





Antes da leitura


- O que o título lhe sugere?


- Pelo título dá para imaginar o assunto do texto?


- Que tipo de texto você acha que vai ler?


- Você já ouviu falar, conhece um avestruz? Como ele é?


(utilizar conhecimento de mundo para compreensão do texto)






Durante a leitura


- Formar duplas reunindo um aluno com mais dificuldades e outro com menos dificuldades, de modo que um leia para o outro, que acompanha a leitura.


- Leitura.






Depois da leitura


- Gostou do texto?


- Você teve dificuldade de entender o significado de alguma palavra do texto? Quais? (identificar sinônimos de palavras - ainda duplas alunos com mais e com menos dificuldades, para que procurem juntos as palavras).


- O que caracteriza esse texto como uma narrativa?


- Há personagens? Quais?


- O narrador participa da história? Comprove com passagens do texto.


- Quanto tempo parece durar a história? Horas, dias, meses?


- Em que espaço a história acontece?


- Como é o uso da linguagem nesse texto? O narrador provoca reflexão e/ou crítica: adotou um tom sério, compenetrado; usou humor, fez rir, foi irônico ou valeu-se de lirismo?


- Existe elemento surpresa? Que aspecto do cotidiano é narrado?


Em seguida, em papel kraft(ou lousa) faça um quadro com as características do gênero crônica explicando cada uma delas.






- Após, exiba: Tesoros Disney - Donald - El avestruz de Donald (1937)http://youtu.be/s6z4dInYTu8
El pointer (1939) - Pluto y mickey http://youtu.be/-_Cmi-YIA9o






- Pedir uma primeira produção – O texto terá como base um dia importante de sua vida.


- Após correção, organizar e sistematizar as características ampliando o repertório do aluno (apresentar outros modelos)


- http://youtu.be/rjHJT2WwVtg


- Produção final individual – Propor que leiam, olhem novamente para a primeira produção, agora com um olhar crítico. Reflitam sobre o que pretendem modificar. O professor sentará ao lado daqueles que precisam de atenção especial e faça perguntas, leia o texto em voz alta para que ele perceba o que não ficou claro, onde estão os problemas.


- Revisão e reescrita


Roteiro para a revisão da crônica :


1. Ela cumpre o objetivo a que se propõe: emocionar, divertir, provocar reflexão, enredar o leitor?


2. E o episódio escolhido, como é tratado pelo autor? Há um modo peculiar de dizer?


3. Organiza a narrativa em primeira ou terceira pessoa?


4. As marcas de tempo e lugar que revelam fatos cotidianos estão presentes?


5. Que tom o autor usa ao escrever: irônico, humorístico, lírico, crítico?


6. Utiliza uma linguagem simples, espontânea, quase uma conversa informal com o leitor?


7. O enredo da crônica está bem desenvolvido, coerente? Há uma unidade de ação?
8. No desenrolar do texto, as características da narrativa (personagem, cenário, tempo, elemento surpresa ou conflito e desfecho) estão presentes?
9. Faz uso de verbos de dizer?


10. Os diálogos das personagens são pontuados corretamente?


11. Há alguma palavra que não está escrita corretamente, frases incompletas, erros gramaticais, ortográficos? E a pontuação está correta?


12. O título mobiliza o leitor para a leitura? (Fonte: Sequência didática “A ocasião faz o escritor”, utilizada para o gênero Crônica na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro).

- Depois da revisão expor no mural da sala.