Páginas

segunda-feira, 20 de maio de 2013


Situação de Aprendizagem "Pausa" – Moacyr Scliar

Antes da Leitura

ü  Chamar atenção do aluno com relação ao tema;

ü  Tipologia textual (Crônica);

ü  Quais as características de uma crônica?

ü  Expectativa em função do autor;

ü  Com base nas respostas dos alunos o professor faz as devidas intervenções;

Durante a leitura

ü  Questioná-los qual a finalidade do texto;

ü  Esclarecimentos de palavras desconhecidas como:

a)      Vacilantes

b)      Chambre

c)       Vorazmente

d)      Longínquos

e)      Carcomido

f)       Lancinante

g)      Soturno

ü  Identificação de parágrafo chave e intertextualidade através de uma música ou texto;

ü  A partir deste parágrafo instigá-los a dar continuidade para o texto, o aluno vai dar um final diferente para a crônica;

Depois da leitura

ü  Divisão dos grupos;

ü  Trazer uma crônica para a classe;

ü  Fazer a leitura em grupo e analisar as crônicas quanto as suas características textuais e estrutura;

ü  Selecionar as palavras desconhecidas e montar um bingo com essas palavras e posteriormente buscar o seu significado;

ü  Finalizar com uma produção escrita do gênero crônica ;

ü  Selecionar duas crônicas para fazer a reescrita.

Grupo 2- Terça feira  2º Encontro

Elaine Perazolli

Elizangela Santos

Lúcia Souza

Neide Barasca

Rosemary Silva