Grupo 3 - Turma 4:
Claudinéia
Evelin
Karin
Marielli
Regina
Vera Lúcia.
Data: 08/05/2013 - 1º encontro presencial
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM – LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
· Objetivo: produção textual (texto de autoria)
· Material necessário: texto NO AEROPORTO (Carlos Drummond de Andrade) e música: encontros e despedidas (Maria Rita) ou filme: O terminal
· Organização da sala: Alunos agrupados em trios (seguindo seleção do professor)
Procedimentos de leitura
· Antes da leitura:
Por enquanto, apenas o professor tem acesso ao texto.
Explorar o título: O que se espera de um texto chamado Aeroporto?
Ouvir hipóteses apresentadas pelos alunos.
· Durante a leitura:
Sempre que necessário, fazer os esclarecimentos de palavras como: GALEÃO, QUADRIMOTOR, INCONTINÊNCIA, etc.
Fazer a leitura desde o início até o final do 2º parágrafo e parar.
Verificar se as hipóteses iniciais se confirmaram ou se haverá retificações.
Continuar a leitura até o final do 4º parágrafo.
Mais uma vez, rever as hipóteses.
Fazer a leitura do último parágrafo.
Abrir plenária para comentários e expor as surpresas sobre o final surpreendente.
· Após a leitura:
Comunicar aos alunos que haverá uma 2ª leitura onde cada trio receberá uma cópia do texto.
Durante a 2ª leitura, fazer pausas para perceber a estruturação e as pistas antecipatórias deixadas pelo autor.
Ao final, questionar: Por que Pedro estava nessa casa? Por que ele foi embora? Para onde o menino viajou?
Ouvir as hipóteses apresentadas.
Retornar ao título e questionar: Por que esse título, se o lugar é secundário ao conteúdo do texto? Qual seria o título que lhes perece mais pertinente?
Apresentar a música ou o filme (depende do tempo disponível) para vislumbrar as questões que cercam um aeroporto.
Proposta de produção textual:
Propor aos trios que produzam um texto em que o narrador do texto Aeroporto imagina em como estará a vida de Pedro agora.
Apresentar um roteiro para nortear a produção:
· Para onde Pedro foi?
· Quanto tempo se passou desde que Pedro foi embora?
· Como Pedro estará agora? (Fazer descrição física e psicológica)
· Com quem e como Pedro vive?
· Pedro guarda lembranças de seu antigo amigo? Quais são elas?
· Apresente um novo título ao texto.
Após a escritura dos textos, realizar a apresentação dos mesmos.
Caso a escola tenha um blog, fazer a publicação dos textos.
é isso, precisamos mostrar nosso trabalho, vamos virar professoras "blogeiras"
ResponderExcluirParabéns professoras!
ResponderExcluirCom uma Situação de Aprendizagem tão bem elaborada como essa,com certeza, os alunos ficarão motivados e serão protagonistas de textos fantásticos.
Realmente vocês serão autoras de suas aulas e isso lhes dará muita credibilidade e domínio da salas.
Luiz Henrique Anjolim - PCP EE. SENADOR VICENTE PRADO ITAPUÍ SP.