Páginas

segunda-feira, 20 de maio de 2013


Situação de Aprendizagem sobre o texto Avestruz de Mário Prata

TURMA 01- GRUPO 01
Rosemara Sancassani Dias Zambelli
Maria Aparecida Libba
Margarete Montanari de Paula Sá
Silvana de Oliveira Rodrigues
Salete Maróstica

Mobilizar o interesse dos alunos antes da leitura feita por eles;
Desenvolvimento das atividades:
Perguntar para a classe  ,  em geral, se eles conhecem um avestruz ;
O que você acha que será tratado no texto?
A partir desse momento, separa-se  os alunos em duplas, reunindo um aluno com mais dificuldade e outro com menos dificuldade, de modo    que, um leia para o outro. Em seguida a dupla faz uma relação das palavras desconhecidas, pesquisando-as no dicionário, os alunos com  menos dificuldades , ajudando aqueles com mais dificuldades.
Reescrita coletiva do texto
Depois de acharem os significados das palavras e relerem o texto, os alunos serão orientados pelo professor  a fazerem a reescrita coletiva do texto, a partir do entendimento que tiveram do mesmo ,sem consultá-lo.
Atividades diversificadas
Jogos para reconhecimento de letras;
Letras , para compor palavras (alfabeto móvel);
Ilustração realizada pelos alunos;
Pesquisa da imagem verídica do avestruz  ;
Fazer comparação das imagens pesquisas com a que eles desenharam.