Propostas de avaliação da situação de aprendizagem baseada
no texto
“Meu primeiro beijo” de Antônio Barreto.
Professores: Francieli, Ana Rosa, Adnaldo, José Luís e Antenor José
Conscientes da
necessidade em avaliar nossos alunos constantemente, apresentamos algumas
propostas que visam orientar o professor na observação constante do
desenvolvimento dentro da situação de aprendizagem.
É importante salientar antes mesmo de iniciar a leitura do
texto quais são os objetivos. Nesse caso, o objetivo coincide com a avaliação,
uma vez que a promoção de um debate é também uma avaliação.
Segundo o currículo, alunos de 9º ano devem ser instigados à
defender através de argumentos as próprias ideias, com argumenos sólidos que
visem a persuasão do outro. Nada mais propício que partir de um tema polêmico
que faz parte da realidade dos mesmos.
DEBATE
Os alunos, após explanarem o texto de referência, devem ser
instigados a exporem suas opiniões a respeito do beijo visto em ambas as músicas.
O professor pode ajudar com questionamentos que os coloquem a refletir sobre o
beijo na atualidade em comparação com tempos mais antigos e outras culturas.
Dessa forma, os alunos vivem uma situação real de argumentação
e defesa de ideias.
OBSERVAÇÃO
A fim de obter mais informações sobre as áreas afetiva e
cognitiva, o professor se coloca o mesmo tempo como instigador e observador,
buscando rastrear como o aluno constrói ao conhecimento. Dessa forma, o
professor consegue acompanhar o desenvolvimento do aluno não apenas na situação
presente, mas em todo o percurso escolar.
RELATÓRIO INDIVIDUAL
Após as avaliações acompanhadas de feedback instantâneo do
professor, os alunos são colocados em desafio, onde escreverão individualmente um
texto expondo suas opiniões acerca do assunto discutido e observado.
É nesse momento que o professor terá condições de avaliar o
real nível de apreensão de conteúdos após o debate e a observação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário