Páginas

segunda-feira, 20 de maio de 2013


Melhor Gestão  Melhor Ensino-Formação de Língua Portuguesa

Turma 01
Grupo 01
Rosemara Sancassani Dias Zambelli
Maria Aparecida Libba
Margarete Montanari de Paula Sá
Slivana de Oliveira Rodrigues

Aplicação da Situação de Aprendizagem

Texto: Aeroporto (Carlos Drummond de Andrade)

1º momento: Título do texto colocado na lousa, foi pedido para que os alunos falassem  sobre qual seria o assunto tratado no texto. Citaram:
Avião; viagem; passaporte; malas; dinheiro; assento; lugar ,nº, letra; cabine-piloto; passageiro e reserva.
2º momento: Leitura  silenciosa.
3º momento: Leitura pela professora, parágrafo por parágrafo,para melhor  entendimento do texto.
Após a leitura do 1º e 2º parágrafos
1º parágrafo - deduziram tratar-se de uma pessoa muda;
2º parágrafo - deduziram tratar-se de um deficiente;
A leitura continuou , na metade do texto, uma aluna disse tratar-se de um bebê. Foi feita a leitura até o final ,ficaram sabendo que Pedro era um bebê.
Vocabulário: ameno, parco, apraz, Bach, lembraram de orquestra , depois de algumas pistas fornecidas . quando se falou em orquestra ,citaram dez instrumentos musicais.
Os alunos não sabiam que Galeão é o nome do Aeroporto do Rio de Janeiro.
No final do texto , o autor diz que Pedro foi embora e o Aeroporto ficou vazio, nesse momento levantou-se alguns questionamentos, sobre quem é a pessoa que levou Pedro ao aeroporto e com quem ele viajou. Pai , mãe, avô, avó, tio ,tia ?
Quando é dito que o aeroporto ficou vazio , associou-se isso a saudade, carinho, nesse momento foi tratado o tema afetividade, respeitar o espaço , cuidar e dar amor.
Durante o trabalho realizado, eles aprenderam sobre hierarquia ,normas, regras , respeito  ,e também sobre ética, respeitar as regras , normas para uma boa convivência , respeitar um ao outro (cidadania)
Foi passado o filme “O terminal”  , para que os alunos conheçam melhor o que representa um aeroporto , em relação a questões políticas, pois no filme mostra o lado bom e o lado ruim dessa política que envolve um aeroporto
Em relação à ética, o filme mostra a falta de ética do diretor do aeroporto para com o passageiro estrangeiro.
O filme trata ainda da questão da afetividade, pois o passageiro morou meses no aeroporto , por não poder sair de lá, conquistou vários amigos, que se sensibilizaram com seu problema e o ajudam a realizar o objetivo de sua viagem.
Conclusão: Reflexão sobre ética, política , cidadania, e principalmente , sobre afetividade.