Páginas

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Grupo 4, turma 2


Propostas de avaliação da situação de aprendizagem baseada no texto
 “Meu primeiro beijo” de Antônio Barreto.

Professores: Francieli, Ana Rosa, Adnaldo, José Luís e Antenor José


Conscientes da  necessidade em avaliar nossos alunos constantemente, apresentamos algumas propostas que visam orientar o professor na observação constante do desenvolvimento dentro da situação de aprendizagem.

É importante salientar antes mesmo de iniciar a leitura do texto quais são os objetivos. Nesse caso, o objetivo coincide com a avaliação, uma vez que a promoção de um debate é também uma avaliação.

Segundo o currículo, alunos de 9º ano devem ser instigados à defender através de argumentos as próprias ideias, com argumenos sólidos que visem a persuasão do outro. Nada mais propício que partir de um tema polêmico que faz parte da realidade dos mesmos.

DEBATE

Os alunos, após explanarem o texto de referência, devem ser instigados a exporem suas opiniões a respeito do beijo visto em ambas as músicas. O professor pode ajudar com questionamentos que os coloquem a refletir sobre o beijo na atualidade em comparação com tempos mais antigos e outras culturas.
Dessa forma, os alunos vivem uma situação real de argumentação e defesa de ideias.


OBSERVAÇÃO

A fim de obter mais informações sobre as áreas afetiva e cognitiva, o professor se coloca o mesmo tempo como instigador e observador, buscando rastrear como o aluno constrói ao conhecimento. Dessa forma, o professor consegue acompanhar o desenvolvimento do aluno não apenas na situação presente, mas em todo o percurso escolar.

RELATÓRIO INDIVIDUAL

Após as avaliações acompanhadas de feedback instantâneo do professor, os alunos são colocados em desafio, onde escreverão individualmente um texto expondo suas opiniões acerca do assunto discutido e observado.
É nesse momento que o professor terá condições de avaliar o real nível de apreensão de conteúdos após o debate e a observação.